Professores de escolas indígenas que participaram da primeira formação para alfabetizadores indígenas do Pacto com Municípios concluíram os trabalhos, na sexta-feira (30/03). A formação foi promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com envolvimento de 35 professores dos municípios de Prado, Ibotirama, Glória, Rodelas, Euclides da Cunha, Buerarema e Banzaê.
“Esse é o primeiro encontro presencial, que continuará com o acompanhamento nos locais, visando à aplicabilidade do curso em sala de aula. Está todo mundo na expectativa sobre o resultado final desse processo de formação que vem para somar com as práticas pedagógicas próprias da educação intercultural indígena e aprimorar o ensino e a aprendizagem no processo de alfabetização das crianças indígenas”, avalia a coordenadora de Educação Escolar Indígena da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Rosilene Araújo Tuxá.
O processo de capacitação dos educadores, atuantes em classes do 1º e 2º anos iniciais do ensino fundamental, envolveu cinco coordenadores indígenas das Diretorias Regionais de Educação (Direc).
O professor Sebastião Jesus dos Santos, da etnia Kiriri, do município de Araçá, é um dos entusiastas. “Foi muito bom participar desse curso de capacitação porque é uma oportunidade de estar me formando para repassar conhecimentos para meu povo”, considera.
O professor Sebastião Jesus dos Santos, da etnia Kiriri, do município de Araçá, é um dos entusiastas. “Foi muito bom participar desse curso de capacitação porque é uma oportunidade de estar me formando para repassar conhecimentos para meu povo”, considera.
A colega de ofício, Cirila Santos Gonçalves, também da aldeia Kaimbé, do município de Euclides da Cunha, diz que a formação superou suas expectativas. “Eu achava que vinha para um curso para obter apenas orientações sobre o processo de alfabetização. Mas me deparei com algo mais amplo e afirmativo, pois, além da teoria, tivemos a prática no próprio curso. Me sinto mais preparada, agora, para entrar na sala de aula”.
Com a formação da primeira equipe de alfabetizadores indígenas do Pacto com Municípios, cerca de 400 estudantes indígenas serão contemplados pela metodologia de Alfabetização com Letramento e Alfabetização Matemática, voltada para diminuir o abandono e a evasão escolar e estimular o gosto pela escola e pelos estudos desde o início da vida escolar.
Kits de livros
As primeiras crianças indígenas beneficiadas com esta metodologia de ensino do Pacto com Municípios pertencem às etnias Pataxó, Kiriri, Pankararé, Tuxá, Tupinambá e Kaimbé. Todos os livros e materiais didáticos utilizados pelos estudantes e professores também são de responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que, este ano, vai distribuir 36 mil kits de livros de literatura infantil (cada kit com 12 livros) para formação dos Cantinhos de Leitura em cada sala de aula. O objetivo é estimular o prazer da leitura e fortalecer o processo de alfabetização das crianças.
O Pacto com Municípios é o compromisso número um do Programa Todos pela Escola para melhorar a qualidade da educação na Bahia, cuja meta é garantir a alfabetização das crianças até oito anos de idade. Desde o ano passado, quando foram iniciadas as ações, mais de 280 mil estudantes são contemplados com o projeto em 11.770 escolas públicas de 329 municípios baianos.
Fonte: Secretaria de Educação da Bahia
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