A Secretaria de Educação do Estado da Bahia em convênio com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) lançará amanhã, quinta-feira (19/08), o Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia. A iniciativa pioneira conta com a experiência da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, serviço de extensão do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Ufba para, em quatro anos, fornecer os subsídios necessários à construção de uma política pública para enfrentamento do consumo de substâncias psicoativas nas escolas baianas. O evento reunirá os dirigentes das escolas estaduais no Instituto Anísio Teixeira, às 14 horas.
A princípio, 13 Diretorias Regionais de Educação (Direc) de 22 municípios integrantes do programa Pacto pela Vida estão envolvidas diretamente no projeto, que oferece um curso de formação em Educação, Álcool e outras Drogas ministrado por professores especialistas da Ufba e convidados. Nos dois primeiros anos de execução, o projeto irá contemplar 914 escolas.
A primeira etapa do curso de formação tem início no dia 25 de julho para dirigentes das escolas de Salvador e Região Metropolitana e de Feira de Santana. As inscrições seguem abertas até esta data. Os participantes enviar as fichas de inscrição já recebidas para o e-mail inscrição.projetoescola@gmail.com. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que 70% dos diretores convidados já se inscreveram para a formação e convoca aqueles que ainda não fizeram a inscrição a colaborarem com a causa.
“O objetivo do nosso trabalho é a inclusão social, é acolher e garantir o direito de todos à educação. Com o curso, os educadores vão aprender a lidar com as situações relacionadas ao uso de drogas e a mediar o contato dos usuários com as redes de atenção à saúde. Os educadores estarão capacitados para atender o estudante e direcioná-los a novas possibilidades que lhe ofereçam melhor qualidade de vida”, declara Goia Midlej, coordenadora de Acompanhamento às escolas da Secretaria Educação do Estado da Bahia.
O curso, com 40 horas de duração, abordará situações vivenciadas no dia a dia das escolas. Dentre os temas estão: História do uso de drogas e determinantes sociais e psíquicos; Marco Legal e Políticas públicas mundiais, nacionais e estaduais e Política de Redução de Danos. Os encontros presenciais serão no IAT. A ação conta, também, com a tecnologia da Educação a Distância.
Para o coordenador do projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares, o professor da Faculdade de Medicina da Ufba, Tarcísio Andrade, “em termos de política estadual para educação esta é a mais importante de todas. Até hoje não havia dentro das escolas uma ação contínua e permanente para a formação de educadores que previssem a atenção ao uso de drogas”. O professor Tarcísio Andrade classifica a iniciativa como “louvável” e “sensível” a uma realidade preocupante que interfere na dinâmica escolar.
O coordenador do projeto ressalta, ainda, que, “durante os quatro anos de execução, um telecentro com técnicos treinados pela Ufba atenderá 12 horas por dia ligações dos professores e diretores escolares para tirar dúvidas”. O objetivo final do projeto é estabelecer em cada escola um núcleo de apoio e atenção de combate ao uso de drogas, que prestará um serviço permanente para lidar com estas questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário