Representantes dos governos da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná se reuniram para trocar experiências bem sucedidas na capacitação e aperfeiçoamento de servidores na administração pública, durante o I Encontro de Educação Corporativa no Estado da Bahia, nos dias 13 e 14, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia.
O encontro pretendeu fomentar o debate entre os profissionais que atuam na área, fortalecendo a educação corporativa. Na ocasião, foram apresentados cases dos quatro estados, escolhidos para demonstrar os resultados já obtidos com a educação corporativa.
A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) abriu as apresentações, com o exemplo da Instrutoria Interna, projeto que utiliza a experiência de servidores na elaboração de conteúdos e treinamento dos colegas de trabalho. Por meio da iniciativa, o Estado formou 1.381 instrutores internos aptos a capacitar servidores. Até setembro deste ano, a rede realizou capacitações em 32 órgãos da administração pública e em duas universidades estaduais - 80% das capacitações realizadas na Saeb ocorreram sob o regime de instrutoria interna, formando aproximadamente 6,5 mil servidores.
Rede de parcerias
O Rio Grande do Sul trouxe a experiência da ‘Rede Escola de Governo como um Sistema Integrado de Formação Continuada na Administração Pública’. O modelo permitiu organização institucional, pedagógica e jurídica por intermédio de uma rede de parcerias, onde instituições de ensino superior coordenam e executam ações educativas para servidores públicos e agentes sociais.
Já o Maranhão apresentou o case da Unidade Móvel, que percorre os municípios de micro-ônibus levando capacitação aos servidores, com foco na inclusão digital. Por último, o estado do Paraná participou com o case ‘Servir com Arte’ - concurso realizado entre os servidores que busca, além do reconhecimento, consolidar as produções como acervo e patrimônio do funcionalismo paranaense.
Promovido pela Saeb, via Universidade Corporativa do Servidor (UCS), o evento contou com o apoio de representantes das unidades de educação corporativa das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz), Desenvolvimento Social (Sedes), Casa Civil, Cultura (Secult), Turismo (Setur), Meio Ambiente (Sema), Saúde (Sesab) e Planejamento (Seplan), além do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Fonte: SECOM - BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário