A Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), exame inédito que pretende medir a qualidade da alfabetização das crianças que concluíram o 3º ano (antiga 2ª série), começou a ser aplicada em todo o País a 6 mil estudantes. A partir desta semana até meados de maio, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares vão mostrar seus conhecimentos sobre leitura, escrita e matemática.
A iniciativa é uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As entidades pretendem oferecer, com essa avaliação, um panorama de como anda a alfabetização no País.
“É uma meta termos todas as crianças alfabetizadas até os 8 anos de idade. Mas, até o momento, não tínhamos um instrumento para verificar se os estudantes adquiriram as habilidades esperadas para o início do Ensino Fundamental. Por isso, a iniciativa é tão importante”, explica Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação.
Quem participa
Uma amostra de 262 turmas, totalizando 6 mil alunos, foi selecionada por sorteio entre escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do País. A seleção levou em conta a proporção das escolas de cada rede.
Apenas uma turma de 4º ano (3ª série) de cada uma das escolas selecionadas participará da Prova ABC. "A participação das escolas sorteadas é fundamental. Esse apoio é imprescindível para realizar o exame, e dele depende o acompanhamento do aprendizado nas séries de alfabetização", afirma Priscila.
Cada criança vai responder a 20 itens (questões de múltipla escolha) de leitura ou de matemática - o estudante fará testes de apenas uma das duas áreas. Além disso, deve escrever uma breve redação, com tema único para todos os participantes.
A aplicação do exame não será feita pelo professor, e sim por um aplicador externo, que orientará os alunos. A correção também será feita fora da escola e, após o processamento dos dados, serão divulgados resultados por região e para o País como um todo. A previsão é a de que eles estejam disponíveis no fim de junho.
Histórico
Até 2010, apenas a Provinha Brasil avaliava as habilidades dos estudantes do início do Ensino Fundamental. Esse exame, formulado pelo MEC, é voluntário e aplicado a estudantes do 2º ano. Os resultados da Provinha Brasil não são divulgados e servem para que os professores tenham um diagnóstico do aprendizado de seus estudantes.
Já a Prova ABC tem como objetivo retratar a situação do País e, nesta edição, oferecerá resultados regionais e do Brasil. Não serão expostos os desempenhos das escolas selecionadas.
Fonte: Todos pela Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário