segunda-feira, 21 de março de 2011

Dilma entrega medalhas de mérito a 11 educadoras de 9 estados

Educadoras receberam a mais importante honraria do governo brasileiro.


A Presidente Dilma Rousseff ao lado da educadora Aurina Oliveira Santana na cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a educadoras brasileiras, no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho /PR)
A presidente Dilma Rousseff ao lado da educadora Aurina Oliveira Santana
na cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a educadoras
brasileiras, no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho /PR)
 
 
A presidente Dilma Rousseff entregou nesta segunda-feira (21) a Ordem Nacional do Mérito a 11 professoras que se destacaram no exercício da profissão em diversas regiões do país. A medalha é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo governo brasileiro a um cidadão por suas “virtudes e mérito excepcional”.

As professoras homenageadas trabalham nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Dilma se disse emocionada ao homenagear as educadoras, no mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres. Ela falou sobre o compromisso de governo com a melhoria da educação.

A educação básica no Brasil compreende a formação do aluno nos 9 anos do ensino fundamental até o final do ensino médio, que tem 3 anos de duração.

"O desenvolvimento é uma construção própria de cada povo, não se copia, não se terceiriza, não se delega. A educação pública de qualidade é um alicerce insubstituível", disse a presidente.
 
No evento, o ministro da Educação, Fernando Haddad anunciou a criação de uma bolsa de estudos de pós-graduação para professores da educação básica. Segundo ele, ainda não há um número de bolsa que serão disponibilizadas e os professores beneficiados terão de permanecer lecionando em escolas públicos por 5 anos após a formatura na pós-graduação.

O novo programa de bolsas será oficializado em uma portaria a ser publicada pelo Ministério da Educação, nesta terça-feira (22).

O benefício será oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pela primeira vez abre espaço para os profissionais da educação básica. De acordo com o ministro, num primeiro momento, o objetivo é estimular a oferta de cursos de mestrado para este público. Os professores da educação básica que participarem do programa não precisaram ser dispensados do serviço e poderão receber, além da bolsa, o salário do governo local.

“As educadoras são as verdadeiras construtoras do nosso futuro porque constroem a possibilidade de jovens e crianças serem pessoas íntegras e integrais. Meu governo coloca a educação no alto das prioridades mais estratégicas”, disse a presidente.

Dilma lembrou em seu discurso que 81% dos professores da educação básica no Brasil são mulheres e 85% das escolas desse nível educacional são dirigidas por elas. “Nas mãos delas está o futuro dos nossos jovens e crianças. Daí porque valorizar essa profissão é fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento deste país”, disse a presidente.

A ex-aluna da Escola Técnica Federal da Bahia, que atualmente é reitora da instituição, Aurina Oliveira Santana, falou sobre a emoção de ter o trabalho dos educadores reconhecido pela primeira vez em mais de 30 anos de profissão.

“A partir de hoje estamos mais fortalecidas porque é muito bom a gente se ver reconhecida pelo trabalho que fazemos nas nossas bases. Eu estou muito emocionada porque só nós sabemos lá nos nosso rincões o quanto é difícil trabalhar com as pessoas que carecem”, disse Aurina.

Veja o perfil das professoras condecoradas, segundo o Ministério da Educação:

Aurina Oliveira Santana – É de Salvador. Desde 2006, é reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. É a primeira mulher negra a assumir a função. É do Conselho Superior do Centro de Educação Federal Tecnológico, é conselheira do Senai e Senac.

Diomar das Graças Motta – De São Luís, é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem 56 anos de magistério. Publicou trabalhos sobre temas ligados à história da educação e das mulheres.

Gilda Kuitá – Índia caingangue de Londrina (PR), foi uma das primeiras a aprender a forma escrita do idioma de sua etnia.

Maria Auxiliadora de Oliveira – De Várzea Grande (MT), dedica-se à educação infantil. É autora de projetos de ensino premiados no país.

Maria de Fátima Libanio da Silva – De Itamarati e criada em Carauri (AM), dirige a Escola Estadual Dom Bosco, em Eirunepé (AM). Desde que assumiu a direção, em 2008, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola passou de 3,6 para 8,7.

Maria Teresa Eglér Mantoan – Formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), luta pela inclusão de estudantes com deficiência.

Marta Carneiro da Silva – Professora em Tabuleiro do Norte (CE), conseguiu índices mínimos de evasão na turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e já alfabetizou cerca de mil pessoas entre crianças e adultos.

Osana Santos Morais – De Caxias (MA), foi criada em Teresina. Acabou com as provas e adotou avaliações diárias na Escola Municipal Casa Meio-Norte, que dirige. Nova abordagem pedagógica e gestão de recursos levaram a escola a ser referência.

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva – De Porto Alegre, foi a primeira negra a ocupar vaga na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Foi relatora do parecer que estabeleceu diretrizes para ensino da cultura negra na escola.

Rita de Cássia Faria Farret – De São Gonçalo (RJ), é diretora do Ciep Adão Pereira Nunes, que oferece ensino fundamental em período integral, procura integrar comunidade e escola.

Ruthneia Vieira Lima Costa – De Teresina, é diretora pedagógica da Escola Municipal Casa Meio-Norte. Trabalha com outra condecorada, Osana Santos Morais. Apesar de ficar em local pobre, a escola se destaca nos índices educacionais.


Fonte: G1




Parabéns, Aurina!

 E parabéns também a todas essas mulheres de fibra que lutam por uma educação melhor no nosso país!

Bravo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares