segunda-feira, 5 de março de 2012

Senadores pedem capacitação contínua de professor





A definição do volume de recursos que o país destinará à educação, a formação continuada dos professores e o novo piso nacional do magistério foram os principais temas tratados pelos senadores na audiência com Mercadante.

O presidente da Comissão de Educação, Roberto Requião, disse ver com cautela a proposta de se destinar à educação 10% do produto interno bruto (PIB), uma vez que isso não teria ligação direta com a capacidade de arrecadação de impostos. O parlamentar defendeu a criação de plano de educação continuada para o magistério, com a adesão voluntária de estados e municípios.

— Se apostamos só na melhoria salarial, teremos os mesmos professores e nenhum reflexo na qualidade de ensino.

Paulo Bauer (PSDB-SC) disse que o percentual sobre o PIB poderia ser substituído por compromisso do governo de aumentar progressivamente os recursos para a educação, "na medida da necessidade".

Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) falou de desigualdade regional: enquanto no Paraná 4,9% das crianças de 8 anos não são alfabetizadas, no Amapá são 23%. Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) chamou a atenção para as dificuldades dos alunos do Nordeste no Enem. Segundo ele, estudantes de estados ricos que não obtiveram vaga em universidades de seus estados acabam conseguindo lugar em universidades de estados como a Paraíba.

Cícero Lucena (PSDB-PB) informou que 180 escolas foram fechadas neste ano na Paraíba e pediu que decisões assim só sejam tomadas "com a participação da sociedade".


Senador(es) Relacionado(s):
Cássio Cunha Lima
Cícero Lucena
Paulo Bauer
Randolfe Rodrigues


Fonte: G1

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