A partir de agora, a Bahia já tem uma biblioteca temática e especializada na história do estado. É a Biblioteca Virtual 2 de Julho, que tem como coleção especial o acervo do dia 2 de Julho, data da nossa independência.
O lançamento aconteceu, na Biblioteca Central do Estado, dentro da programação do Seminário de História da Bahia: desafios e perspectivas. Com a Biblioteca Virtual 2 de Julho, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA dá mais um passo à era digital.
O acervo é composto por documentos do Arquivo Público do Estado, Centro de Memória da Bahia e das Bibliotecas Públicas, vinculadas à Fundação Pedro Calmon. A biblioteca é híbrida e funciona como uma biblioteca digital (disponibiliza conteúdos na íntegra para download), assim como, biblioteca virtual (serviço de referência eletrônico ao disponibilizar apenas links e referências dos materiais).
Segundo a diretora da BV, Cristina Santos, ela traz publicações digitais, acervo que se encontra em domínio público ou que foi devidamente autorizado pelos autores para publicação, assim como links e referências do material disponibilizado na web referente ao tema”.
Objetivo e download
O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, informa que o objetivo principal da Biblioteca Virtual 2 de julho é tornar acessível obras acerca da história da Bahia, inovando ao se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa. "Estamos preservando e promovendo o acesso universal a uma ampla gama de fontes historiográfícas referentes à nossa história”, reforça Ubiratan.
Castro indica ainda que as bibliotecas virtuais possibilitam a construção de repositórios de dados organizados, disponibilizando uma variedade de serviços, novas sistemáticas de trabalhos, com o objetivo do pronto atendimento das necessidades informacionais dos pesquisadores e usuários. “Assim, amplia-se as possibilidades de buscas, recuperação, disponibilização e compartilhamento, através do acesso universal ao conhecimento, por meio local e remoto. Ela será mais uma biblioteca integrante do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado”.
A Fundação Pedro Calmon presta, dessa forma, mais um serviço de disseminação e disponibilização de acervos, e informações relevantes capturadas, organizadas e sistematizadas na rede, para download dos conteúdos informacionais produzidos em formato eletrônico.
Fonte: IAT
Nenhum comentário:
Postar um comentário