quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projeto Escola 10 segue nas escolas da rede estadual até sexta-feira (29)




O Projeto Escola 10 encerra o processo de visitas às escolas públicas da Bahia nesta sexta-feira (29/07), com a participação de 250 técnicos da Secretaria da Educação do Estado. O projeto está na sua terceira etapa de visita geral às escolas da rede estadual.

“Achei essencial o órgão central estar mais próximo das escolas. Tivemos como conversar sobre a estrutura física, financeira e pedagógica da unidade. A abordagem foi muito verdadeira e realista”, disse Cristiano Assis, diretor do Colégio Estadual Alberto Silva, em Simões Filho.

A questão pedagógica foi o diferencial desta etapa. “Foi uma semana muito positiva no sentido de aproximação das escolas com a DIREC 4 e a Secretaria da Educação, a fim de diagnosticar suas necessidades e incluí-las na lista de ações da Secretaria. Além disso, foi possível fortalecer os projetos pedagógicos que a escola já realiza”, afirmou a professora Ely Mary Bitencourt, coordenadora de Educação Básica da Diretoria Regional de Educação 4.

Projeto

O Escola 10 faz um diagnóstico e ajuda os dirigentes das escolas no planejamento do segundo semestre letivo de 2011, além de elucidar as diretrizes para 2012. Desta vez, o foco da iniciativa vai ser na questão pedagógica, atentando, também, para as outras três dimensões do projeto: infraestrutura, administrativo-financeira e de pessoal. Prevê a constituição de uma rede de apoio a melhorias nas escolas.
Criado em 2009, o projeto trouxe resultados significativos para a rede estadual, como o ajuste do quadro de pessoal e intervenções na infraestrutura das escolas. Nas etapas anteriores, já foram realizadas visitas e variadas atuações nas próprias unidades escolares, além dos encontros de avaliação, nos quais são planejadas as etapas seguintes.
O Escola 10 é dividido em duas fases. Em um primeiro momento, são realizadas as visitas de grupos de trabalho em todas as escolas do Estado para o conhecimento e análise das demandas, que são encaminhadas para a Secretaria. Posteriormente, são lançados os dados no sistema e todos os setores do órgão central planejam ações/atividades relacionadas às demandas das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares