Prova de português e matemática é para alunos do 2º ano do fundamental. Neste ano, sistema na internet pode ser usado para análise dos resultados
Fonte: G1
O Ministério da Educação afirmou nesta segunda-feira (6) que já distribuiu para as escolas públicas com estudantes do segundo ano do ensino fundamental os exemplares da Provinha Brasil, que deve ser aplicada ainda no primeiro semestre do ano letivo. Em nota, a assessoria de imprensa do ministério disse que mais de cinco milhões de provas foram enviadas pelo correio e devem chegar até o fim de maio a todas as escolas.
A Provinha Brasil foi criada em 2008 e tem como objetivo avaliar o nível de alfabetização dos alunos do segundo ano. Desde 2011, além de português, ela também mede conhecimentos básicos em matemática.
A partir de 2013, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou um sistema informatizado que as escolas podem usar para lançar seus resultados, gerar relatórios e analisar dados.
Aplicação e correção
Cada escola poderá escolher a data em que aplicará a prova aos estudantes. A indicação do Inep é que as duas provas sejam dadas em dias diferentes e que a aplicação seja feita ainda no primeiro semestre, já que outra edição da Provinha Brasil será distribuída no fim do ano, o que possibilita a comparação do rendimento dos alunos.
Cada um dos dois testes tem 20 questões que avaliam as habilidades dos estudantes na leitura, escrita, geometria, números e operações, leitura de tabelas e medidas de grandezas.
Ao contrário da Prova Brasil, aplicada aos alunos do quinto e nono ano do fundamental, e do terceiro ano do ensino médio, quem corrige a Provinha Brasil são os professores de cada escola. Por isso, além das provas, as escolas receberão pelos correios um material com orientações para aplicar e corrigir as provas, além de atividades adequadas aos resultados alcançados pelas turmas avaliadas
Fonte: Todos pela Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário