A I Caminhada pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – celebrado em 21 de setembro – será realizada pelo Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba), no sábado (22/09), às 9 horas. O ponto de partida será a sede da entidade, em Ondina, prosseguindo até a praça Bahia Sol, situada no mesmo bairro, onde haverá apresentações musicais e teatral em homenagem ao centenário de Jorge Amado. A proposta é chamar a atenção da comunidade sobre os direitos da pessoa com deficiência, não como um benefício, mas, sim, como possibilidades de maior participação junto à sociedade.
“Queremos aproveitar a data para, por meio de uma manifestação pública, despertar para as questões do respeito à cidadania e dos direitos das pessoas com deficiência, como a inclusão, que é uma luta que envolve a comunidade escolar e toda a sociedade em geral”, pontua Alzira de Castro, diretora do Ceeba, instituição escolar pertencente à rede estadual de ensino.
A I Caminhada pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência irá culminar com apresentações na praça Bahia Sol. Situada em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), o local oferece quadra poliesportiva com piso especial, bares e lanchonetes com balcão rebaixado e cardápio em Braille, além de rampas de acesso até a praia.
“Ao chegarem ao local, os integrantes do Ceeba se unirão aos membros do Perspectiva em Movimento (projeto não governamental que leva inclusão artístico-cultural para pessoas com deficiência)”, informa a diretora.
Os participantes vestirão camisas com o logo da caminhada e portarão faixas com dizeres como: 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência; O Ceeba na luta contra a exclusão; Inclusão não é um benefício, é um direito e Iguais ou não, temos direito a ter direitos! A expectativa é a de que mais de mil pessoas, entre alunos, professores, pais e funcionários do Ceeba, estejam engajados no evento.
“Essa caminhada cumprirá o papel de sensibilizar a sociedade para questões importantes, como a inclusão da educação das pessoas com deficiência”, reforça o diretor da Diretoria Regional de Educação de Salvador (Direc-1A), Rainer Wendell.
O Ceeba é uma instituição que tem como principal objetivo contribuir para a inclusão da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla deficiência através do atendimento educacional especializado, partilhando ideias, disseminando saberes, incentivando o pleno exercício da cidadania na perspectiva de garantir o respeito à diversidade.
SERVIÇO:
Evento – I Caminhada pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Data/horário – sábado (22/09), às 9 horas.
Saída – sede do Ceeba (R. Macapá, 418 – Ondina)
Participantes – alunos, professores, pais e funcionários do Ceeba
Nenhum comentário:
Postar um comentário