quinta-feira, 30 de junho de 2011

Conheça a página do Ambiente Educacional WEB da SEC




Para ter acesso aos conteúdos digitais da Secretaria de Educação da Bahia, basta clicar aqui: Ambiente Educacional WEB

Universidade Corporativa realiza seminário sobre Educação a Distância




Já estão abertas as inscrições para o Seminário sobre EAD na Educação Corporativa, que será realizado no dia 14 de julho, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS). Os interessados podem se inscrever até o dia 13 no Portal do Servidor.

Participarão do evento o consultor e coordenador de cursos de pós-graduação na área de Educação a Distância, Roberto Bohlen Seleme, autor do livro ‘Criando Universidades Corporativas no Ambiente Virtual’, e a coordenadora de EAD da Fundação Getúlio Vargas, a professora Marta Maia. São oferecidas 200 vagas direcionadas a gestores e colaboradores ligados diretamente à capacitação de servidores públicos.

O seminário é organizado pela UCS, unidade central do sistema de educação corporativa do Estado, vinculada à Saeb, em parceria com as universidades corporativas da Secretaria da Fazenda (UCS-Sefaz) e da Embasa (UCE/Embasa), além do Instituto Anísio Teixeira (IAT).


Ações inovadoras

De acordo com a diretora de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Saeb, Joana Pinheiro, o evento objetiva reunir conhecimentos atualizados e de relevância para a proposição de ações pedagógicas inovadoras. O propósito é articular as novas tecnologias de ensino-aprendizagem e os conhecimentos relacionados à área de educação a distância, com os projetos de desenvolvimento humano e profissional nas organizações públicas.

Roberto Bohlen Seleme fará a palestra de abertura abordando o tema ‘A implantação de Universidades Corporativas em Ambientes Virtuais’. Já Marta Maia falará sobre ‘Tecnologias e Educação a Distância’.

Haverá ainda relatos das experiências da UCS-Sefaz, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e do IAT.

No encerramento, haverá apresentação da minuta de projeto de lei que regulamentará o modelo de instrutoria na modalidade a distância. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3115-5156.


Ouça: 

 
 
 

Programa de inclusão de jovens urbanos será gerido pelo MEC

 
 
 
 
O Ministério da Educação passará a coordenar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), que tem como foco aqueles que não concluíram o ensino fundamental. O objetivo da troca é atualizar, aperfeiçoar e expandir o programa, até agora vinculado à Secretaria Nacional de Juventude.

O ProJovem Urbano foi instituído em 2005 para garantir a elevação da escolaridade, a qualificação profissional inicial e a inclusão cidadã dos jovens das cidades, promovendo a sua inclusão social.

Com uma abordagem pedagógica voltada para as vivências dos jovens que deixaram a escola precocemente, o ProJovem conta com a participação da sociedade civil, das universidades, de especialistas em políticas de juventude e gestores estaduais e municipais.

A transferência da coordenação do programa para o MEC pretende ampliar a abrangência, aperfeiçoar a execução e superar dificuldades, como a evasão significativa em algumas regiões. O objetivo é assegurar aos jovens da cidade acesso universal à educação.

O MEC assumirá as novas turmas no início de 2012. As turmas já iniciadas permanecerão com gestão da Secretaria Nacional de Juventude.

Leia a nota assinada pelo secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad
 

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os 10 Compromissos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia






Para fazer valer o direito constitucional de aprender aos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia estabeleceu 10 compromissos para nortear suas ações e garante mobilizar mais recursos e conhecimento de base científica para melhorar o desempenho dos estudantes das redes estadual e municipais.

As metas estabelecidas para 2011-2014 visam elevar o índice de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% no ensino médio. E também assegurar que as escolas do Estado e dos municípios baianos alcancem, no mínimo, as projeções estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Governo divulga resultado final para concurso de professores



 
 
O Governo do Estado divulga, na edição do Diário Oficial (DOE) desta terça-feira (28), o resultado final e homologação do concurso público para professor da rede estadual de ensino. O resultado, que traz a relação de 5.003 mil candidatos classificados, também estará disponível nos sites do Portal do Servidor e do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília – Cespe/UNB, instituição responsável pela realização do certame. O concurso vai preencher 3,2 mil vagas para o cargo de Professor Padrão P – Grau I do Estado.



Com a divulgação do resultado, os candidatos que foram aprovados serão chamados, por meio de Edital de Convocação e de acordo com a classificação final por Direc, Polo e Disciplina. Ao ser convocado, o candidato realizará exames pré-admissionais, a cargo da Junta Médica Oficial do Estado da Bahia, e apresentará documentos descritos no Edital de Abertura do certame.

A chegada dos novos professores tem o objetivo de atender às necessidades de pessoal da rede pública de ensino. Para o secretário da Administração, Manoel Vitório, a conclusão do concurso é mais um passo dado pelo Governo da Bahia para consolidar sua política pública para a Educação do Estado. “Este novo efetivo vem integrar um dos maiores quadros de pessoal do Estado, que já possui 37 mil professores em atividade”, declara Vitório.

O secretário da Educação Osvaldo Barreto ressalta a importância do certame para a Educação e a determinação do Governo de convocação imediata dos 3,2 mil professores aprovados de acordo com o quadro de vagas estabelecidas no Edital. “O resultado desse concurso é mais uma vitória para a educação no Estado da Bahia. Vai possibilitar uma qualificação do magistério, a estabilização do quadro docente nas unidades escolares e, consequentemente, a melhoria da qualidade de ensino na rede estadual”, declara Barreto.

Com o resultado do concurso, o Governo da Bahia também cria cadastro reserva. Os demais classificados poderão ser convocados, de acordo com a disponibilidade da Secretaria da Educação, dentro do prazo de validade do concurso, que é de 1 ano, prorrogável por igual período. De acordo com o edital, as vagas não preenchidas por falta de candidato aprovado ou inscrito, também poderão ser ocupadas por outros inscritos dentro da mesma Direc e Disciplina.  Vale registrar que as provas, aplicadas no dia 9 de janeiro, foram realizadas em 32 municípios baianos e contou com mais de 45 mil inscritos.



Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Viva São João!

Você sabe a história por trás dessa festa tão aparentemente nossa e tão bonita?









Um bom São João para todos os leitores do blog Canal 28 - O canal da Educação!

E para os servidores da Direc-28, um bom recesso!

Até a volta...

terça-feira, 21 de junho de 2011

É tempo de FÉRIAS!!!






Essa é a mensagem da Direc-28 e da Secretaria de Educação da Bahia para todos os seus alunos!!

Divirtam-se, mas não deixem de estudar... Porque nunca é demais.


Boas Férias!

Atenção! Abertas as inscrições para o ProUni do 2º semestre de 2011




O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 20 de junho, as inscrições para a edição do 2º semestre de 2011 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados em concorrer às bolsas de estudo podem se inscrever até sexta-feira, dia 24.


Para concorrer às bolsas de estudos parciais (50% de desconto) e integrais, os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, tendo conseguido pelo menos 400 pontos na média de todas as provas, mas a redação não pode ter sido zerada.

Além das exigências acima, os interessados devem comprovar renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1635), no caso das bolsas parciais, ou de até um salário mínimo (R$ 545), no caso das bolsas integrais, e se encaixar em uma das condições abaixo:

• Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
• Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição;
• Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição
privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
• Ser pessoa com deficiência;
• Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.


Resultados

Esta edição do ProUni terá três chamadas e mais lista de espera. A primeira chamada acontece no dia 27 de junho, a segunda no dia 12 de julho e a terceira no dia 25 seguinte.

Após as três chamadas, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera. Essa manifestação deve ser feita de 06 a 08 de agosto.

O MEC pretende conceder nesta edição 92.107 bolsas de estudo, sendo 46.970 integrais e 45.137 parciais. Esta quantidade é um recorde na história do programa.


Mais informações no site do Prouni




Fonte: Brasil Escola

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pacto pela Educação forma professores alfabetizadores para 22 municípios


 
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) formou, em Santo Antônio de Jesus, nesta quinta-feira (16), educadores de 22 municípios da região como professores alfabetizadores do Pacto pela Educação – Todos pela Escola, programa que prevê a alfabetização de todas as crianças até os oito anos, por meio da parceria com os municípios baianos. Esta foi a segunda atividade de formação do programa e a primeira nos municípios. Em maio, a SEC formou mais de 200 coordenadores municipais.

O secretário Osvaldo Barreto acompanhou o último dia da formação, no Antonius Imperial Hotel, em Santo Antônio de Jesus, e destacou o interesse dos municípios e dos professores pelo programa. “É muito bom ver que todos os municípios convocados estão presentes neste processo de formação. É uma alegria ver a forma como os jovens educadores estão imbuídos neste momento de transformação dos indicadores educacionais baianos”.

No município, ele também visitou o Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, que funciona há 42 anos. Acompanhado de professores e da diretoria da escola, o secretário observou as instalações do auditório, refeitório, quadras poliesportivas e sala de professores.

Formadora municipal do programa em Amargosa, Joseane Santos pontua que o Pacto pela Educação “supre uma lacuna dos municípios quanto à formação de professores. É bem direcionado, real e terá grande impacto na educação baiana porque os professores estão abraçando a causa”.

Quem também destaca a formação é a professora Elisângela de Almeida, do município de Nova Ibiá. “É um material maravilhoso, completo e quebra um conceito arcaico do processo de alfabetização. Acredito que essa formação será muito importante para os professores porque trabalha com uma área crítica - o ensino do Português e da Matemática”. 


Ouça o áudio:






Fonte:  SECOM - Bahia

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Instituições de ensino da Rede Estadual entram em recesso no dia 22






As escolas da rede estadual de ensino  iniciam o recesso junino no dia 22 de junho.

A pausa faz parte do calendário escolar e segue até 3 de julho.

Durante este período, a área administrativa das escolas funcionará normalmente, exceto nos feriados e dias facultativos.

As aulas serão retomadas no dia 4 de julho.




Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Ministro defende investimento de 7% do PIB em educação; entidades pedem 10%




O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou ontem que a meta de ampliação do investimento público em educação de 5% para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020 é “lógica”. A declaração foi dada em um auditório lotado de professores e representantes de entidades civis que pedem a aplicação no setor de pelo menos 10% do PIB em dez anos.

A meta está prevista na proposta do governo, em tramitação na Câmara, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10). O projeto já recebeu quase 3 mil emendas de deputados – muitas delas preveem o aumento das verbas para a área.

De acordo com Haddad, o valor levou em consideração as promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff e os recursos necessários para que as metas previstas no projeto sejam atendidas. Segundo ele, a mudança representaria anualmente R$ 80 bilhões a mais para o setor.

O ministro também argumentou que o aumento de 2% em dez anos corresponde à ampliação do investimento público feito na área nos últimos anos. Segundo ele, foram destinados à educação, em média, 0,2% do PIB a mais por ano nos últimos cinco anos.

Haddad disse, porém, que o governo está disposto a negociar novos valores. A proposta que estabelece o PNE prevê 20 metas com temas diversos, além do financiamento do setor, como educação básica e superior, ensino especial, índices de qualidade e remuneração dos professores.

“Agora é fazer conta. Temos verificar se as metas serão modificadas para mais e qual o impacto financeiro disso. Estamos à disposição para dialogar sobre um plano exequível”, disse Haddad.

Metas tímidas - O debate com o ministro da Educação foi organizado pela comissão especial destinada a analisar a proposta do PNE. O prazo para emendas à proposta do governo já foi encerrado. Contudo, caso o relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), apresente um substitutivo a texto, o prazo será reaberto. A expectativa é que Vanhoni apresente seu parecer até o próximo mês de agosto.

Deputados presentes à reunião classificaram de tímidas as metas previstas na proposta do PNE. Além da meta de investimentos públicos, criticada por Ivan Valente (Psol-SP) e Fátima Bezerra (PT-RN), os deputados destacaram outros pontos que, segundo eles, ainda podem ser “mais ousados”. Fátima Bezerra, presidente da Comissão de Educação e Cultura, defendeu a ampliação de 33% para 40% da meta de atendimento dos jovens de 18 a 24 anos no ensino superior.

A deputada, que apresentou cerca de 400 das quase 3 mil emendas à proposta, também sugeriu a equivalência entre os salários dos professores e aqueles dos outros profissionais de nível de escolaridade equivalente. O projeto do governo prevê apenas a “aproximação” dessas remunerações.

Ensino profissional - Uma das metas consideradas “pouco ousadas” durante a reunião foi a previsão de duplicação das matrículas da educação profissional técnica de nível médio até 2020. Fernando Haddad, porém, admitiu que esse número foi subestimado e pode ser revisto.

Para o deputado Artur Bruno (PT-CE), o ensino profissional foi desvalorizado durante anos e precisa de um investimento maior que aquele recebido pelos outros níveis de ensino. “O resultado das políticas equivocadas dos governos anteriores é que hoje vemos um apagão de mão de obra qualificada no País”, disse.

Segundo Haddad, a meta de duplicação das matrículas do ensino profissional médio deve já em 2014. A aceleração, de acordo com o ministro, deve-se ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), instituído por um projeto de lei em tramitação na Câmara (PL 1209/11). O programa estabelece oferta de bolsas para estudantes, garantia de financiamento na rede privada de ensino e expansão das vagas em escolas públicas.




quarta-feira, 15 de junho de 2011

Prazo de inscrição vai até domingo; oferta de vagas chega a 26,3 mil

 


 
 
Os candidatos ao ingresso na educação superior pública no segundo semestre deste ano já podem fazer, pela internet, a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece 26.336 vagas. O período de inscrições vai até a meia-noite de domingo, 19.

O número de vagas desta edição supera em 59% o do segundo semestre de 2010, quando 35 instituições ofereceram 16 mil vagas.

Podem se candidatar às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e obtiveram nota, mesmo que mínima, na redação. O candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.

As vagas são oferecidas por 19 universidades federais e quatro estaduais; 23 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e dois centros federais de educação tecnológica (Cefet).

As inscrições serão realizadas em uma única etapa. Os candidatos podem fazer, em ordem de preferência, até duas opções de cursos entre as instituições de ensino participantes. Durante o período de inscrições, é possível alterar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia — vale a última opção confirmada.

Ao fim das inscrições, serão feitas duas chamadas. Em cada uma delas, o estudante terá prazo para efetuar a matrícula na instituição para a qual foi selecionado. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 próximo. A matrícula dos selecionados está prevista para os dias 27 e 28. Em 2 de julho, será divulgado o resultado da segunda chamada, com prazo de matrícula de 5 a 6 de julho. Os selecionados na primeira opção, mesmo que não tenham feito a matrícula, serão excluídos do processo.

Espera
 
Após as duas chamadas regulares, estará à disposição das instituições participantes uma lista de espera, destinada prioritariamente ao preenchimento de vagas não ocupadas. Serão incluídos na lista os candidatos não selecionados em nenhuma das opções durante as chamadas regulares — o estudante pode manifestar interesse na lista de espera apenas para o curso correspondente à primeira opção. O prazo para declarar interesse em permanecer na lista vai de 2 a 7 de julho.

A recuperação dos dados — número de inscrição e senha — do Enem de 2010 (para os candidatos que os perderam ou esqueceram) e as inscrições para a seleção unificada devem ser feitas na página eletrônica do Sisu, que contém ainda todas as informações sobre o processo relativo ao segundo semestre deste ano.


Assessoria de Imprensa da Sesu

Leia também: Cursos noturnos lideram oferta de vagas para segundo semestre de 2011
 
Fonte: Portal MEC

Médico reduzirá dívida quando trabalhar em região pobre

Médicos residentes poderão reduzir até 100% da dívida, de acordo com critérios do Ministério da Saúde (foto: João Bittar)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Médicos que pagaram a graduação aderindo ao Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies) poderão diminuir a dívida trabalhando em zonas de extrema pobreza. A portaria 1.377, do Ministério da Saúde, estabelece critérios para definição das áreas e regiões prioritárias, com carência e dificuldade de retenção de médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada, e das especialidades médicas prioritárias.

A portaria regulamenta a lei nº 12.202/2010, que permite aos médicos que ingressem em equipes de saúde da família nessas regiões carentes recebam uma redução de 1% na dívida do Fies a cada mês trabalhado após o primeiro ano. Assim, o médico ficará quite com o fundo se trabalhar cem meses após o primeiro ano.

As regiões prioritárias nos municípios serão definidas pelo produto Interno Bruto (PIB) per capita, população sem cobertura de planos de saúde, percentual da população residente em área rural, percentual da população em extrema pobreza, percentual da população beneficiária do Programa Bolsa Família, percentual de horas trabalhadas de médicos do programa Atenção Básica, do Ministério da Saúde, por mil habitantes, percentual de leitos por mil habitantes e indicador de rotatividade.

Graduados em medicina que desejam estender o prazo de carência do financiamento durante a duração da residência médica deverão optar pelo ingresso em programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em especialidade médica definida pela portaria como prioritária.


Diego Rocha


Leia a portaria 1.377
 
Fonte: Portal MEC

terça-feira, 14 de junho de 2011

Candidato à certificação pode conferir gabaritos das provas

 
 
 
 
Estão liberados para consulta, pela internet, os gabaritos do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). As provas foram aplicadas em maio último a brasileiros residentes no Japão e a pessoas privadas de liberdade e sob medida socioeducativa. Os resultados do exame serão divulgados no segundo semestre.

Em busca da certificação do ensino fundamental, cerca de 15 mil candidatos fizeram as provas nas unidades prisionais e socioeducativas de 20 estados e do Distrito Federal. No Japão, mais de dois mil interessados participaram do exame para os ensinos fundamental e médio.

Os aprovados no Encceja estarão habilitados se atingirem pelo menos 100 pontos em cada área do conhecimento e cinco pontos na redação. A certificação dos aprovados cabe às secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal.

Os gabaritos podem ser conferidos na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
 
Fonte: Portal MEC

Inscrições para os seminários encerram-se nesta terça-feira




Termina nesta terça-feira, 14, o prazo para as instituições de educação superior inscreverem representantes nos seminários do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2011. Os encontros serão realizados no Hotel Nacional, em Brasília, na quinta-feira, 16, e na sexta, 17.

Nos encontros, os representantes — procuradores institucionais e coordenadores dos cursos avaliados no Enade de 2011 — receberão orientações sobre a legislação e os aspectos operacionais do exame. As provas serão aplicadas em 6 de novembro.

Este ano, serão avaliados pelo Enade estudantes dos cursos de bacharelado em arquitetura e urbanismo e engenharia; de bacharelado ou licenciatura em biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática e química; de licenciatura em pedagogia, educação física, artes visuais e música; de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

A inscrição deve ser feita na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).


Fonte: Portal MEC

Edição deste ano da Olimpíada de matemática reúne mais de 18 milhões de estudantes

 
 
 
A edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) recebeu inscrições de 44,6 mil escolas da educação básica e de 18,7 milhões de estudantes das 27 unidades da Federação. As inscrições foram encerradas no dia 3 último.

Conforme o calendário da 7ª edição da Obmep, a primeira fase de provas está prevista para 16 de agosto. Nessa etapa, os testes serão aplicados em cada escola. Na segunda fase, em 5 de novembro — definição dos medalhistas de ouro, prata e bronze e das menções honrosas —, as provas serão aplicadas por fiscais indicados pela coordenação da olimpíada em centros de ensino. A premiação está prevista para fevereiro de 2012.

As provas serão aplicadas em três níveis. O primeiro, a alunos matriculados no sexto ou sétimo ano do ensino fundamental; o segundo, a estudantes do oitavo ou nono ano do ensino fundamental; e terceiro, a alunos matriculados em qualquer série do ensino médio.

Medalhas — A entrega das medalhas de ouro da Obmep de 2010 está marcada para o dia 21 próximo, às 14h30, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Serão contemplados 504 estudantes de escolas públicas de ensino fundamental e médio. Estão convidados para o evento estudantes de cinco unidades da Federação que não conseguiram medalhas de ouro na competição do ano passado.

Segundo a coordenação da Obmep, os 900 medalhistas de prata e os 1,8 mil de bronze classificados em 2010 receberão a premiação em solenidades regionais — caberá menção honrosa aos 30 mil alunos que obtiveram pontuação nacional, mas não ganharam medalhas.

A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores da educação básica.
 
Fonte: Portal MEC

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Fiquem atentos! Professores devem confirmar a inscrição até o domingo, 19!

 
Professores terão cursos de extensão e aperfeiçoamento em todos os estados. (Foto: João Bittar)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Professores indicados para cursos de extensão e aperfeiçoamento oferecidos na Plataforma Freire têm prazo até o próximo domingo, 19, para confirmar sua inscrição. Mais de 86 mil vagas estão disponíveis em cursos de extensão, nas mais variadas áreas.

Há cursos em todos os estados, com inscrição gratuita feita pela Plataforma Freire. Esse sistema, criado pelo MEC, oferece formação inicial e continuada para professores em todo o Brasil, e deve ser acessado pelo Portal do Ministério.

Especializações
 
Nesta segunda-feira, 13, tiveram início as inscrições para cursos de pós-graduação strictu sensu. A expectativa era de oferecer 3 mil vagas nessa modalidade; entretanto, em todo país, 8 mil vagas estão disponíveis. Ao contrário do que foi feito para os cursos de extensão, nas especializações é o próprio professor quem faz a sua inscrição, também pela Plataforma Freire. Vale lembrar, entretanto, que os docentes inscritos em cursos de extensão não poderão se inscrever nos cursos de especialização.

Assessoria de comunicação Social

Acesse a lista com a oferta de cursos de especialização

Acesse a Plataforma Freire
 
Fonte: Portal MEC

Estado oferecerá 12 mil vagas para capacitação do funcionalismo

 




O governo estadual oferecerá até o final do ano aproximadamente 12 mil vagas para capacitação profissional dos servidores públicos estaduais. São 80 cursos presenciais e à distância, dos quais 25 por meio da parceria entre a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Outros também serão realizados pelo Programa de Instrutoria Interna, que em 2010 representou 80% dos cursos ofertados. As capacitações são voltadas para servidores de secretarias estaduais, autarquias e fundações públicas, e fazem parte do desenvolvimento de carreiras.

Destinada à capacitação do funcionalismo público, no âmbito do Estado, a Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) é responsável pela oferta regular de cursos na área de gestão pública sobre 55 temáticas. Nos últimos quatro anos, a UCS duplicou o número de servidores formados - ano de 2010 foi encerrado com mais de 9,6 mil servidores capacitados.

Desde o ano passado, a UCS tem adotado novas tecnologias para a educação corporativa a fim de ampliar a formação profissional para todo o estado. São investimentos em educação à distância em que o servidor pode acessar remotamente o conteúdo dos cursos, e transmissão por videoconferência, quando as aulas são assistidas simultaneamente em salas montadas na capital e interior baiano.


Licitação e gestão

Este ano a instituição realizou, com apoio da Comissão Central de Licitação (CCL), o primeiro curso de Noções Básicas em Licitação, que teve transmissão simultânea do Instituto Anísio Teixeira (IAT) para as salas instaladas nas Diretorias Regionais de Educação (Direc). As aulas foram acompanhadas por 170 servidores estaduais de 21 municípios, incluindo a capital. Está previsto ainda para 2011 o primeiro curso à distância na mesma temática, já com inscrições abertas.

A UCS ainda mantém parceria com a Universidade Corporativa da Embasa (UCE) a fim de compartilhar conhecimentos na área de gestão. As aulas, presenciais e à distância, abordam os assuntos gerenciamento de projetos e de convênios, gestão de pessoas, orçamento, legislação, aprendizagem virtual, atendimento ao cidadão, ética e serviço público.


Desenvolvimento de carreiras

Os cursos ofertados pela UCS são responsáveis pela disseminação do conhecimento específico entre os servidores públicos estaduais, promovendo a excelência no funcionalismo público. Este ano a Universidade Corporativa planeja ampliar o Programa de Formação e Aprimoramento Continuado das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e de Analista Técnico, com a oferta de cursos específicos, e realizar mapeamento das duas carreiras no Estado.

Profissionais que atuam como Analista Técnico podem acessar o Portal do Servidor e oferecer informações sobre suas ocupações, que servirão para subsidiar o programa de desenvolvimento das carreiras. 




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Inscrições abertas para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil





Estão abertas, até o dia 9 de agosto, as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. A Olimpíada traz novamente o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais.

A competição consiste em cinco fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os participantes devem se organizar em equipes compostas por três estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, orientados por um professor de História. Os estudantes podem ser do Ensino Regular, Ensino Profissionalizante, Supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), sempre das séries permitidas (oitavo e nono anos e Ensino Médio).


Clique aqui para ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição da sua equipe.


Para mais informações acesse o site do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, que organiza a competição: http://www.mc.unicamp.br/.



Fonte: Conexão Aluno

8 temas que podem cair na redação do Enem

Confira a seguir os possíveis assuntos que podem aparecer no exame que contribui para seu ingresso na universidade:

(Crédito: Divulgação) 


A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 é uma parte importante da prova, com pontos decisivos para aprovação do estudante em algumas das instituições brasileiras, que de alguma forma usam a nota obtida no exame. Para algumas instituições, a prova realizada pelo Ministério da Educação (MEC) é equivalente ao vestibular tradicional. Para outras, apenas acrescenta alguns pontos na prova realizada pela própria universidade, enquanto algumas usam o Enem como primeira fase do processo seletivo.

É importante estar por dentro de como a proposta de redação do exame é elaborada e quais são os possíveis temas que ela pode apresentar. De acordo com o professor de Redação e Gramática do cursinho Anglo Eduardo Lopes a proposta de redação do Enem não é muito diferente das provas convencionais, que optam por cobrar dos estudantes um texto dissertativo. Mas a prova, no entanto, tem uma particularidade, pois exige que o estudante coloque uma proposta de intervenção sobre o tema abordado.

"O corretor espera que o estudante proponha algum encaminhamento e não uma solução. O Enem busca notar qual é o posicionamento crítico do estudante e espera esse encaminhamento de maneira consistente e que respeite os direitos humanos e individuais. Ninguém espera que o estudante solucione um problema sério, como a desigualdade social, mas ele quer avaliar qual é o posicionamento dele perante esse tema", alerta Lopes.

O texto deve ser claro e deve-se evitar o rebuscamento, que é bastante indesejado por conta do pouco espaço disponível para a redação (25 linhas). "O ideal é que o aluno tenha um texto que identifique a complexidade do problema em questão, que consiga delinear os elementos, mas sempre de uma maneira simples de ser lida e entendida e que depois proponha um encaminhamento coerente sobre a questão", afirma ele. 

Para garantir uma boa nota na redação, a dica é ficar atento sobre questões nacionais. Ter uma noção da questão para saber se posicionar ajuda o candidato a deixar de lado abordagens e expressões ingênuas sobre o assunto.

Outra dica é ler sobre as atualidades que acontecem no mundo (mesmo que o exame costume priorizar os assuntos nacionais). “Acredito que o segredo é sempre exercitar a escrita e fazer textos nos moldes de como o Enem cobra”, aponta Lopes.

Para ajudar a se preparar para a redação, clique nos links abaixo e confira oito temas que podem cair na redação do Enem:






Últimos dias de inscrição para o Selo Escola Solidária 2011




Escolas públicas e particulares de Educação Básica de todo o Brasil têm até 15 de junho para se inscreverem gratuitamente no Selo Escola Solidária 2011. O selo pretende reconhecer os projetos socioeducativos das instituições de ensino. Inscreva-se aqui.
 
Para Katia Gonçalves Mori, coordenadora-executiva do Instituto Faça Parte, que promove o selo, a iniciativa valoriza a aprendizagem com solidariedade. “É o que chamamos de voluntariado educativo, uma maneira de dar significado aos saberes escolares e à vivência de valores por meio do desenvolvimento de atividades sociais planejadas sem deslocar a escola da sua principal função: a de promover a aprendizagem e a formação para a cidadania”, diz.




De acordo com o instituto, as escolas reconhecidas integrarão a Rede de Escolas Solidárias e terão seus projetos de divulgados no site do Faça Parte, além de serem indicadas para participação em outros projetos e eventos nacionais e internacionais. O resultado do será divulgado em setembro.

Desde 2003, o Selo Escola Solidária reconheceu 16.181 projetos em todos os estados brasileiros.


Mais informações: (11) 3266-5477 e http://www.facaparte.org.br/





 

Fonte: Todos pela Educação

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Inscrições para Medalha Paulo Freire estão abertas até julho

 
 
 
Estão abertas, até 12 de julho, as inscrições para a quinta edição da Medalha Paulo Freire. A premiação será concedida a cinco iniciativas, entre políticas, programas e projetos que contribuam para a redução do analfabetismo e para que jovens e adultos continuem os estudos na educação básica.

Podem ser inscritas experiências que estejam em execução, em universidades, secretarias de educação, movimentos sociais e organizações não governamentais. O objetivo da medalha é reconhecer ações e políticas bem sucedidas e sua concessão não está vinculada a premiação em dinheiro.

No relato do projeto, a entidade responsável deve seguir uma série de passos; entre eles, descrever a abrangência territorial da ação, o público atendido e a realidade da educação local, além de acrescentar informações sociais, econômicas e educacionais do bairro ou distrito atendido. Deve, ainda, descrever como o trabalho é executado, o número de pessoas beneficiadas, os resultados alcançados e a perspectiva de continuidade da ação.

Calendário
 
A agenda da premiação deste ano compreende sete datas: inscrição até 12 de julho; análise dos trabalhos pelas secretarias estaduais e distrital de educação, até 28 de julho; envio dos trabalhos selecionados para o Ministério da Educação, até 5 de agosto; pré-seleção nacional de até dez experiências, de 8 a 19 de agosto; visita dos integrantes da comissão nacional aos locais onde se desenvolvem as experiências, de a 16 de setembro; seleção nacional, 7 de outubro; divulgação dos resultados, 17 de outubro. A data da entrega da medalha ainda não está definida.

Criada pelo decreto nº 4.834/2003, mesmo instrumento que regulamentou o programa Brasil Alfabetizado, a Medalha Paulo Freire teve sua continuidade assegurada no artigo 13 do decreto nº 6093/2007, que reformulou o Brasil Alfabetizado. O prêmio, que tem o nome de um dos mais notáveis educadores brasileiros, foi entregue pela primeira vez em 2005.

Ionice Lorenzoni

Confira o edital

Confira a ficha de inscrição.
 
Fonte: Portal MEC

Câmara aprova MP que permite contratar professores temporários para universidades





Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) a medida provisória que autoriza a contratação temporária de professores para instituições federais de ensino e projetos de educação técnica e tecnológica.


A medida provisória também permite a contratação temporária de professores substitutos para ocupar as vagas abertas por licenças, afastamentos ou mesmo por professores que deixaram a sala de aula para ocupar cargos de reitor ou diretor de universidade. As contratações poderão ser feitas pelo período de um ano prorrogável por mais um ano.


O texto ainda eleva de 10% para 20% o limite máximo de contratação de professores substitutos. A matéria segue, agora, para análise do Senado.


Com mais de 2,5 milhões de inscritos, Enem espera receber seis milhões de inscrições nessa edição

O prazo para se inscrever termina no próximo dia 10 de junho

As provas acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro
As provas acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro
 
 
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está com inscrições abertas e, segundo informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais), a prova já possui mais de 2,5 milhões de estudantes inscritos.

Desse total de inscritos, mais de um milhão tiveram o pedido de inscrição da taxa de isenção aceito. A taxa de inscrição custa R$ 35 e o prazo para o aluno se inscrever termina no próximo dia 10 de junho.

As agências do Banco do Brasil receberão os pagamentos da inscrição até o dia 13 de junho e a confirmação do pagamento será feita em até três dias úteis. “Os alunos já podem realizar suas inscrições de acordo com o edital. Esta é a oportunidade dos alunos mostrarem o que aprenderam ao longo da vida estudantil e entrar na universidade”, ressalta a pedagoga e tutora do Portal Educação, Emileide Costa.

A expectativa para esta edição é chegar aos seis milhões de inscrições. As provas acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro. Vale destacar que o Enem será aplicado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula e acontecerá em 1.599 municípios e em mais de seis mil escolas.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Prêmio de Gestão Escolar: inscrições vão até o dia 17



Gestões escolares que se destacam pela competência ou por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas na melhoria da aprendizagem dos alunos valem prêmio. É isso mesmo, já estão abertas e vão até o dia 17 de junho as inscrições para o Prêmio de Gestão Escolar – Ano base 2010.

Os interessados devem efetuar a inscrição no site do Conselho Nacional de Secretários da Educação. A escola classificada como Referência Brasil receberá R$ 30 mil. Haverá premiação ainda nas categorias Destaque Nacional (R$10 mil) e Destaque Estadual (R$ 6 mil).

Podem participar escolas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e/ou ensino médio) das redes públicas estaduais/distrital e municipais, que realizem processo de autoavaliação.

O prêmio reconhece como referência nacional unidades escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. Além disso, destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

Ano passado, a categoria Destaque Brasil reconheceu a experiência de uma escola da rede estadual baiana, o Colégio Casa Jovem II, na zona rural de Igrapiúna, no Sul da Bahia. Gestor da unidade, Francisco Nascimento conta que o prêmio ajudou a escola a melhorar os seus processos de autoorganização.

“O prêmio é importante para que os gestores possam se autoavaliar e perceber sua escola no âmbito da gestão. As escolas que participarem desta edição vão aprender que a autoavaliação deve fazer parte da cultura da escola, porque muda a maneira de pensar e de agir. O fazer educação dentro de cada escola ganha um sentido mais amplo e mais profundo”, ressalta o diretor do Casa Jovem II.

A assistente pedagógica e orientadora educacional do colégio, Rosana Uildes da Santana Ferreira, também reconhece os benefícios que a experiência trouxe para a unidade. “Para nós traz um significado diferenciado.

É um reconhecimento do trabalho de toda a equipe, que tem sido usado como referência para outras escolas. Isso nos traz uma responsabilidade maior no nosso fazer pedagógico para que estes ganhos permaneçam. Os pais e alunos também se sentem condecorados com isso”, pontua.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Orçamento das universidades estaduais é ampliado em mais de 87%






A valorização e fortalecimento do ensino público superior têm sido prioridades do Governo do Estado. Nos últimos cinco anos, foi ampliado em 87,6% o orçamento das universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb), aumentando de R$ 386,8 milhões, em 2006, para mais de R$ 725,6 milhões, em 2011.

Este ano, apesar do contingenciamento de recursos adotado pelo Estado, as secretarias da Administração e da Educação já garantiram os recursos necessários para o pleno funcionamento das universidades e asseguram a continuidade do diálogo com o movimento docente para concluir as negociações salariais.

Concursos

“Asseguramos recursos para realização de concursos com oferta de mais 381 vagas e já definimos com os reitores das universidades os valores que viabilizam promoções, progressões, contratações, mudança de regime e até a realização de concurso””, afirma Clovis Caribé, coordenador de Educação Superior da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Além disso, o Governo da Bahia também autorizou as universidades a abrirem 55 processos de contratação via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
Negociação


Quanto à questão salarial, o Governo da Bahia apresentou a proposta para incorporar a gratificação por CET (Condições Especiais de Trabalho), hoje de 70%, ao longo de quatro anos. Essa incorporação da CET representa ganho real de cerca de 18% no período, uma vez que se soma ao reajuste anual concedido a todo o funcionalismo do Estado.
Esta proposta foi encaminhada ao movimento docente e estamos aguardando posicionamento”, afirma Clovis Caribé, ressaltando que o Governo está aberto ao diálogo e que os professores não terão perdas salariais até 2015.


A proposta integra a política de negociação de longo prazo que vem sendo adotada pelo Governo da Bahia, ao mesmo tempo em que viabiliza o atendimento da categoria.



Fortalecimento do ensino Superior
  • Incremento de 87,6% no orçamento das quatro universidades estaduais, ampliando de R$ 386,8 milhões em 2006 para mais de R$ 725,6 milhões em 2011.
  • Aumento em 14,7% nas matrículas de graduação e 25,4% nas de pós-graduação.

  • Elevação em 31,4% do número de grupos de pesquisa em relação a 2007.

  • Criação de 6 novos cursos de mestrado e 3 de doutorado.


Valorização dos professores e servidores

  • Aprovação da Lei nº 11.638/2010, que ampliou o quadro de professores em mais 851 vagas.
  • Incorporação aos salários de 27,2% de Gratificação de Estímulo à Atividade Acadêmica, beneficiando 4.440 professores. 
  • Viabilização de 1.032 promoções para professores e mudança de regime, a pedido, para 732 professores.

  • Realização de concursos públicos para professores e servidores técnicos e analistas das universidades públicas estaduais.


Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

sexta-feira, 3 de junho de 2011

MEC suspende 11 mil vagas em cursos de direito mal avaliados




O Ministério da Educação suspendeu cerca de 11 mil vagas de 136 cursos de direito que tiveram resultados insatisfatórios em avaliações da pasta. A medida, publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira, que receberam notas 1 e 2, em uma escala de 1 a 5, no CPC (Conceito Preliminar de Curso).



O CPC leva em conta indicadores como a titulação dos professores e a nota dos alunos no Enade 2009, exame federal que avalia os universitários. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 razoável e o 4 e o 5 bons.

O corte de vagas ficou entre 15% e 65% do total oferecido pelas instituições --quanto pior a nota, maior a redução. O entendimento é de que esses cursos não têm estrutura para receber o número de alunos que estava autorizado anteriormente.

A medida vale para o próximo processo seletivo. Os alunos já matriculados não são afetados. As instituições atingidas podem recorrer ao MEC nos próximos 30 dias.

É a segunda vez que o ministério determina a redução do número de alunos em cursos de direito mal avaliados. Em 2007, o processo de supervisão resultou no fechamento de 24 mil vagas.



SATURAÇÃO

Esse é o primeiro ato da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, criada
recentemente. Antes, essa tarefa era compartilhada por diferentes setores do ministério, principalmente pela Secretaria de Ensino Superior.

"O ministro resolveu criar essa nova estrutura a partir de uma constatação de que a área de regulação cresceu muito, até por conta da expansão da educação superior no país, e havia necessidade então de se pensar uma estrutura específica para as questões de supervisão", afirma Luís Fernando Massonetto, professor da USP (Universidade de São Paulo) que assumiu a secretaria.

Os cursos que sofreram a medida cautelar de suspensão de vagas são todos de instituições privadas.

Também foi publicada hoje a autorização para o funcionamento de 33 novos cursos de direito, totalizando 4.200 vagas. Segundo Massonetto, há cerca de um ano o MEC não autorizava a abertura de nenhum curso na área.

"O número de vagas encerradas é maior do que o de autorizadas. E essa é uma tendência para aqueles cursos que já estão com algum grau de saturação. A dinâmica é oferecer novas vagas, retirando vagas ruins do mercado. E nos cursos mais saturados, com um retirada maior do que daquelas que são recolocadas", disse.

Segundo o secretário, a intenção é estabelecer um máximo de cem vagas na abertura de cada curso para garantir a qualidade do ensino. Na avaliação do MEC, há uma relação entre a má qualidade do curso e o número elevado de vagas ofertadas. Inicialmente a medida vale para o direito, mas pode ser estendida a outras áreas.

"É muito melhor um controle pela expansão gradual das vagas do que a gente ter que tomar medidas para reduzir vagas em instituições que não cumprem satisfatoriamente o seu propósito", defende.

A suspensão é uma medida cautelar e pode ser ou não mantida no momento em que o curso passar pelo processo de renovação da autorização de funcionamento. Caso a instituição consiga melhorar a qualidade do ensino, as vagas podem ser "devolvidas".

Além do direito, a pedagogia e a medicina também já foram alvo dos chamados processos de supervisões especiais do ministério. Segundo Massonetto, não há previsão de um novo trabalho específico em alguma área. As medidas para controle de qualidade seguirão os trâmites regulares que preveem, por exemplo, que os cursos sofram redução de vagas após dois resultados insatisfatórios consecutivos nos ciclos de avaliação.



 Fonte: Folha de SP

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Plataforma Freire: Inscrições até dia 03/06



Termina nesta sexta-feira (3) o prazo para as unidades de ensino da rede estadual indicarem professores para participar dos cursos de Formação Continuada, oferecidos pela Plataforma Paulo Freire.Para efetuar a indicação, dentro dos cursos ofertados, os diretores devem acessar o site.

Os candidatos aos cursos precisam estar inscritos na Plataforma Paulo Freire e todos os campos do cadastro devem ser devidamente preenchidos. Esse procedimento será feito, exclusivamente, pelos diretores das escolas e não mais pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Para maiores informações, entrar em contato com os telefones 0800-616161 (Plataforma Paulo Freire), ou (71) 3116-9000/ 9012 (IAT).


Fonte: Secretaria de Educação da Bahia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares