sexta-feira, 6 de julho de 2012

MEC amplia política de inclusão em escola pública


Seminário discute inclusão


Educação inclusiva deixará de ser entendida apenas como a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas de ensino regular. Uma década após ser lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade será ampliado e passará a englobar a educação escolar indígena, quilombola, de jovens e adultos, do campo, além da educação ambiental, de direitos humanos e para as relações etnorraciais.

A ampliação do programa foi anunciado pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Cláudia Dutra, durante o 7º seminário do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que foi realizado até 4 de julho, em Brasília.

Segundo a secretária, desde 2003, dobrou o número de matrícula de alunos com deficiência no Brasil. E aumentou de 4% para 20% o índice de acessibilidade arquitetônica nas escolas. Em 2012, no entanto, foram homologadas as diretrizes nacionais de educação ambiental, de direitos humanos e de educação indígena. E as escolas devem criar projetos pedagógicos para acolher a todos os estudantes em todos os contextos sociais.

O seminário reúne os coordenadores dos 166 municípios-polo do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, além de dirigentes das secretarias de educação estaduais, municipais e do Distrito Federal e de escolas públicas. O seminário traz relatos de experiências sobre o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à valorização da diversidade, promoção dos direitos humanos, sustentabilidade socioambiental e inclusão.

Áudio secretária Cláudia Dutra, do MEC [sonora: 8'25'']






Fonte: Portal MEC

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