Matemática Sem Fronteiras é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontières , competição criada em 1990 na França pelas seguintes instituições:
Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques, IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques) e Académie de Strasbourg.
Em 2010 a Rede POC recebeu o convite para realizar a competição no Brasil.
Atualmente os seguintes países participam do concurso:
Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, China,Egito, Emirados Árabes Unidos, Equador, França, Alemanha, Jordânia, Índia, Itália,Letónia, Líbano, Madagáscar, Polónia, República Checa, Reino Unido, Roménia,Rússia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia, Hungria e os EUA.
Participação de mais de 244.000 alunos e 9.500 classes
Natureza da competição
É uma competição de matemática que atinge os primeiros anos do ensino fundamental II e do ensino médio. Oferece exercício que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas e também a diversão, iniciativa pessoal, organização e cooperação.
Não só aumenta o potencial dos indivíduos, mas também e fundamentalmente, a capacidade do estudante para integrar e melhorar as competências em trabalhar em conjunto.
É apresentado como um desafio para a classe que se difere de outras competições de matemática à disposição das escolas, porque não é direcionado apenas para os alunos que possuem altas habilidades em matemáticas, mas para toda a classe.
Caracteriza-se não apenas como uma competição, mas também através da possibilidade de utilizar no ensino regular, os exercícios de anos anteriores, como uma resposta à necessidade de melhorar a abordagem dos alunos para a matemática e a aquisição da linguagem lógico-matemática
A competição é voltada para o 5º e 6º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do ensino médio.
Há a conexão com o conhecimento de línguas estrangeiras já que uma questão da prova será em outra língua (Inglês, Alemão, Espanhol ou Italiano).
O tempo para a realização da prova é de 50 minutos para o ensino fundamental e de 1 hora e meia para o ensino médio.
Objetivos
Aproximar:
O Brasil e outras nações
As escolas
A matemática e línguas
O ensino fundamental e o médio
Os estudantes de uma mesma classe
Incentivar:
A curiosidade e interesse pela matemática
O trabalho em equipe e capacidade de organização
A responsabilidade compartilhada para alcançar resultados
A iniciativa dos alunos
A prática de uma língua estrangeira
A imaginação e iniciativa de cada um
A oportunidade de aprender enquanto se diverte
A participação também de quem não é considerado “excelente em matemática”
Para inscrição clique aqui
Para regulamento clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário