segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estudantes de 16 a 22 anos podem participar do Parlamento Jovem


Estão abertas até 14 de junho as ins­cri­ções para a 10 ª edição do Par­la­mento Jovem Bra­si­leiro, pro­mo­vido anu­al­mente pela Câ­mara dos De­pu­tados, em par­ceria com o Con­selho Na­ci­onal dos Se­cre­tá­rios de Edu­cação (Consed). Podem par­ti­cipar es­tu­dantes que es­tejam ma­tri­cu­lados e fre­quen­tando re­gu­lar­mente o 2º ou 3º ano do en­sino médio ou o 2º, 3º ou 4º ano do en­sino téc­nico, em es­colas pú­blicas ou par­ti­cu­lares. As in­for­ma­ções estão dis­po­ní­veis no en­de­reço ele­trô­nico www2.​camara.​leg.​br/​responsabilidade-social/​parlamentojovem/​2013.​

Para par­ti­cipar, o es­tu­dante deve criar um pro­jeto de lei para ser apre­sen­tado na se­cre­taria de sua es­cola, jun­ta­mente com a ficha de ins­crição e a do­cu­men­tação re­que­rida. O pro­jeto pode abordar temas nas se­guintes áreas: agri­cul­tura e meio am­bi­ente; saúde e se­gu­rança pú­blica; eco­nomia, em­prego e de­fesa do con­su­midor; edu­cação, cul­tura, es­porte e tu­rismo.


Imagem: Di­vul­gação


O Par­la­mento Jovem Bra­si­leiro propõe a vi­vência do pro­cesso de­mo­crá­tico, me­di­ante a par­ti­ci­pação de es­tu­dantes em uma si­mu­lação da jor­nada par­la­mentar na Câ­mara dos De­pu­tados, em Bra­sília, no pe­ríodo de 23 a 27 de se­tembro de 2013.

Dos es­tu­dantes que estão ma­tri­cu­lados no en­sino téc­nico, so­mente es­tarão aptos a par­ti­cipar do Par­la­mento aqueles que cursam o en­sino téc­nico na mo­da­li­dade in­te­grada ao en­sino médio. Também é exi­gido ao can­di­dato ter entre 16 e 22 anos e não ter par­ti­ci­pado como de­pu­tado jovem em ne­nhuma outra edição do Par­la­mento Jovem Bra­si­leiro.

De­pu­tado Jovem – o baiano Jô­natan Ga­briel Ramos Costa, es­tu­dante do Co­légio Es­ta­dual Bar­to­lomeu de Gusmão (Lauro de Freitas), foi um dos de­pu­tados Jo­vens do ano 2012. O pro­jeto de lei re­di­gido por ele dispõe sobre a cri­ação do pro­grama Es­cola Sus­ten­tável nas es­colas pú­blicas do en­sino fun­da­mental II e médio. “Tenho o in­tuito de abrir os olhos dos es­tu­dantes para a questão am­bi­ental. A im­por­tância da re­ci­clagem, do apro­vei­ta­mento de re­sí­duos, da cri­ação de hortas co­mu­ni­tá­rias, da ma­nu­tenção do meio am­bi­ente no am­bi­ente es­colar”.

O jovem afirma que a ex­pe­ri­ência que esta vi­vendo é única e que lhe per­mitiu en­tender me­lhor a Edu­cação do país. “O pro­jeto não é apenas uma si­mu­lação, mas também uma porta de en­trada para uma nova re­a­li­dade. O meu ob­je­tivo é in­cen­tivar mais pes­soas par­ti­ci­parem do pro­jeto, pois é uma ótima forma de se in­teirar de po­lí­tica”.

O pro­grama - Par­la­mento Jovem Bra­si­leiro, ins­ta­lado anu­al­mente, é re­gu­lado pelo Ato da Mesa nº 49/04 e pela Re­so­lução 12/03 da Câ­mara dos De­pu­tados. Os de­pu­tados jo­vens são pré-se­le­ci­o­nados pelas se­cre­ta­rias de Edu­cação dos res­pec­tivos Es­tados, que en­ca­mi­nham os pro­jetos ao Consed. Por sua vez, o con­selho envia os pro­jetos à Câ­mara dos De­pu­tados, onde uma co­missão, for­mada por ser­vi­dores da área le­gis­la­tiva, irá es­co­lher os pro­jetos par­ti­ci­pantes. O nú­mero de re­pre­sen­tantes por Es­tado e pelo Dis­trito Fe­deral é pro­por­ci­onal ao nú­mero de de­pu­tados fe­de­rais.










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