terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PROFESSORES APROVAM CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS



O primeiro módulo do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi concluído neste domingo. Com novas temáticas para serem trabalhadas pelos professores da rede estadual, o segundo módulo começa nesta segunda-feira (21). 

Aprovado pelos docentes, o curso começou no dia 17 de dezembro e assegura promoção na carreira do professor da rede pública estadual, com um ganho médio de 14%, sendo a primeira promoção retroativa a novembro de 2012 e a segunda, a partir de março deste ano. 

Para ter direito à promoção, os professores e coordenadores têm que assegurar 75% de frequência mínima em cada etapa do curso, que tem duração total de 120 horas. Cada etapa tem carga horária de 60 horas e é composta por dois módulos.


Troca de experiências

“Considero uma importante capacitação para o professor, que enriquece o que passaremos a oferecer para os estudantes em sala de aula”, disse Alvaedson Neves de Oliveira, professor do Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, em Salvador. Ele destaca a facilidade de acesso ao material pelo sistema e acrescenta que os professores conseguem postar e salvar os conteúdos na biblioteca digital. “Tudo muito rápido e funcional”.

Para a professora Ana Lúcia Ribeiro, do Colégio Estadual Odorico Tavares, também em Salvador, o material didático chamou a atenção. “Todas as apostilas são muito bem elaboradas e, realmente, acrescentam em conteúdo. Além disso, a dinâmica na internet é positiva, com o tutor orientando o aluno”, afirmou.

A troca de experiências também é valorizada pelos professores. “Estou bem entusiasmada com esta possibilidade, com a chance de trocar saberes. Tudo que envolve educação me interessa muito”, disse Rosana Freitas, professora do Centro Educacional Carneiro Ribeiro–Escola Parque do bairro da Caixa D’Água, na capital.

O curso é ministrado a distância pela Universidade de Brasília (UnB). Entre os temas apresentados no primeiro módulo, destacam ‘A importância da interdisciplinaridade e da transversalidade na organização do ensino e na formação dos professores e estudantes’, ‘Pesquisa aplicada à educação básica: a prática docente em foco’ e ‘Avaliação do processo educativo: natureza, procedimentos técnicos e resultados’.






Fonte: SECOM - BA

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