sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lançamento do site “A Física e o Cotidiano”

 
 
 
 
Acontece no dia 15 de julho de 2011, às 8h30, na sala de videoconferência do Laboratório de Educação à Distância (LED), do IAT, o lançamento do  site “A Física e o Cotidiano”, um produto do projeto “A Física e o Cotidiano” que tem como objetivo disponibilizar conteúdos educacionais digitais, na área da física, para serem utilizados como apoio às práticas docentes no Ensino Médio visando a atualização e a melhoria da qualidade do ensino na área.
 
O evento será  transmitido para os 40 auditórios de videoconferência da rede de educação do Estado. São 41 softwares, 13 vídeos, 11 áudios e 30 experimentos que apoiarão o professor de física na sala de aula, além de promover a interatividade e a experimentação por parte dos alunos. 
 
Segundo o Coordenador Geral da Rede Anísio Teixeira, Yuri Bastos Wanderley, desde 2008 que a SEC está trabalhando neste programa com o objetivo de tornar a secretaria uma produtora de mídias. “Com esse projeto, conseguimos um financiamento do MEC e do Ministério da Ciência e da Tecnologia para elaborarmos uma coleção de conteúdos digitais em física para o ensino médio”, declara Yuri.

Além disso, foi identificada, pela equipe de produção do site A Física e o Cotidiano, uma grande dificuldade para a aquisição de professores na área de física no Estado. Segundo Yuri, os professores não relacionam a física com o dia a dia dos estudantes. “O professor e o estudante não conseguem identificar como os conteúdos existentes na matéria de física são úteis em suas vidas. Para eles, essa disciplina não é muito bem vista. Então, com o intuito de se fazer uma relação dos conhecimentos da física com o cotidiano, de tornar o seu ensino mais atrativo, foi feito esse projeto, que tem uma visão mais lúdica. Todos os personagens criados estão inseridos na realidade baiana”, complementa Bastos.

O evento tem ainda, como objetivo geral, divulgar, apresentar e orientar os professores da rede pública de ensino para o uso destas ferramentas de aprendizagem e pretende alcançar, também, os coordenadores pedagógicos do ensino médio, a comunidade escolar que se interessa pela temática e as universidades que promovem cursos de licenciatura em física. O encontro estará aberto, ainda, para os professores das escolas particulares.

Outro objetivo é incentivar o uso de softwares livres nas escolas da rede pública. A transmissão do evento por videoconferência vai permitir que professores de outras localidades participem interagindo com os idealizadores do projeto.

Para complementar o conteúdo do site, estão sendo finalizados o jogo de RPG Educacional e o software mediador de pontos de vista, o Panteon Escolar. Esses conteúdos digitais estão sendo publicados no Ambiente Educacional WEB da Secretaria da Educação e no Portal do Professor do Ministério da Educação (MEC). Todos eles vêm tendo boa receptividade por parte de estudantes, professores, avaliadores da SEC e do MEC.

Além desse, a Coordenação de Conteúdos Digitais – CDE, da Rede Anísio Teixeira, vem desenvolvendo outros projetos. São pesquisas de matérias em outras disciplinas, o lançamento da rede social educacional, que irá fazer parte do portal da educação, e um curso de formação para os professores da rede, que será na modalidade à distância com alguns encontros presenciais. As inscrições do curso está prevista para começar no dia 15 de julho de 2011 no portal do IAT.

O projeto “A Física e o Cotidiano” foi desenvolvido pela  Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério de Ciências e Tecnologia – MCT e o Governo Federal.


Para mais informações, acesse o site http://www.educacao.ba.gov.br/fisicaecotidiano/.


Fonte: IAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares