sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Secretaria inicia preparação para a Jornada Pedagógica 2013




O se­cre­tário da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Os­valdo Bar­reto, deu início aos pre­pa­ra­tivos para a Jor­nada Pe­da­gó­gica 2013. A reu­nião de ali­nha­mento acon­teceu no Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT), em Sal­vador, e contou com a par­ti­ci­pação de co­or­de­na­dores da edu­cação bá­sica e di­re­tores das Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação da ca­pital e de­mais mu­ni­cí­pios bai­anos. Este ano, a Jor­nada Pe­da­gó­gica tem a meta de for­ta­lecer as apren­di­za­gens com a ar­ti­cu­lação dos pro­jetos es­tru­tu­rantes.

O se­cre­tário Bar­reto citou como exem­plos o Gestar, Ci­ência na Es­cola e En­sino Médio em Ação (EM - Ação), além do con­junto de pro­jetos ar­tís­ticos-cul­tu­rais com­posto pelo Artes Vi­suais Es­tu­dantis (AVE), Tempo de Artes Li­te­rá­rias (TAL), Fes­tival Anual da Canção Es­tu­dantil (Face) e Edu­cação Pa­tri­mo­nial e Ar­tís­tica (EPA). “Bus­camos a me­lhoria do Ideb, que, con­se­quen­te­mente, eleva a au­to­es­tima de todo mundo. Esse é um dos ob­je­tivos da ar­ti­cu­lação dos pro­jetos da se­cre­taria, que di­a­logam entre si para for­ta­lecer apren­di­za­gens pri­o­ri­tá­rias, com foco em língua por­tu­guesa, ma­te­má­tica e nas ci­ên­cias”, de­clarou o se­cre­tário, fa­zendo re­fe­rência ao Ín­dice de De­sen­vol­vi­mento da Edu­cação Bá­sica (Ideb), que será me­dido em 2013.

O co­or­de­nador de Edu­cação Bá­sica da Di­re­toria Re­gi­onal de Edu­cação de Eu­ná­polis (Direc 8), Gu­tem­berg Dias des­tacou a im­por­tância da jor­nada para a sis­te­ma­ti­zação das ações da Se­cre­taria. “É o nosso mo­mento para afinar e ar­ti­cular ações. A pre­o­cu­pação com a qua­li­dade da Edu­cação é muito grande”. O edu­cador também re­velou a sua im­pressão sobre o tema es­co­lhido para a Jor­nada 2013. “Agora, com o Paip (Pro­jeto de Mo­ni­to­ra­mento, Acom­pa­nha­mento, Ava­li­ação e In­ter­vençaõ Pe­da­gó­gica), vemos que cada vez mais es­colas têm ade­rido aos pro­jetos es­tru­tu­rantes e isso tem aju­dado muito os alunos, que são o nosso foco. Os pro­jetos não podem parar porque o aluno abraça mesmo a causa”.

Du­rante o en­contro, também foram con­si­de­rados como avanços, que, este ano, devem re­fletir na edu­cação da Bahia, a des­cen­tra­li­zação de R$ 46 mi­lhões di­re­ta­mente para as es­colas, a fim de que sejam re­a­li­zadas me­lho­rias na in­fra­es­tru­tura; e o novo Portal da Edu­cação, com o sis­tema Trans­pa­rência na Es­cola, Bo­letim On­line e mais de dois mil con­teúdos edu­ca­ci­o­nais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares