quinta-feira, 18 de abril de 2013

18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil


 













O dia 18 de abril foi ins­ti­tuído como o dia na­ci­onal da li­te­ra­tura in­fantil, em ho­me­nagem à Mon­teiro Lo­bato.

“Um país se faz com ho­mens e com li­vros”. Essa frase criada por ele de­monstra a va­lo­ri­zação que dava à lei­tura e sua forte in­fluência no mundo li­te­rário.

Mon­teiro Lo­bato foi um dos mai­ores au­tores da li­te­ra­tura in­fanto-ju­venil bra­si­leira. Nas­cido em Tau­baté, in­te­rior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, ini­ciou sua car­reira es­cre­vendo contos para jor­nais es­tu­dantis. Em 1904 venceu o con­curso li­te­rário do Centro Aca­dê­mico XI de Agosto, época em que cur­sava a fa­cul­dade de di­reito.

Como viveu um pe­ríodo de sua vida em fa­zendas, seus mai­ores su­cessos fi­zeram re­fe­rên­cias à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um cai­pira muito pre­gui­çoso. De­pois criou a his­tória “A Me­nina do Nariz Ar­re­bi­tado”, que fez grande su­cesso. Dando sequência a esses su­cessos, montou a maior obra da li­te­ra­tura in­fanto-ju­venil: O Sítio do Pi­capau Ama­relo, que foi trans­for­mado em obra te­le­vi­siva nos anos oi­tenta, sendo re­gra­vado no final dos anos no­venta.

Dentre seus prin­ci­pais per­so­na­gens estão D. Benta, a avó; Emília, a bo­neca fa­lante; Tia Nas­tácia, co­zi­nheira que pre­pa­rava fa­mosos bo­li­nhos de chuva, Pe­drinho e Na­ri­zinho, netos de D. Benta; Vis­conde de Sa­bu­gosa, o bo­neco feito de sa­bugo de milho, Tio Bar­nabé, o ca­seiro do sítio que con­tava vá­rios “causos” às cri­anças; Ra­bicó, o por­quinho cor-de-rosa; dentre vá­rios ou­tros que foram sur­gindo através das di­fe­rentes his­tó­rias. Quem não se lembra do An­jinho da asa que­brada que caiu do céu e viveu grandes aven­turas no sítio?

Dentre suas obras, Mon­teiro Lo­bato res­gatou a imagem do homem da roça, apre­sen­tando per­so­na­gens do fol­clore bra­si­leiro, como o Saci Pe­rerê, ne­grinho de uma perna só; a Cuca, uma ja­caré fêmea muito mal­vada; e ou­tros. Também en­ri­queceu suas obras com obras li­te­rá­rias da mi­to­logia grega, bem como com per­so­na­gens do ci­nema (Walt Disney) e das his­tó­rias em qua­dri­nhos.

Na ver­dade, através de sua in­te­li­gência, mos­trou para as cri­anças como é pos­sível aprender através da brin­ca­deira. Com o lan­ça­mento do livro “Emília no País da Gra­má­tica”, em 1934, mos­trou as­suntos como ad­je­tivos, subs­tan­tivos, sí­labas, pro­nomes, verbos e vá­rios ou­tros. Além desse, criou ainda Arit­mé­tica da Emília, em 1935, com as mesmas in­ten­ções, porém com as brin­ca­deiras se pas­sando num pomar.

Mon­teiro Lo­bato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que re­gis­trou o seu nas­ci­mento como data ofi­cial da li­te­ra­tura in­fanto-ju­venil.





Por Jus­sara de Barros
Gra­duada em Pe­da­gogia








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares