O governo estadual oferecerá até o final do ano aproximadamente 12 mil vagas para capacitação profissional dos servidores públicos estaduais. São 80 cursos presenciais e à distância, dos quais 25 por meio da parceria entre a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Outros também serão realizados pelo Programa de Instrutoria Interna, que em 2010 representou 80% dos cursos ofertados. As capacitações são voltadas para servidores de secretarias estaduais, autarquias e fundações públicas, e fazem parte do desenvolvimento de carreiras.
Destinada à capacitação do funcionalismo público, no âmbito do Estado, a Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) é responsável pela oferta regular de cursos na área de gestão pública sobre 55 temáticas. Nos últimos quatro anos, a UCS duplicou o número de servidores formados - ano de 2010 foi encerrado com mais de 9,6 mil servidores capacitados.
Desde o ano passado, a UCS tem adotado novas tecnologias para a educação corporativa a fim de ampliar a formação profissional para todo o estado. São investimentos em educação à distância em que o servidor pode acessar remotamente o conteúdo dos cursos, e transmissão por videoconferência, quando as aulas são assistidas simultaneamente em salas montadas na capital e interior baiano.
Outros também serão realizados pelo Programa de Instrutoria Interna, que em 2010 representou 80% dos cursos ofertados. As capacitações são voltadas para servidores de secretarias estaduais, autarquias e fundações públicas, e fazem parte do desenvolvimento de carreiras.
Destinada à capacitação do funcionalismo público, no âmbito do Estado, a Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) é responsável pela oferta regular de cursos na área de gestão pública sobre 55 temáticas. Nos últimos quatro anos, a UCS duplicou o número de servidores formados - ano de 2010 foi encerrado com mais de 9,6 mil servidores capacitados.
Desde o ano passado, a UCS tem adotado novas tecnologias para a educação corporativa a fim de ampliar a formação profissional para todo o estado. São investimentos em educação à distância em que o servidor pode acessar remotamente o conteúdo dos cursos, e transmissão por videoconferência, quando as aulas são assistidas simultaneamente em salas montadas na capital e interior baiano.
Licitação e gestão
Este ano a instituição realizou, com apoio da Comissão Central de Licitação (CCL), o primeiro curso de Noções Básicas em Licitação, que teve transmissão simultânea do Instituto Anísio Teixeira (IAT) para as salas instaladas nas Diretorias Regionais de Educação (Direc). As aulas foram acompanhadas por 170 servidores estaduais de 21 municípios, incluindo a capital. Está previsto ainda para 2011 o primeiro curso à distância na mesma temática, já com inscrições abertas.
A UCS ainda mantém parceria com a Universidade Corporativa da Embasa (UCE) a fim de compartilhar conhecimentos na área de gestão. As aulas, presenciais e à distância, abordam os assuntos gerenciamento de projetos e de convênios, gestão de pessoas, orçamento, legislação, aprendizagem virtual, atendimento ao cidadão, ética e serviço público.
A UCS ainda mantém parceria com a Universidade Corporativa da Embasa (UCE) a fim de compartilhar conhecimentos na área de gestão. As aulas, presenciais e à distância, abordam os assuntos gerenciamento de projetos e de convênios, gestão de pessoas, orçamento, legislação, aprendizagem virtual, atendimento ao cidadão, ética e serviço público.
Desenvolvimento de carreiras
Os cursos ofertados pela UCS são responsáveis pela disseminação do conhecimento específico entre os servidores públicos estaduais, promovendo a excelência no funcionalismo público. Este ano a Universidade Corporativa planeja ampliar o Programa de Formação e Aprimoramento Continuado das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e de Analista Técnico, com a oferta de cursos específicos, e realizar mapeamento das duas carreiras no Estado.
Profissionais que atuam como Analista Técnico podem acessar o Portal do Servidor e oferecer informações sobre suas ocupações, que servirão para subsidiar o programa de desenvolvimento das carreiras.
Profissionais que atuam como Analista Técnico podem acessar o Portal do Servidor e oferecer informações sobre suas ocupações, que servirão para subsidiar o programa de desenvolvimento das carreiras.
Fonte: SECOM - Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário