segunda-feira, 29 de abril de 2013

Secretaria da Educação assegura promoção para professores que concluíram o Curso de Atu­a­li­zação em Prá­ticas Pe­da­gó­gicas

Foto: Clau­di­onor Jr. Ascom/Edu­cação

A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia an­te­cipou o pa­ga­mento da se­gunda par­cela de mais 7% de pro­moção sa­la­rial para a mai­oria dos pro­fes­sores que con­cluíram o Curso de Atu­a­li­zação em Prá­ticas Pe­da­gó­gicas, mi­nis­trado pela Uni­ver­si­dade de Bra­sília (UnB). O pa­ga­mento para os 22 mil pro­fes­sores que re­gis­traram mais de 50% de frequência foi efe­tuado no dia 24 de abril e a lista dos be­ne­fi­ci­ados foi pu­bli­cada no Diário Ofi­cial.

>> Con­sulte aqui a lista de pro­fes­sores con­tem­plados

A for­mação, que teve início no dia 17 de de­zembro de 2012, as­se­gura a pro­moção na car­reira do pro­fessor, com um ganho médio de 14%. A pri­meira par­cela de 7%, re­tro­a­tiva a no­vembro de 2012 foi con­ce­dida em fe­ve­reiro, para os pro­fes­sores que fi­na­li­zaram a pri­meira etapa.

Para os cerca de 4,5 mil pro­fes­sores que não ob­ti­veram 50% de frequência até o dia 12 de abril e ainda con­ti­nuam fa­zendo o curso, a Se­cre­taria da Edu­cação in­forma que já está pre­pa­rando a se­gunda lista para pa­ga­mento após o tér­mino do curso, pro­gra­mado para o dia 3 de maio. O pa­ga­mento será re­tro­a­tivo ao mês de março, con­forme es­ta­be­le­cido na Lei nº 12.603, de 04/12/2012.

Pro­fes­sores aprovam curso - Para Mi­lena Moura, pro­fes­sora de in­glês do Co­légio Mo­delo Luís Edu­ardo Ma­ga­lhães, no mu­ni­cípio de Ita­be­raba, a pos­si­bi­li­dade de in­te­ração foi um dos des­ta­ques do curso. “Per­cebi que não estou so­zinha. Pude com­par­ti­lhar com os meus co­legas al­ter­na­tivas para me­lhorar o en­sino da língua in­glesa. Tro­quei muito ma­te­rial, co­nheci pro­fis­si­o­nais que têm o mesmo pen­sa­mento que eu. A minha tu­tora também foi ótima, mos­trou que co­nhece o que es­tava fa­zendo. Agora, es­pero mais cursos, prin­ci­pal­mente di­re­ci­o­nado para pro­fes­sores de áreas es­pe­cí­ficas”.

A pro­fes­sora de língua por­tu­guesa Lu­cília Coimbra, do Co­légio Es­ta­dual De­pu­tado Hen­rique Brito, em Sal­vador, também aprovou a ini­ci­a­tiva. “O curso pro­por­ci­onou uma con­vi­vência entre pro­fes­sores de di­versos pontos do Es­tado, pos­si­bi­li­tando a troca das ex­pe­ri­ên­cias que já estão ocor­rendo nas es­colas. O pro­fes­so­rado só teve a ga­nhar”. A do­cente também re­co­nhece a va­li­dade da for­mação para o for­ta­le­ci­mento do tra­balho in­ter­dis­ci­plinar. “O pro­jeto que meu grupo cons­truiu dis­cute a lei nº 10.639/2003, que com­pletou 10 anos. Se­guimos a ori­en­tação da Se­cre­taria para in­cluir, no pla­ne­ja­mento do ano le­tivo 2013, a te­má­tica his­tória e cul­tura afri­cana e afro-bra­si­leira nos es­paços es­co­lares da rede es­ta­dual de en­sino”.

“O curso pro­por­ci­onou uma con­vi­vência entre pro­fes­sores de di­versos pontos do Es­tado, pos­si­bi­li­tando a troca das ex­pe­ri­ên­cias que já estão ocor­rendo nas es­colas. O pro­fes­so­rado só teve a ga­nhar" - Lu­cília Coimbra - pro­fes­sora

O curso é mi­nis­trado a dis­tância pela Uni­ver­si­dade de Bra­sília (UnB). De acordo com a pro­fes­sora da UnB e co­or­de­na­dora-geral do curso, Sil­viane Bar­bato, a ini­ci­a­tiva é um su­cesso. “O em­penho dos pro­fes­sores da Bahia foi grande neste curso. As­su­miram a res­pon­sa­bi­li­dade, e todos nós, pro­fes­sores, apren­demos muito com todos. Um tra­balho gra­ti­fi­cante”, con­si­derou.

Entre os temas apre­sen­tados, des­taque para “A im­por­tância da in­ter­dis­ci­pli­na­ri­dade e da trans­ver­sa­li­dade na or­ga­ni­zação do en­sino e na for­mação dos pro­fes­sores e es­tu­dantes”, “Pes­quisa apli­cada à edu­cação bá­sica: a prá­tica do­cente em foco” e, ainda, “Ava­li­ação do pro­cesso edu­ca­tivo: na­tu­reza, pro­ce­di­mentos téc­nicos e re­sul­tados”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares