segunda-feira, 18 de julho de 2011

Programa Todos pela Escola promove formação para professores da rede estadual


Foto: Carol Garcia / SECOM




Para apresentar as linhas gerais do programa Todos pela Escola, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) realiza no Hotel VilaMar, em Salvador, desta segunda-feira (18) até quarta (20), a primeira formação para os professores do 1º e do 2º ano do ensino fundamental da rede pública estadual. Participam do encontro 164 professores alfabetizadores do quadro da SEC. O Estado possui 79 escolas com 3.450 estudantes nessa modalidade de ensino.

Serão abordados temas relacionados à metodologia, material didático, além da avaliação e o acompanhamento do trabalho pedagógico do programa. A ideia é que a educação baiana atinja as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, abriu os trabalhos na manhã desta segunda-feira e destacou a necessidade do Estado, municípios e professores aderirem à iniciativa. “Todos precisamos garantir às nossas crianças o direito de aprender. A Bahia tem condições de melhorar os índices de desenvolvimento da educação básica".

Nos três dias do evento, os professores serão preparados para a utilização do material pedagógico que será usado no processo de alfabetização. “No caso da rede estadual, temos um contato direto com os professores alfabetizadores. Nos municípios, quem faz esse trabalho são os professores multiplicadores formados pela SEC”, declarou o secretário. Todos os professores alfabetizadores que participam da formação oferecida pela SEC recebem um kit com o livro do professor, entre outros itens que vão auxiliá-los em sala de aula.

Com 11 anos dedicados à educação, a professora da rede estadual Kátia Rosário Aguiar Quaresma saiu de Belo Campo para participar da formação na capital baiana. “Percebi aqui que a proposta oferece ao professor condições de apresentar aos nossos alunos a preservação do seu cotidiano e não se prender à cartilha escolar. Folheando o material, pude observar que é possível começarmos um trabalho que garanta a alfabetização dos nossos alunos”.


Pacto com os Municípios

A rede municipal baiana tem o maior número de unidades escolares do ensino fundamental. Aproximadamente, 190 mil estudantes estão matriculados em 7.244 escolas. Para atingir as metas previstas pelo Todos pela Escola, que inclui a alfabetização de todas as crianças dos seis aos oito anos, o secretário falou da formação em andamento com os alfabetizadores municipais. “Esse trabalho já começou em 214 cidades que aderiram ao pacto”. Em junho, o Pacto com os Municípios capacitou professores formadores de 22 cidades do polo de Santo Antônio de Jesus.

O coordenador-geral do pacto, Clóvis Caribé, disse que a intenção do governo estadual é que os professores saiam com um grau de formação que permita uma mudança geral no panorama da educação básica no estado. “Um processo de formação com essas características nos ajudará a cumprir as metas em pouco tempo”.

Além de alfabetizar as crianças até oito anos e extinguir o analfabetismo escolar, o programa prevê o fortalecimento da inclusão educacional, ampliação do acesso à educação integral, combate à repetência e a evasão escolar, garantia da alfabetização e a escolaridade aos que não puderam realizar os estudos em idade regular, valorização dos profissionais da educação, entre outros compromissos.




Fonte: SECOM - Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares