segunda-feira, 1 de abril de 2013

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA SE REÚNEM NA JORNADA PEDAGÓGICA 2013



Os gestores e professores da rede estadual participam da Jornada Pedagógica 2013, iniciada nesta segunda-feira (1º) nas escolas, e com abertura oficial no Colégio Estadual Almirante Barroso, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, para cerca de 300 professores de oito colégios estaduais da região - Almirante Barroso, Barros Barreto, Professor Carlos Barros, Edson Tenório de Albuquerque, João Caribé, Marcionílio Dias, Maria Odete e Sete de Setembro.

“Este é o espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, com a participação de todos os educadores, visando fortalecer o ensino-aprendizagem e garantir aos nossos estudantes o direito de aprender”, afirmou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, durante a solenidade do evento, que termina nesta terça-feira (2).

Na ocasião, o secretário anunciou a ampliação do programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que passará a atender a todas as escolas da rede estadual de Salvador, e também o atendimento personalizado no SAC Educação, com hora marcada, para profissionais das áreas de fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia, psicologia e, agora, nutrição.

Barreto destacou ainda a autonomia das escolas, uma realidade proposta pelo Governo do Estado, em decorrência das eleições diretas para diretores, assegurando um ambiente mais democrático nas escolas estaduais, com a participação dos educadores em todos os processos, inclusive no planejamento pedagógico. Ele exemplificou que os projetos estruturantes implantados pela Secretaria da Educação foram desenvolvidos com a participação de professores da rede estadual como Gestar, Em-Ação e Ciência na Escola.

“A jornada é uma forma de nos prepararmos para o ano letivo e motivar os professores em relação aos projetos estruturantes da secretaria”, afirmou a vice-diretora do Colégio Estadual Maria Odete Pithon Raynal, Maria Leda Rodrigues, ressaltando que “a ampliação do programa Saúde do Professor é muito importante para toda a categoria, que passará a ter atendimento em áreas como nutrição e apoio psicológico”.

Melhoria no aprendizado

A diretora do Colégio Estadual Edson Tenório de Albuquerque, Célia Araújo, disse que “o fortalecimento dos projetos estruturantes traz melhorias para o aprendizado dos estudantes”. Já o diretor do Colégio Marcílio Dias vê na jornada um meio de “maior integração entre professores e a comunidade para enfrentar os desafios de alcançar um ensino de qualidade a cada ano”.

O diretor do Colégio Sete de Setembro, Diógenes Ribeiro, coordenador do Polo 19, que reúne as oito escolas estaduais de Paripe, compartilhou a opinião de que o trabalho coletivo fortalece o aprendizado e a escola pública. “Criamos esse grupo no ano passado, reunindo diretores, vice-diretores, professores, funcionários, pais e comunidade, para apoiar a Secretaria da Educação no planejamento do ano letivo. E essa iniciativa significa opinar, discutir, sugerir, questionar e dar providências”.

“Esse processo de articulação combina com os processos contemporâneos de organização em rede, buscando-se apoios para que as ações possam ser efetivadas. Assim, estamos introduzindo uma cultura de estruturação de um projeto pedagógico especial, que tem como meta o aprendizado de qualidade”, afirmou a superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, Amélia Maraux.

Segundo a superintendente, no planejamento do ano letivo 2013, todos os cursos, níveis, séries/anos e modalidades devem assegurar o trato com as temáticas transversais - educação das relações étnico-raciais, história e cultura africana e indígena, educação ambiental, educação das relações de gênero e sexualidade, educação para saúde, educação especial e educação fiscal.

Essas temáticas, que perpassam todo o currículo da educação básica, contribuem para a formação humanística, a compreensão das relações sociais, o enfrentamento às desigualdades sociais, a construção de conhecimentos contextualizados e interseccionados, potencializando os diálogos inter e transdisciplinares.










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