Loc - A partir deste ano, secretarias de educação estaduais e municipais podem informar a demanda por formação inicial dos professores de suas redes pela internet, na Plataforma Freire, do Ministério da Educação. O prazo vai até 22 de outubro.
Loc - As aulas terão início no segundo semestre de 2013. Como o primeiro momento é de análise de demanda, somente usuários com perfil definido pelas secretarias de educação, já cadastrados na Plataforma Freire, podem inserir os dados relativos aos cursos desejados pelas redes de ensino.
Loc - Já os professores de escolas públicas interessados em cursos de formação podem fazer a pré-inscrição a partir de fevereiro do ano que vem.
Loc – A Plataforma Freire é um sistema eletrônico, criado em 2009 pelo Ministério da Educação com a finalidade de realizar a gestão e acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, o Parfor.
Loc – Segundo a diretora de formação de professores da educação básica da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves, o Parfor aumenta a cada ano o número de professores atendidos. Em sua primeira edição, abriu 140 turmas em 32 instituições de educação superior, em um total de 4.273 matrículas.
Loc - De acordo com o último levantamento, realizado no primeiro semestre deste ano, foram contabilizados mais de 62 mil matrículas e 1.678 turmas em 91 instituições. A meta do Parfor para os próximos anos é atender outros 500 mil professores.
Ouça a diretora Carmen Moreira
Fonte: Rede comunicadores - MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário