segunda-feira, 29 de outubro de 2012

GESTORES TROCAM EXPERIÊNCIA SOBRE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NAS ESCOLAS





Gestores de 255 colégios da rede estadual de Salvador, da Região Metropolitana e de Feira de Santana se reúnem hoje, segunda-feira (29), das 8 às 17 h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na capital baiana, para um encontro de supervisão coletiva do projeto ‘Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia’. 

O programa, lançado em julho deste ano, é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti - serviço de extensão do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia. O projeto também integra as ações do Pacto pela Vida.

“Nesse encontro, visamos reunir todos os gestores para que eles possam dialogar entre si, sobre suas experiências e expectativas com o projeto por meio do qual a Secretaria da Educação está dando uma resposta aos anseios das comunidades local e escolar, sobre a prevenção do uso abusivo de drogas”, avalia a coordenadora de Acompanhamento às Escolas da Secretaria Educação do Estado da Bahia, Goia Midley.

Primeira etapa

A coordenadora explica que a primeira etapa do projeto de prevenção do uso abusivo de drogas nas escolas se deu com um curso presencial de formação, realizado em julho, e a segunda fase aconteceu, em seguida, por meio de trabalho virtual. Ainda segundo Goia, a fase inaugural do programa contou com 90% dos gestores da capital e Região Metropolitana de Salvador, além de Feira de Santana. 

Para o professor da Faculdade de Medicina da Ufba e coordenador do projeto, Tarcísio Andrade, o problema do uso de drogas tem que estar dentro da atenção básica em saúde. “Nós precisamos de professores, diretores, orientadores educacionais e dos próprios alunos capacitados para lidar com esta situação. Com este projeto, o Estado faz um avanço fantástico. Eu o considero um dos projetos mais importantes que nós já realizamos na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia”, ressaltou. 

Rede de atenção

A proposta da Secretaria da Educação e da Ufba, responsáveis pelo projeto, é que, em quatro anos, todas as escolas estaduais estejam envolvidas nesta rede de atenção à saúde. No próximo ano, a iniciativa deverá envolver as escolas dos 22 municípios que integram o programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, visando diminuir a violência, além das 15 escolas âncoras de Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana - já integrantes do projeto. 

Ao final dos dois primeiros anos de atividades, 914 unidades escolares deverão ter passado a contar com um núcleo de apoio em situações de risco e no combate ao uso de drogas, que prestará, dentro da escola, um serviço permanente para lidar com estas questões.


Fonte: SECOM - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares