Professores de língua portuguesa, que estejam lecionando nas escolas públicas brasileiras, têm até o dia 25 de maio para realizarem as inscrições para a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. As inscrições devem ser feitas no site http://www.escrevendo.cenpec.org.br/index.php
A solenidade de lançamento da Olimpíada foi realizada na segunda-feira (19) e, nas próximas semanas, ocorrerão lançamentos regionais nas cidades de Goiânia (30/03), Curitiba (03/04), Belo Horizonte (10/04), Fortaleza (13/04), Salvador (18/04) e Belém (24/04).
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC - e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. Tem como parceiros na execução das ações: Todos pela Educação, Canal Futura, Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed - e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime.
Conheça mais sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa
Etapas
Com metodologia de trabalho articulada aos conteúdos previstos nos programas oficiais, o projeto é mais que um concurso de textos, já que realiza ações de formação de professores para atividades com gêneros de escrita.
Etapas
Com metodologia de trabalho articulada aos conteúdos previstos nos programas oficiais, o projeto é mais que um concurso de textos, já que realiza ações de formação de professores para atividades com gêneros de escrita.
Uma das principais novidades para este ano é que todo o processo de inscrição, envio e seleção de textos, em todas as etapas, será feito pela página da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro. Mesmo professores que participaram de edições anteriores e que já estejam cadastrados na Comunidade Virtual deverão fazer sua inscrição. O prazo vai até 25 de maio. Podem participar todos os professores de língua portuguesa das escolas públicas brasileiras, sejam elas mantidas pelos governos federal, estaduais ou municipais.
Ao realizar a inscrição, o professor estará automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual, tendo acesso às coleções didáticas da Olimpíada – livros de orientação, coletâneas de textos e CDs - desenvolvidas especialmente para o projeto. Também poderá participar de cursos de formação on-line, via internet, além de começar a receber a revista Na Ponta do Lápis, uma publicação periódica com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente.
Para que o professor possa participar do concurso, mesmo que tenha se inscrito, é preciso que a secretaria estadual ou municipal de educação – dependendo da rede à qual esteja vinculado - faça a adesão ao projeto, o que deverá ser providenciado no mesmo período de inscrições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário