sexta-feira, 22 de julho de 2011

Inep cadastra professores para elaborar questões do Enade 2011

O Inep abriu o período de cadastramento de docentes interessados em elaborar ou revisar itens para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior. As questões serão usadas para compor as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano. As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pela Internet, na página http://bni.inep.gov.br/inscricao, até 27 de julho.

Entre os requisitos básicos para o cadastramento, o candidato deverá ter diploma de conclusão de curso de graduação devidamente registrado e emitido por instituição de educação superior credenciada pelo Ministério da Educação e exercer atividade docente na área escolhida no momento da inscrição. A formação acadêmica mínima exigida dependerá de cada área de abrangência avaliada pelo Enade 2011. Os critérios estão especificados no anexo II do edital.

Os inscritos com as melhores pontuações serão convocados para participar da capacitação realizada pelo Inep de 8 a 13 de agosto, em Brasília-DF. Nessa fase, os docentes serão informados sobre as normas, procedimentos e critérios técnicos necessários para a elaboração e revisão dos itens.

Para a capacitação deste ano, os cursos avaliados pelo Enade 2011 foram reunidos em três grupos distintos.

Cada grupo qualificará seus docentes em dias diferentes. Ao realizar a inscrição, o candidato será informado automaticamente sobre a data de sua capacitação. Somente depois de participar efetivamente das atividades desenvolvidas na qualificação o docente será considerado apto para elaborar ou revisar as questões que poderão compor as provas do Enade. Os participantes da capacitação deverão assinar um Termo de Conhecimento, Compromisso e Sigilo.

Os professores qualificados irão elaborar e revisar itens para construir 34 provas diferentes. Isso porque o Enade 2011 é composto por 26 áreas de abrangência, sendo que a área de Engenharia é composta por oito grupos diferentes de cursos.

O exame será aplicado no dia 6 de novembro, em todo o território nacional, e avaliará cerca de 400 mil estudantes concluintes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental. A partir deste ano, os alunos ingressantes serão avaliados com base no desempenho que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas edições 2009 e 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares