quinta-feira, 4 de abril de 2013

Educação integral é destaque na abertura do ano letivo 2013

      Volta às aulas - Foto: Elói Corrêa/Secom


Am­pli­ação da edu­cação in­te­gral de 11 para 70 es­colas em todo o Es­tado da Bahia no ano de 2013. A no­vi­dade foi anun­ciada pelo se­cre­tário da Edu­cação, Os­valdo Bar­reto, para mais de 500 es­tu­dantes de es­colas da Li­ber­dade, du­rante aula inau­gural re­a­li­zada no au­di­tório do Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Es­cola Parque, na quarta-feira (03/04), quando teve início o ano le­tivo 2013. Na oca­sião, es­tu­dantes e co­mu­ni­dade es­colar as­sis­tiram a apre­sen­ta­ções ar­tís­ticas, pro­du­zidas por alunos da rede es­ta­dual, em pro­jetos de arte-edu­cação da Se­cre­taria da Edu­cação.

Para o se­cre­tário Os­valdo Bar­reto, é a partir da es­cola que se de­sen­volve uma Edu­cação de qua­li­dade. “Nós temos a obri­gação de ga­rantir aos es­tu­dantes o di­reito de aprender. Para isso, a partir deste ano, vamos am­pliar o nú­mero de es­colas que ofertam edu­cação in­te­gral. Porque acre­di­tamos que, quando o es­tu­dante passa o dia todo na es­cola, a re­lação dele com a es­cola se am­plia, e o apren­di­zado é for­ta­le­cido, prin­ci­pal­mente, por conta do re­forço de por­tu­guês e ma­te­má­tica”, ex­plicou o se­cre­tário.

Edu­cação pro­fis­si­onal – O se­cre­tário também res­saltou a am­pli­ação da edu­cação pro­fis­si­onal na Bahia. Cerca de 66 mil es­tu­dantes estão ma­tri­cu­lados em cursos téc­nicos de nível médio na Rede Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal. A oferta con­templa 119 mu­ni­cí­pios em todos os 27 Ter­ri­tó­rios de Iden­ti­dade. São 75 cursos téc­nicos de nível médio ofer­tados em ali­nha­mento com as de­mandas ge­radas pelo de­sen­vol­vi­mento so­ci­o­e­conô­mico e am­bi­ental da Bahia.

Nos olhares atentos, os es­tu­dantes não es­con­diam a von­tade de re­tornar à sala de aula. “Es­pero que este ano seja pro­vei­toso. Pre­ci­samos de co­nhe­ci­mento para avançar na vida, disse Jo­nathan Silva, es­tu­dante da Es­cola Classe IV. Já Tainá Pa­tro­cínio, do Co­légio Ce­lina Pinho, não vê a hora de par­ti­cipar das ati­vi­dades de arte. “Sou tí­mida, e as aulas de te­atro, dança mo­derna e gi­nás­tica rít­mica me ajudam a su­perar isso”, afirmou. O es­tu­dante Ítalo Lu­ciano Car­doso, do co­légio Pro­fes­sora Can­do­lina, es­pera que a es­cola possa trazer mais pro­jetos cul­tu­rais. “Es­pero que, em 2013, te­nhamos uma va­ri­e­dade de ati­vi­dades com mais cul­tura e arte”, con­cluiu

Arte – A apre­sen­tação de po­esia ficou por conta de Diego dos Santos, que in­ter­pretou o texto “Poeta dos de­ses­pe­rados”, se­le­ci­o­nado no pro­jeto Tempos de Arte Li­te­rária (TAL), da Se­cre­taria da Edu­cação. Para ele, ati­vi­dades como sa­raus chamam a atenção para a po­esia e es­ti­mu­laram o gosto pela lei­tura. Ele conta que o poema surgiu de uma ati­vi­dade em sala sobre textos li­te­rá­rios. “Eu con­tinuo a es­crever’, com­pletou

A li­te­ra­tura de cordel im­pres­si­onou a pla­teia com a in­ter­pre­tação do es­tu­dante de Je­quié, Diego Silva. “O homem que morreu e viveu de novo” narra a his­tória de vida de um va­queiro no sertão baiano. Per­gun­tado sobre a cri­ação do texto, o es­tu­dante res­pondeu: “A li­te­ra­tura é tudo em minha vida. Pro­curo ins­pi­ração em au­tores da minha terra, que, assim como eu, nas­ceram no in­te­rior e co­nhecem a vida dura da re­gião. De­pois do TAL, me tornei ins­pi­ração para meus co­legas”, con­cluiu.


"Acre­di­tamos que, quando o es­tu­dante passa o dia todo na es­cola, a re­lação dele com a es­cola se am­plia, e o apren­di­zado é for­ta­le­cido" - Os­valdo Bar­reto - Se­cre­tário da Edu­cação


O Fes­tival anual da Canção Es­tu­dantil (Face) também se fez pre­sente com as apre­sen­ta­ções de Sa­mira Rocha, me­lhor in­tér­prete fe­mi­nino no fes­tival de 2012, e da es­tu­dante Ca­ro­line Mar­ques da Silva Gon­çalves, que cantou a mú­sica Chuva da Gente. “O Face foi ins­pi­ração para muita coisa, ad­quiri muito co­nhe­ci­mento no Fes­tival”, afirmou Mar­ques.

De­mo­cracia na es­cola – A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado também for­ta­lece a de­mo­cracia na es­cola, com elei­ções di­retas para di­ri­gentes es­co­lares. Além disso, neste ano, pais e es­tu­dantes podem acom­pa­nhar notas e frequên­cias com a fer­ra­menta Bo­letim on­line. A in­tenção é fa­ci­litar e co­locar a fa­mília do es­tu­dante atu­a­li­zada sobre sua vida es­colar.

A co­mu­ni­dade também pode acom­pa­nhar a uti­li­zação dos re­cursos en­ca­mi­nhados para as uni­dades com o Trans­pa­rência na Es­cola. Assim, os ci­da­dãos podem saber dos re­cursos re­ce­bidos e gastos em ali­men­tação es­colar, con­ser­vação da rede fí­sica, compra de ma­te­rial per­ma­nente e ma­te­rial de con­sumo, além do in­ves­ti­mento com a im­ple­men­tação do pro­jeto pe­da­gó­gico.










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