Escolas públicas de áreas rurais ou urbanas que foram pré-selecionadas pelo Ministério da Educação – MEC para oferecer ensino integral em 2012, têm até 30 de março para aderir ao Mais Educação, programa do Ministério para essa modalidade de ensino.
A expectativa do MEC é oferecer educação integral em 30 mil escolas, sendo 5 mil do campo; e beneficiar 5 milhões de estudantes, somando os 3,1 milhões de alunos já atendidos e os que ingressarão no programa este ano.
Como a adesão ao Mais Educação é opcional, 14,2 mil escolas urbanas e 14,5 mil do campo foram pré-selecionadas pelo Ministério para participar do programa, de acordo com o coordenador de Ações Educacionais Complementares da Secretaria de Educação Básica – SEB, Leandro Fialho.
Para confirmar o interesse em aderir ao programa, as escolas pré-selecionadas devem acessar o Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC – Simec, por meio de uma senha fornecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
O diretor da escola deve informar quantos estudantes serão atendidos e relacionar até seis atividades a serem oferecidas, escolhidas em uma lista disponível no site do programa. Quem tiver dúvida ou dificuldades para preencher as informações no sistema pode pedir esclarecimentos pelos telefones (61) 2022-9175, 2022-9176, 2022-9174, 2022-9184, 2022-9211, 2022-9212 e 2022-9181.
Mais educação
Criado em 2008, o Programa Mais Educação tem o objetivo de aumentar as oportunidades educativas e melhorar o ambiente escolar, oferencendo atividades no contra-turno das aulas, em período integral. Para isso, o governo federal repassa recursos para o ressarcimento de monitores e compra de materiais. As escolas beneficiadas também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar.
As atividades desenvolvidas pelas escolas foram organizadas em 10 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Meio Ambiente; Esporte e Lazer; Direitos Humanos em Educação; Cultura e Artes; Cultura Digital; Promoção da Saúde; Educomunicação; Investigação no Campo das Ciências da Natureza; Educação Econômica.
Saiba mais!
Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec): portal operacional do MEC, que trata do orçamento e do monitoramento de propostas online do governo federal na área da Educação.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): presta assistência financeira e técnica ao MEC e executa projetos que contribuem para uma educação de qualidade.
Programa Mais Educação: visa aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas em temas como meio ambiente, esporte, direitos humanos, artes e cultura digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário