Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou até 16 de maio as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pelo programa Universidade para Todos. Para se candidatar a uma das 23.625 vagas, o interessado deve se inscrever exclusivamente pela internet. Os nomes dos contemplados, locais para matrícula e data de início das aulas serão divulgados até o final do mês.
Pode participar do programa o estudante que estiver regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia o ensino fundamental (5ª a 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes); egresso da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia, o ensino fundamental e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.
As mais de 23 mil vagas ofertadas estão distribuídas em 186 municípios baianos. Em Salvador, as aulas acontecem em 31 locais (escolas, ONGs e associações). O projeto oferece material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.
O curso é presencial, com carga horária de 25 horas semanais e aulas das disciplinas português, redação, matemática, física, química, biologia, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história e geografia. Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional.
O edital com todas as informações, inclusive sobre documentação necessária para matrícula, está disponível no Portal da Educação. A Secretaria da Educação também esclarece dúvidas referentes à inscrição pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.
Acesso e permanência – De acordo com dados da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, somente nos últimos seis anos, o programa Universidade para Todos já contribuiu para o ingresso de cerca de 8 mil estudantes da rede pública somente em cursos da educação superior da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).
Ivo Gama Santos Ferreira, de 17 anos, ex-estudante do Colégio da Polícia Militar de Vitória da Conquista, participou do Universidade para Todos no ano 2012, na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo. Agora, o adolescente aguarda o início da formação em Enfermagem na Ufba. “Valeu muito a pena ter participado do cursinho, foi bastante legal, principalmente pelo fato de ser público e tem qualidade boa. Os professores são muito atenciosos e qualificados. Minha aprovação na Ufba tem muito a ver com a participação no cursinho”.
“É um aprendizado a mais, com professores de qualidade, das universidades. O nosso conhecimento é uma coisa que ninguém tira. Se nos esforçarmos, o Universidade para Todos faz toda a diferença para aprovação.” - Jordan Santos de Jesus
Na capital, Jordan Santos de Jesus, de 18 anos, ex-estudante do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, comemorou, também no início deste ano, a aprovação no vestibular de Enfermagem da Uneb. Ele, que integrou a turma do Universidade para Todos sediada no Colégio Estadual Landulfo Alves, declara: “É um aprendizado a mais, com professores de qualidade, das universidades. O nosso conhecimento é uma coisa que ninguém tira. Se nos esforçarmos, o Universidade para Todos faz toda a diferença para aprovação”.
A coordenadora do projeto Patrícia Machado, ressalta que, “além do acesso, a permanência do estudante na universidade é foco do programa Universidade para Todos”. Patrícia Machado explica que “os professores-monitores do cursinho são estudantes dos cursos de licenciatura das universidades públicas estaduais da Bahia, da Ufba e da UFRB, a partir do 5º semestre. Os professores-monitores são selecionados e capacitados para ministrar aulas, aliando teoria e prática”.
Fonte: SEC - BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário