quarta-feira, 16 de março de 2011

Viva o Dia da Escola!

“Escola é o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos… é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima…” – Paulo Freire, educador.



Se estivesse num dicionário, a frase do grande educador brasileiro, mencionada acima, poderia traduzir bem o significado mais profundo da palavra escola. Afinal, mais do que um estabelecimento de ensino, a escola é verdadeiramente um espaço de convivência e socialização. É onde, desde muito pequenos, aprendemos a lidar com as diferenças, a desenvolver nossas potencialidades, a ampliar o olhar sobre o mundo, a nos conhecer e a dar os primeiros passos rumo ao futuro.

Quem é que não guarda na memória as lembranças das atividades em sala de aula, do carinho dos professores, das brincadeiras com os colegas, das lições aprendidas e até, mesmo dos momentos de tensão antes das provas. A alegria de obter boas notas, o alívio na hora de receber o boletim e a sensação de ter vencido mais uma etapa. Tudo isso nos leva a refletir o quão importante é o papel dessa instituição em nossas vidas e o quanto ela deve ser respeitada.

Por isso, nesta 3ª feira, 15 de março, data em que o Brasil celebra o Dia da Escola, o Blog Educação também vem ressaltar o valor da unidade escolar. E a forma que encontrou para prestar sua homenagem foi relembrando os exemplos de boas práticas pedagógicas desenvolvidas por algumas escolas dos municípios que integram o projeto Parceria Votorantim pela Educação. São escolas que mostram que, com criatividade e esforço, é possível sim motivar os alunos, tornar as aulas atrativas e ensinar. Confira as histórias abaixo:


vazante ideb - boletim


Sacola Literária

Orgulhosa por estar entre as escolas mineiras com maiores notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2009, a Escola Municipal Antero Candinho, em Vazante, Minas Gerais, mostra que o investimento em leitura foi essencial para melhorar o desempenho dos alunos e chegar a nota 5,7.

Lá, o projeto Sacola Literária é um verdadeiro sucesso e vem despertando o interesse da garotada pelos livros. A cada semana um aluno leva para casa a sacola com livros e propostas de atividades. A partir disso, ele deve ler os livros sugeridos e fazer as atividades. Existem exercícios de redação e até trabalhos para serem desenvolvidos com a família. “É um trabalho que tem dado muito certo”, comemora a diretora da escola Maria Aparecida Borges de Oliveira.


Bons de bola e de nota
bomdebola-01

Não é novidade que a maioria das crianças e adolescentes gostam de jogos e esportes. A questão é como aproveitar o potencial contido neste interesse em favor do estímulo aos estudos. Em Niquelândia, no Colégio Estadual Coronel Joaquim Taveira, a resposta para isso está no projeto “Bom de Bola, Bom de Escola”, uma iniciativa que busca vincular a prática do esporte ao bom desempenho em sala de aula.

Trata-se de um campeonato interno de futebol (para os meninos) e de queimada (para as meninas), no qual há uma regra básica a ser seguida: só participam alunos que apresentam boas notas nas demais disciplinas e um comportamento exemplar com os colegas e professores. A autorização para se inscrever na competição só é dada pelos próprios professores, após a certeza do bom desempenho do aluno. “Aqueles não aprovados para participar são incentivados a melhorar”, conta a professora de Educação Física Janeide
Clayr N. Araujo Pereira. Leia mais.


Pão e cooperação

Na Escola Municipal Ministro Sérgio Motta, em Itapeva (SP), a equipe pedagógica vem apostando em atividades extra-curriculares como uma forma de criar um ambiente escolar saudável e de motivar nos estudantes o prazer pelos estudos. Entre as diversas atividades que fazem parte da dinâmica da escola, destaca-se a produção de pães com os alunos.

“A atividade estimula o espírito de cooperação na turma, criar um clima de entrosamento e respeito e ainda proporciona momentos de descontração e alegria”, explica a diretora Maria Cecília Guimarães. Leia mais.




Por Cleide Quinália



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares