terça-feira, 30 de abril de 2013

NOVO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS INSCREVE ATÉ 20 DE MAIO




A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas, até o dia 20 de maio, para a primeira turma do curso de mestrado profissional em letras (Profletras).

A oportunidade, que está oferecendo 25 vagas, é direcionada para graduados em letras, com habilitação em português e devidamente registrados no Ministério da Educação (MEC). 
Para participar da seleção, é necessário ser professor do 1º ao 9º ano em escola da rede pública, sendo admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores. Os interessados devem se inscrever na internet. A taxa é de R$ 50. 

O curso semipresencial, com oferta simultânea nacional no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem como finalidade capacitar professores de língua portuguesa para o exercício da docência no ensino fundamental.













segunda-feira, 29 de abril de 2013

UNEB SELECIONA MONITORES E GESTORES PARA O UNIVERSIDADE PARA TODOS




A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai selecionar mil monitores (300 para a capital e 700 para 23 municípios do interior) e 31 gestores de polo para atuar no pré-vestibular social Universidade para Todos (UPT), do governo estadual.

A seleção para os monitores, que está com inscrições abertas até amanhã, 30, é destinada para estudantes de graduação (a partir do quarto semestre) ou de pós-graduação da Uneb e de outras instituições públicas de ensino superior do estado, além de professores da rede estadual de educação.

Os interessados devem comparecer, com todos os documentos especificados em edital, no Museu de Ciência e Tecnologia da Uneb, que fica no bairro da Boca do Rio, das 8h às 11h30 ou das 14h às 17h30. Já o candidato a uma vaga no interior deve apresentar os documentos nos campi da universidade.

Os monitores vão lecionar nas seguintes disciplinas: português, redação, literatura, língua estrangeira (inglês e espanhol), matemática, física, química, biologia, história e geografia. O período de vigência do contrato firmado com o programa é de oito meses. A remuneração será de R$ 15 por aula.

A seleção para gestores de polo vai abrir inscrição no próximo dia 6 de maio. Podem concorrer graduados ou estudantes de pós-graduação e analistas universitários da Uneb. Os interessados podem se inscrever até 10 de maio, no Museu de Ciência e Tecnologia, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, mediante apresentação de todos os documentos exigidos no edital. 

O período de vigência do contrato firmado com o programa é de oito meses. A remuneração é de R$ 60 por hora (esse valor pode variar de acordo com o número de alunos e de polos assumidos).










Estudantes de 16 a 22 anos podem participar do Parlamento Jovem


Estão abertas até 14 de junho as ins­cri­ções para a 10 ª edição do Par­la­mento Jovem Bra­si­leiro, pro­mo­vido anu­al­mente pela Câ­mara dos De­pu­tados, em par­ceria com o Con­selho Na­ci­onal dos Se­cre­tá­rios de Edu­cação (Consed). Podem par­ti­cipar es­tu­dantes que es­tejam ma­tri­cu­lados e fre­quen­tando re­gu­lar­mente o 2º ou 3º ano do en­sino médio ou o 2º, 3º ou 4º ano do en­sino téc­nico, em es­colas pú­blicas ou par­ti­cu­lares. As in­for­ma­ções estão dis­po­ní­veis no en­de­reço ele­trô­nico www2.​camara.​leg.​br/​responsabilidade-social/​parlamentojovem/​2013.​

Para par­ti­cipar, o es­tu­dante deve criar um pro­jeto de lei para ser apre­sen­tado na se­cre­taria de sua es­cola, jun­ta­mente com a ficha de ins­crição e a do­cu­men­tação re­que­rida. O pro­jeto pode abordar temas nas se­guintes áreas: agri­cul­tura e meio am­bi­ente; saúde e se­gu­rança pú­blica; eco­nomia, em­prego e de­fesa do con­su­midor; edu­cação, cul­tura, es­porte e tu­rismo.


Imagem: Di­vul­gação


O Par­la­mento Jovem Bra­si­leiro propõe a vi­vência do pro­cesso de­mo­crá­tico, me­di­ante a par­ti­ci­pação de es­tu­dantes em uma si­mu­lação da jor­nada par­la­mentar na Câ­mara dos De­pu­tados, em Bra­sília, no pe­ríodo de 23 a 27 de se­tembro de 2013.

Dos es­tu­dantes que estão ma­tri­cu­lados no en­sino téc­nico, so­mente es­tarão aptos a par­ti­cipar do Par­la­mento aqueles que cursam o en­sino téc­nico na mo­da­li­dade in­te­grada ao en­sino médio. Também é exi­gido ao can­di­dato ter entre 16 e 22 anos e não ter par­ti­ci­pado como de­pu­tado jovem em ne­nhuma outra edição do Par­la­mento Jovem Bra­si­leiro.

De­pu­tado Jovem – o baiano Jô­natan Ga­briel Ramos Costa, es­tu­dante do Co­légio Es­ta­dual Bar­to­lomeu de Gusmão (Lauro de Freitas), foi um dos de­pu­tados Jo­vens do ano 2012. O pro­jeto de lei re­di­gido por ele dispõe sobre a cri­ação do pro­grama Es­cola Sus­ten­tável nas es­colas pú­blicas do en­sino fun­da­mental II e médio. “Tenho o in­tuito de abrir os olhos dos es­tu­dantes para a questão am­bi­ental. A im­por­tância da re­ci­clagem, do apro­vei­ta­mento de re­sí­duos, da cri­ação de hortas co­mu­ni­tá­rias, da ma­nu­tenção do meio am­bi­ente no am­bi­ente es­colar”.

O jovem afirma que a ex­pe­ri­ência que esta vi­vendo é única e que lhe per­mitiu en­tender me­lhor a Edu­cação do país. “O pro­jeto não é apenas uma si­mu­lação, mas também uma porta de en­trada para uma nova re­a­li­dade. O meu ob­je­tivo é in­cen­tivar mais pes­soas par­ti­ci­parem do pro­jeto, pois é uma ótima forma de se in­teirar de po­lí­tica”.

O pro­grama - Par­la­mento Jovem Bra­si­leiro, ins­ta­lado anu­al­mente, é re­gu­lado pelo Ato da Mesa nº 49/04 e pela Re­so­lução 12/03 da Câ­mara dos De­pu­tados. Os de­pu­tados jo­vens são pré-se­le­ci­o­nados pelas se­cre­ta­rias de Edu­cação dos res­pec­tivos Es­tados, que en­ca­mi­nham os pro­jetos ao Consed. Por sua vez, o con­selho envia os pro­jetos à Câ­mara dos De­pu­tados, onde uma co­missão, for­mada por ser­vi­dores da área le­gis­la­tiva, irá es­co­lher os pro­jetos par­ti­ci­pantes. O nú­mero de re­pre­sen­tantes por Es­tado e pelo Dis­trito Fe­deral é pro­por­ci­onal ao nú­mero de de­pu­tados fe­de­rais.










Secretaria da Educação assegura promoção para professores que concluíram o Curso de Atu­a­li­zação em Prá­ticas Pe­da­gó­gicas

Foto: Clau­di­onor Jr. Ascom/Edu­cação

A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia an­te­cipou o pa­ga­mento da se­gunda par­cela de mais 7% de pro­moção sa­la­rial para a mai­oria dos pro­fes­sores que con­cluíram o Curso de Atu­a­li­zação em Prá­ticas Pe­da­gó­gicas, mi­nis­trado pela Uni­ver­si­dade de Bra­sília (UnB). O pa­ga­mento para os 22 mil pro­fes­sores que re­gis­traram mais de 50% de frequência foi efe­tuado no dia 24 de abril e a lista dos be­ne­fi­ci­ados foi pu­bli­cada no Diário Ofi­cial.

>> Con­sulte aqui a lista de pro­fes­sores con­tem­plados

A for­mação, que teve início no dia 17 de de­zembro de 2012, as­se­gura a pro­moção na car­reira do pro­fessor, com um ganho médio de 14%. A pri­meira par­cela de 7%, re­tro­a­tiva a no­vembro de 2012 foi con­ce­dida em fe­ve­reiro, para os pro­fes­sores que fi­na­li­zaram a pri­meira etapa.

Para os cerca de 4,5 mil pro­fes­sores que não ob­ti­veram 50% de frequência até o dia 12 de abril e ainda con­ti­nuam fa­zendo o curso, a Se­cre­taria da Edu­cação in­forma que já está pre­pa­rando a se­gunda lista para pa­ga­mento após o tér­mino do curso, pro­gra­mado para o dia 3 de maio. O pa­ga­mento será re­tro­a­tivo ao mês de março, con­forme es­ta­be­le­cido na Lei nº 12.603, de 04/12/2012.

Pro­fes­sores aprovam curso - Para Mi­lena Moura, pro­fes­sora de in­glês do Co­légio Mo­delo Luís Edu­ardo Ma­ga­lhães, no mu­ni­cípio de Ita­be­raba, a pos­si­bi­li­dade de in­te­ração foi um dos des­ta­ques do curso. “Per­cebi que não estou so­zinha. Pude com­par­ti­lhar com os meus co­legas al­ter­na­tivas para me­lhorar o en­sino da língua in­glesa. Tro­quei muito ma­te­rial, co­nheci pro­fis­si­o­nais que têm o mesmo pen­sa­mento que eu. A minha tu­tora também foi ótima, mos­trou que co­nhece o que es­tava fa­zendo. Agora, es­pero mais cursos, prin­ci­pal­mente di­re­ci­o­nado para pro­fes­sores de áreas es­pe­cí­ficas”.

A pro­fes­sora de língua por­tu­guesa Lu­cília Coimbra, do Co­légio Es­ta­dual De­pu­tado Hen­rique Brito, em Sal­vador, também aprovou a ini­ci­a­tiva. “O curso pro­por­ci­onou uma con­vi­vência entre pro­fes­sores de di­versos pontos do Es­tado, pos­si­bi­li­tando a troca das ex­pe­ri­ên­cias que já estão ocor­rendo nas es­colas. O pro­fes­so­rado só teve a ga­nhar”. A do­cente também re­co­nhece a va­li­dade da for­mação para o for­ta­le­ci­mento do tra­balho in­ter­dis­ci­plinar. “O pro­jeto que meu grupo cons­truiu dis­cute a lei nº 10.639/2003, que com­pletou 10 anos. Se­guimos a ori­en­tação da Se­cre­taria para in­cluir, no pla­ne­ja­mento do ano le­tivo 2013, a te­má­tica his­tória e cul­tura afri­cana e afro-bra­si­leira nos es­paços es­co­lares da rede es­ta­dual de en­sino”.

“O curso pro­por­ci­onou uma con­vi­vência entre pro­fes­sores de di­versos pontos do Es­tado, pos­si­bi­li­tando a troca das ex­pe­ri­ên­cias que já estão ocor­rendo nas es­colas. O pro­fes­so­rado só teve a ga­nhar" - Lu­cília Coimbra - pro­fes­sora

O curso é mi­nis­trado a dis­tância pela Uni­ver­si­dade de Bra­sília (UnB). De acordo com a pro­fes­sora da UnB e co­or­de­na­dora-geral do curso, Sil­viane Bar­bato, a ini­ci­a­tiva é um su­cesso. “O em­penho dos pro­fes­sores da Bahia foi grande neste curso. As­su­miram a res­pon­sa­bi­li­dade, e todos nós, pro­fes­sores, apren­demos muito com todos. Um tra­balho gra­ti­fi­cante”, con­si­derou.

Entre os temas apre­sen­tados, des­taque para “A im­por­tância da in­ter­dis­ci­pli­na­ri­dade e da trans­ver­sa­li­dade na or­ga­ni­zação do en­sino e na for­mação dos pro­fes­sores e es­tu­dantes”, “Pes­quisa apli­cada à edu­cação bá­sica: a prá­tica do­cente em foco” e, ainda, “Ava­li­ação do pro­cesso edu­ca­tivo: na­tu­reza, pro­ce­di­mentos téc­nicos e re­sul­tados”.








sexta-feira, 26 de abril de 2013

Hora de tirar dúvidas!

Os professores deveriam aplaudir os alunos que trazem dúvidas difíceis de tirar. Se acertarmos nas dúvidas, atingiremos o alvo da educação


Gabriel Perissé*



A professora, após explicar o que tinha de explicar, disse:

- É isso aí, gente! Quem tiver alguma dúvida pode falar, agora é a hora de tirar as dúvidas.

O menino levantou o braço.

- Muito bem, Jeferson! Que dúvida você tem?

O aluno tinha uma dúvida sobre subtração com números fracionados. E a professora rebateu, decepcionada:

- Vê-se logo que você não estava atento à minha explicação, não é? Que dúvida é essa! Como você não conseguiu entender algo tão simples?

E repetiu a mesma explicação. Com receio de frustrar a professora, e de tomar outra bronca, o menino fez cara de que finalmente entendera tudo. A dúvida foi tirada... para fora.

- Alguém mais tem dúvida? - voltou a perguntar a professora. Aguardou alguns segundos, olhando para a turma por cima dos óculos. Mas dessa vez o silêncio lhe dizia que sua aula tinha sido perfeita.



Dubito ergo sum

Duvidar faz parte do processo natural do pensamento. Ficamos em dúvida, entre sair ou não, entre o sim e o não, entre aquele caminho ou outro, ou um terceiro ainda. A dúvida é existencial. Duvidamos, por isso existimos. E, para continuar existindo, precisamos ver os prós e os contras, e escolher os caminhos que nos pareçam mais adequados.

As três palavras em latim - dubito ergo sum - são de inspiração cartesiana. O filósofo francês Descartes dizia que pensar é duvidar, e que duvidar é sinal de que estamos vivos. Os vivos vivem suas dúvidas e suas certezas. Os vivos têm certeza de que tirar toda e qualquer dúvida é extirpar um pedaço da nossa mente.

Para levantar dúvidas precisamos estar atentos. O aluno teve a coragem de falar, e a professora perdeu a chance de fazer uma autocrítica. A explicação repetida tirou a dúvida da frente, eliminou a dúvida por decreto, impedindo que aquele e os demais alunos vissem como é possível praticar a poesia da dúvida.

Quando alguém deixa a dúvida aparecer é porque está pensando, é porque está com a mente em ação. A mente ativa faz poesia. As mentes poéticas são flexíveis, curiosas, disponíveis para descobrir a complexidade da vida. São mentes abertas para novas interpretações.



"Onde houver dúvida, que eu leve a fé."


Podemos reinterpretar essa frase como um convite à convivência entre dúvida e certeza. A dúvida precisa ser acompanhada pela certeza. E a certeza precisa ser precedida pela dúvida.



O inferno da certeza

A certeza pela certeza pode levar à estagnação mental e existencial. E duvidar por duvidar pode nos levar para o beco sem saída da certeza. Quando duvidamos por teimosia (ou quando por teimosia não queremos duvidar), deixamos de aprender. A professora não tinha a menor dúvida de que a sua explicação era a única explicação certa. E que era a melhor de todas as explicações possíveis!



Vejamos esse irreverente poema de Mario Quintana, do seu livro Caderno H:


A dúvida e a certeza

São Tomé - que, como todo o mundo sabe, foi o precursor da dúvida cartesiana - jamais perdeu a obsessão das verdades palpáveis e por isso foi parar no Inferno. Ora, os mais infelizes dentre os infernados são os arrependidos e um destes censurou tristemente a Tomé:

- Viste? Só de teimoso tu perdeste o Céu...

E Tomé:

-O Céu? Não sejas doido... Só existe o Inferno!

É para ver o outro lado do céu, ou o outro lado do inferno, que precisamos pensar. O poeta Quintana coloca um santo no inferno. São Tomé tem fé naquilo que vê, e por isso tem certeza de que o inferno existe.

Mas o poema poderia continuar assim:

Quando o Diabo ouviu dizer que São Tomé andava pelo Inferno, disseminando a dúvida entre os infernados, foi procurá-lo, soltando fogo pelas ventas:

- Tomé! Como ousas colocar em dúvida a existência do Céu. Sem o Céu, o Inferno não tem mais graça!

- Só acreditarei no Céu se eu puder ver com meus próprios olhos.

O Diabo pegou São Tomé pelo pescoço e o lançou para o alto. Quando chegou ao Céu, São Pedro censurou a Tomé:

- Por onde andavas, rapaz? Jesus pergunta por ti todos os dias!

Tomé não hesitou e disse:

- Duvido!




Hora de acertar na dúvida

Estamos cercados de certezas e de dúvidas. Se acertarmos nas dúvidas, atingiremos o alvo da educação. Os professores deveriam aplaudir os alunos que trazem dúvidas difíceis de tirar. Uma boa dúvida rompe com a monotonia da única resposta certa.

O pedagogo inglês Ken Robinson defende o cultivo do pensamento divergente. Quantas utilidades podemos dar para um clipe? Há quem acredita que essa pequena peça de metal ou matéria plástica tem como única função juntar papéis.

Ao colocar em dúvida esta certeza, os papéis se soltam e também nossa mente. Experimente sua mente! Ao terminar de ler este artigo, faça uma lista.

Não tenho a menor dúvida de que você descobrirá centenas de utilidades para um clipe.






*Gabriel Perissé é doutor em Filosofia da Educação (USP) e pesquisador do Núcleo Pensamento e Criatividade (NPC) - www.perisse.com.br

OPINIÃO: O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO


"Nós, educadores, precisamos acompanhar essas tendências e compreender de uma vez que, se não levarmos as tecnologias aos nossos alunos, seremos nós quem nos distanciaremos do novo formato de Educação", afirma Tatiana Bertt


Mesmo que no início a Internet tenha sido utilizada apenas para fins militares, em poucos anos se tornou um referencial em todo tipo de comunicação. Com o passar do tempo, ela foi sendo aprimorada em uma interface gráfica visualmente interessante e mais dinâmica. Esse acesso, enfim, chegou às Escolas, o que se deu em meados dos anos 90.

A partir daí, contudo, surgiu uma pergunta que está em evidência até hoje: afinal, como avaliar o desenvolvimento das habilidades dos Alunos que utilizam esse recurso? Para responder a essa pergunta, podemos relacionar o Ensino antes e depois da chegada da Internet nas instituições educacionais.

O cenário de aprendizagem antes era o Professor como emissor da palavra e o Aluno ouvinte. Assim sendo, aquilo que o Aluno ouvia era por ele reproduzido em palavras escritas em seu caderno ou livro didático. Nesse contexto, havia pouca interação entre eles.

Depois da Internet, o cenário mudou quase por completo. Temos o Professor como mediador do conhecimento, enquanto Alunos se tornam coautores na busca da informação. Os Alunos hoje podem compartilhar ideias e aprofundar as pesquisas relacionadas ao assunto em um ambiente de reflexão, com bibliotecas virtuais, guias, apostilas interativas e muito mais.

Ainda há que se falar do aprendizado colaborativo, uma grande tendência dos Alunos do século XXI. Nesse ambiente, as pessoas com interesse comum se reúnem para compartilhar o que sabem, buscam juntas a solução dos problemas, tomam decisões e agem em equipe por meio de fóruns de debates, e-mails, videoconferências, sendo cercadas por muitas outras possibilidades no mundo todo.

Trata-se agora de uma Nova Cultura Educacional, que tem como base o Compartilhamento das Ideias e ideais em Projetos Colaborativos. Nós, Educadores, precisamos acompanhar essas tendências e compreender de uma vez que, se não levarmos as tecnologias (acessos à internet, redes sociais...) aos nossos Alunos, seremos nós quem nos distanciaremos desse novo formato de Educação. Cabe o entendimento da utilização da Internet, de como nossos Alunos compreendem a pesquisa, o acesso e a busca, bem como da forma como utilizam a informação.

Temos que estar “antenados” em tudo que acontece na web e usar esses recursos em nossas aulas a favor da construção do conhecimento. Para contribuir com o uso correto da Internet na sala de aula, existem muitos artigos publicados, que até oferecem o passo a passo de como inserir esse importante recurso em nossas aulas.










quinta-feira, 25 de abril de 2013

PARA INCLUIR CIÊNCIAS, PROVA BRASIL SERÁ APLICADA EM DOIS DIAS, DIZ INEP




Alunos terão português e matemática no primeiro dia e ciências no segundo. Detalhes sobre a prova de ciências devem ser definidos até 10 de maio

Fonte: G1



Diferentemente dos anos anteriores, a edição de 2013 da Prova Brasil será aplicada em dois dias, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O motivo é a inclusão de questões de ciências na prova, confirmada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na semana passada. Antes a prova acontecia em um dia e tinha apenas questões de língua portuguesa e matemática.

A assessoria de imprensa do Inep afirmou que ainda não há uma previsão de quanto a aplicação da nova prova vai custar, mas disse que a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) pretende finalizar o "desenvolvimento do instrumento para a avaliação" até dia 10 de maio.

A estimativa da autarquia do MEC é que a prova da matéria tenha a mesma duração dos exames de português e matemática: duas horas. "Não poderá ser superior a este tempo", afirmou a assessoria de imprensa, em comunicado.

Outra proposição da Daeb é que a aplicação da prova com conteúdos de ciências seja censitária, e não amostral. Isso quer dizer que o mesmo público das demais provas devem fazer a de ciências.

Porém, Mercadante já afirmou que apenas os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º do ensino médio farão a prova de ciências. Os estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, portanto, só terão que responder a questões de língua portuguesa e matemática.

Ideb sem ciências
As questões da matéria não serão incluídas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013. De acordo com o Inep, a introdução de ciências na Prova Brasil é uma "estratégia de calibração da matriz para poder avançar nos cálculos do Ideb para 2015".

A Prova Brasil faz parte do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) e é aplicada a cada dois anos para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio de redes públicas. Seu resultado é um dos valores usados para compor o Ideb. Até 2011, a prova avaliava o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática. Com a inclusão de ciências, o sistema de avaliação se aproxima de avaliações internacionais como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês).
Segundo o Inep, em 2011 participaram da Prova Brasil 55.924 escolas públicas. Outras 3.392 escolas públicas e particulares participaram da parte amostral do Saeb, que é definida em sorteio.













quarta-feira, 24 de abril de 2013

Centro Juvenil abre inscrições para curso de inglês

A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, por meio do Centro Ju­venil de Ci­ência e Cul­tura (CJCC), abre as ins­cri­ções para o curso de in­glês des­ti­nado a es­tu­dantes ma­tri­cu­lados no 1º e 2º ano do en­sino médio da rede pú­blica es­ta­dual e suas mo­da­li­dades (edu­cação in­dí­gena, qui­lom­bola, Edu­cação de Jo­vens e Adultos – EJA), e, agora, também, para os alunos da edu­cação pro­fis­si­onal in­te­grada ao en­sino médio. As aulas co­meçam no dia 30 de abril, na sede do CJCC, no Co­légio Cen­tral, numa par­ceria com a Uni­ver­si­dade Fe­deral da Bahia (Ufba).


Curso de In­glês - CJCC


O pe­ríodo de ma­trí­cula cor­res­ponde tanto para os alunos que pas­saram para o se­gundo nível do curso, que teve início em ja­neiro, como para os no­vatos. As ins­cri­ções serão re­a­li­zadas no Pa­vi­lhão Dalva Matos do Co­légio Cen­tral (em Na­zaré), entre 19 a 26 de abril, das 9h às 20h, de se­gunda a sexta-feira, e, aos sá­bados, das 9 h às 12 h, por ordem de che­gada. As aulas são gra­tuitas e mi­nis­tradas por pro­fes­sores do Ins­ti­tuto de Le­tras da Ufba, em ho­rário di­fe­rente do turno le­tivo dos es­tu­dantes, três vezes por se­mana. Os con­cluintes terão cer­ti­fi­cado emi­tido pela uni­ver­si­dade.

“Há um en­can­ta­mento entre os es­tu­dantes e seus pais com a oferta de um curso de in­glês gra­tuito ex­tra­cur­rí­culo, in­cluindo o ma­te­rial di­dá­tico, tendo como par­ceira a Ufba, sob a co­or­de­nação do pro­fessor Nilton Seixas”, en­fa­tiza Djane Moura Cruz, da equipe do CJCC.

Do­cu­men­tação – Para se ins­crever, o es­tu­dante de­verá ter em mãos o com­pro­vante de ma­trí­cula em es­cola da rede es­ta­dual e car­teira de iden­ti­dade. De­pois de ins­crito, o can­di­dato será con­du­zido para re­a­lizar o teste de in­gresso, no pró­prio CJCC. O re­sul­tado do pro­cesso de ins­crição será di­vul­gado dia 29 de abril, aqui no Portal da Edu­cação e no Pa­vi­lhão Dalva Matos, do Co­légio Cen­tral.

O curso de in­glês ofe­re­cido pelo Centro Ju­venil de Ci­ência e Cul­tura é uma ini­ci­a­tiva edu­ca­ci­onal com­ple­mentar da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia e visa am­pliar o acesso da ju­ven­tude baiana às te­má­ticas con­tem­po­râ­neas, na pers­pec­tiva de con­so­lidar a sua ca­pa­ci­dade de fazer nexos in­ter­dis­ci­pli­nares. A ati­vi­dade con­tribui para po­ten­ci­a­lizar a com­pre­ensão de fatos, ques­tões, in­ven­ções, avanços e con­quistas ci­en­tí­ficas, so­ciais, cul­tu­rais, ar­tís­ticas e tec­no­ló­gicas da hu­ma­ni­dade.








Prêmio de Gestão Escolar: inscrições abertas


Em 2010, o co­légio Casa Jovem II foi pre­miado no Des­taque Brasil


As es­colas pú­blicas es­ta­duais e mu­ni­ci­pais da edu­cação bá­sica de todo o país já podem se ins­crever para a 14° edição do Prêmio Gestão Es­colar (PGE). Re­a­li­zado pelo Con­selho Na­ci­onal de Se­cre­tá­rios de Edu­cação (Consed), o prêmio é um mo­ti­vador para as es­colas pen­sarem sobre sua gestão e mo­bi­li­zarem sua co­mu­ni­dade es­colar. As ins­cri­ções até 31 de maio, pelo site www.​premiogestaoescolar.​com.​br

Os par­ti­ci­pantes serão ava­li­ados em cinco di­men­sões de gestão: pe­da­gó­gica, par­ti­ci­pa­tiva, de pes­soas e li­de­rança e de in­fra­es­tru­tura. "Ano a ano, bus­camos atrair mais es­colas, para que exem­plos de boas ges­tões sejam re­co­nhe­cidos e ga­nhem mais vi­si­bi­li­dade. O prêmio é um es­tí­mulo à me­lhoria do de­sem­penho das es­colas e o su­cesso da apren­di­zagem dos alunos," des­taca a pre­si­dente do Consed, Maria Ni­lene Ba­deca da Costa.

Ins­cri­ções - As ins­cri­ções foram apri­mo­radas e a partir de agora todo o pro­cesso será feito via in­ternet. Não ha­vendo mais a ne­ces­si­dade de im­primir a do­cu­men­tação final, sua ins­crição irá di­re­ta­mente para o co­mitê de ava­li­ação.

A meta é au­mentar o nú­mero de par­ti­ci­pantes em re­lação à edição pas­sada, que re­gis­trou cerca de nove mil can­di­datos ao prêmio, um au­mento sig­ni­fi­ca­tivo em re­lação a edi­ções an­te­ri­ores. Desde sua pri­meira edição, já foram re­a­li­zadas 34.232 ins­cri­ções.

Pre­mi­ação - As es­colas re­pre­sen­tantes dos es­tados e do Dis­trito Fe­deral re­cebem o di­ploma de des­taque es­ta­dual/dis­trital e R$ 6 mil. As seis es­colas fi­na­listas, além do di­ploma de des­taque na­ci­onal, re­cebem R$ 10 mil cada. A pri­meira co­lo­cada ganha R$ 30 mil e o tí­tulo de Re­fe­rência Brasil. Os prê­mios em di­nheiro não são cu­mu­la­tivos.

Os di­re­tores de todas as ins­ti­tui­ções de en­sino se­le­ci­o­nadas para re­pre­sentar seus es­tados também são con­tem­plados com uma vi­agem de in­ter­câmbio para os Es­tados Unidos.

Bahia – Em 2010, a ca­te­goria Des­taque Brasil re­co­nheceu a ex­pe­ri­ência de uma es­cola da rede es­ta­dual baiana, o Co­légio Casa Jovem II, na zona rural de Igra­piúna, no Baixo-Sul da Bahia. Gestor da uni­dade, Fran­cisco Nas­ci­mento conta que o prêmio ajudou a es­cola a me­lhorar os seus pro­cessos de au­to­or­ga­ni­zação.








terça-feira, 23 de abril de 2013

PROFESSORES INICIAM GREVE NACIONAL PARA COBRAR O CUMPRIMENTO DO PISO


A paralisação da rede pública vai até quinta-feira. Segundo a CNTE, alguns Estados e municípios podem aprovar a prorrogação da greve

Fonte: Terra


Professores da rede pública de todo o País iniciaram nesta terça-feira uma greve nacional de três dias para cobrar o cumprimento da Lei do Piso, sancionada há quase cinco anos e que ainda não é cumprida por boa parte dos Estados e municípios. Levantamento feito pelo Terra com base em dados fornecidos pelas secretarias da educação e pelos sindicatos aponta que 11 Estados pagam abaixo de 1.567,00 para um docente com jornada de 40 horas semanais.

A pior situação é verificada no Rio Grande do Sul, onde um professor com o ensino médio ganha míseros R$ 977,05 como vencimento básico. Sem condições de cumprir com a lei sem alterar o plano de carreira da categoria, o governo gaúcho optou por pagar um complemento para quem recebe menos que o piso. Situação semelhante enfrentam o Paraná, Goiás, Rondônia, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão, que também precisam reajustar os salários do magistério para se adequar à lei.

Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, estima uma grande mobilização até quinta-feira para fazer cumpri a lei. "Precisamos fazer uma grande mobilização para que a lei seja cumprida, temos que brigar, ir para a rua, para cobrar por algo que foi aprovada por unanimidade no Congresso há cinco anos. Isso é uma vergonha, precisamos começar a valorizar os profissionais da educação", disse ao Terra.

Leão estima que a paralização pode resultar em greve por tempo indeterminado em alguns cidades e Estados, já que os professores farão assembleia até quinta-feira para definir os rumos da mobilização. Em São Paulo, a greve já teve início na segunda-feira e além de reajuste salarial, os professores cobram o cumprimento de um terço da jornada de trabalho para atividades extraclasse - como preparação de atividades e correção de provas, outro ponto definido pela Lei do Piso.

Em São Paulo, um professor das séries finais do ensino fundamental ganha R$ 2.088 como vencimento básico, valor acima do piso, mas que segundo os professores ainda é muito baixo. Para o presidente da CNTE, com salários muito mais atrativos na iniciativa privada, os jovens não se interessam mais pela carreira. Ele estima que faltam hoje no Brasil cerca de 300 mil docentes na educação básica pública. "Isso é resultado da política de desvalorização da profissão. Sem perspectiva de carreira promissora, o jovem se afastou do magistério."

Além do piso, a mobilização vai cobrar a aprovação da emenda que destina 100% dos royalties do petróleo para a educação, a aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional, a valorização dos funcionários das escolas e mudanças na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A paralisação de três dias tem início com uma série de atividades promovidas pelos sindicatos estaduais e municipais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os professores agendaram uma passeada da sede do sindicato, na avenida Alberto Bins, até o palácio do governo estadual no começo da tarde para pressionar o governador Tarso Genro (PT) a cumprir com a Lei do Piso. Na quarta-feira haverá uma grande mobilização em Brasília, com a presença de professores de todo o Brasil em uma marcha pela educação e reuniões com parlamentares e governantes. Na quinta-feira ainda estão previstas assembleias dos sindicatos.






SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INSCREVE PARA CURSO GRATUITO DE INGLÊS






O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, promove curso de inglês destinado a estudantes matriculados no 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública estadual e suas modalidades (educação indígena, quilombola, Educação de Jovens e Adultos - EJA), e agora também aos alunos da educação profissional integrada ao ensino médio.

As aulas começam no dia 30 deste mês, na sede do CJCC, no Colégio Central, numa parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). O período de matrícula corresponde para os alunos que passaram para o segundo nível do curso, que teve início em janeiro, e os novatos.

As inscrições serão realizadas no Pavilhão Dalva Matos do Colégio Central (em Nazaré), no período de 19 a 26 próximo, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 h, e aos sábados, das 9 às 12 h, por ordem de chegada. As aulas são gratuitas e ministradas por professores do Instituto de Letras da Ufba, em horário diferente do turno letivo dos estudantes, três vezes por semana. Os concluintes terão certificado emitido pela universidade.



Documentação

Para se inscrever, o estudante deverá ter em mãos o comprovante de matrícula em escola da rede estadual e carteira de identidade. Depois de inscrito, será conduzido para realizar o teste de ingresso, no próprio CJCC. O resultado do processo de inscrição será divulgado dia 29 deste mês, no site da Secretaria da Educação ou no Pavilhão Dalva Matos.

O curso de inglês é uma iniciativa educacional complementar da secretaria com o propósito de ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas, na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares. A atividade contribui para potencializar a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade.








segunda-feira, 22 de abril de 2013

Especialização gratuita em educação profissional reabre inscrições




O Departamento de Educação (DEDC), do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, reabriu as inscrições do curso de especialização em metodologia do ensino para a educação profissional até esta segunda-feira (22).

A pós-graduação lato sensu, oferecida gratuitamente pela universidade, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC), por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), vai qualificar 1.620 professores da rede pública estadual de educação profissional. As inscrições foram reabertas para completar as 356 vagas disponíveis.

O curso é voltado para as pessoas graduadas em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos. Os interessados devem se inscrever no DEDC, das 8h às 12h e das 13h às 17h, apresentando os documentos exigidos no edital.

Com informações da SECOM

Novo mestrado profissional em educação de jovens e adultos oferece 30 vagas



O Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, está com inscrições abertas para o mestrado profissional gratuito até o dia 30 deste mês.

O programa é voltado para professores, gestores, técnicos e demais profissionais de instituições públicas ou privadas, com formação em nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) de diferentes áreas do conhecimento.

O mestrado oferece 30 vagas, que serão distribuídas da seguinte forma: quatro destinadas aos servidores públicos vinculados à Uneb, dez para os profissionais de instituições públicas conveniadas, dez para os profissionais de instituições privadas conveniadas e seis destinadas à demanda social. Os interessados podem se inscrever pelo site (acesse aqui). A taxa é de R$ 150.

O programa é composto por três áreas de concentração: educação, trabalho e meio ambiente, formação de professores e políticas públicas e gestão educacional e tecnologias da informação e da comunicação.

O resultado do processo seletivo será divulgado em 17 de maio. A matrícula será feita entre os dias 22 e 24 do mesmo mês, na secretaria do MPEJA, no Campus I.










Com informações da SECOM

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CLUBE DO DESCONTO CONSEGUE ABATIMENTO EM PÓS-GRADUAÇÃO PARA SERVIDORES



Os servidores estaduais que desejam investir em formação superior continuada podem se beneficiar de descontos especiais em cursos de pós-graduação, a partir parceria entre o Clube de Desconto do Servidor e a Unime e Unijorge. As duas instituições estão oferecendo abatimento de até 20% no valor das mensalidades de diversas especializações. 

Os interessados devem entrar em contato imediato com as duas faculdades, por que as primeiras turmas contempladas pelos descontos serão iniciadas até o final deste mês. A Unime oferece desconto de 20% válido para dez cursos de pos-graduação disponíveis no campus da Avenida Paralela, em Salvador.



Cursos contemplados

Na Unijorge, onde as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 17 deste mês, o desconto é de 15% para a especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Lideranças, com aulas nos campi do Iguatemi ou do Comércio. Informações pelos telefones (71) 3206-8097 / 9611-7031.

Os cursos da Unime contemplados pelo abatimento são Assessoria em Redes Digitais, Educação Inclusiva e Fisioterapia Aplicada, além dos MBA's em Gestão Empresarial, Marketing Estratégico, Gestão Estratégica e Educacional, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios com Ênfase em Logística e Planejamento Tributário, sendo que os três últimos ainda contam com isenção na taxa de inscrição. Contato pelos telefones (71) 3616-2024 / 3616-2037 / 9637-6327 / 9115-5246.

O Clube do Desconto do Servidor é mantido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e regulamentado pela lei 11.568. Oferece abatimentos de até 50% no preço de produtos e serviços, que beneficiam servidores ativos, entre efetivos e temporários, além de inativos e pensionistas. 

Atualmente, o clube reúne 203 empresas parceiras em 28 segmentos diferentes, entre academias, salões de beleza, livrarias, cursos de idiomas, escolas, faculdades, lojas de varejo, agências de viagens, restaurantes, entre outros. A lista completa dos parceiros do clube está disponível no Portal do Servidor. Para utilizar os descontos, basta apresentar o contracheque e documento de identidade ou o crachá funcional.










quinta-feira, 18 de abril de 2013

18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil


 













O dia 18 de abril foi ins­ti­tuído como o dia na­ci­onal da li­te­ra­tura in­fantil, em ho­me­nagem à Mon­teiro Lo­bato.

“Um país se faz com ho­mens e com li­vros”. Essa frase criada por ele de­monstra a va­lo­ri­zação que dava à lei­tura e sua forte in­fluência no mundo li­te­rário.

Mon­teiro Lo­bato foi um dos mai­ores au­tores da li­te­ra­tura in­fanto-ju­venil bra­si­leira. Nas­cido em Tau­baté, in­te­rior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, ini­ciou sua car­reira es­cre­vendo contos para jor­nais es­tu­dantis. Em 1904 venceu o con­curso li­te­rário do Centro Aca­dê­mico XI de Agosto, época em que cur­sava a fa­cul­dade de di­reito.

Como viveu um pe­ríodo de sua vida em fa­zendas, seus mai­ores su­cessos fi­zeram re­fe­rên­cias à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um cai­pira muito pre­gui­çoso. De­pois criou a his­tória “A Me­nina do Nariz Ar­re­bi­tado”, que fez grande su­cesso. Dando sequência a esses su­cessos, montou a maior obra da li­te­ra­tura in­fanto-ju­venil: O Sítio do Pi­capau Ama­relo, que foi trans­for­mado em obra te­le­vi­siva nos anos oi­tenta, sendo re­gra­vado no final dos anos no­venta.

Dentre seus prin­ci­pais per­so­na­gens estão D. Benta, a avó; Emília, a bo­neca fa­lante; Tia Nas­tácia, co­zi­nheira que pre­pa­rava fa­mosos bo­li­nhos de chuva, Pe­drinho e Na­ri­zinho, netos de D. Benta; Vis­conde de Sa­bu­gosa, o bo­neco feito de sa­bugo de milho, Tio Bar­nabé, o ca­seiro do sítio que con­tava vá­rios “causos” às cri­anças; Ra­bicó, o por­quinho cor-de-rosa; dentre vá­rios ou­tros que foram sur­gindo através das di­fe­rentes his­tó­rias. Quem não se lembra do An­jinho da asa que­brada que caiu do céu e viveu grandes aven­turas no sítio?

Dentre suas obras, Mon­teiro Lo­bato res­gatou a imagem do homem da roça, apre­sen­tando per­so­na­gens do fol­clore bra­si­leiro, como o Saci Pe­rerê, ne­grinho de uma perna só; a Cuca, uma ja­caré fêmea muito mal­vada; e ou­tros. Também en­ri­queceu suas obras com obras li­te­rá­rias da mi­to­logia grega, bem como com per­so­na­gens do ci­nema (Walt Disney) e das his­tó­rias em qua­dri­nhos.

Na ver­dade, através de sua in­te­li­gência, mos­trou para as cri­anças como é pos­sível aprender através da brin­ca­deira. Com o lan­ça­mento do livro “Emília no País da Gra­má­tica”, em 1934, mos­trou as­suntos como ad­je­tivos, subs­tan­tivos, sí­labas, pro­nomes, verbos e vá­rios ou­tros. Além desse, criou ainda Arit­mé­tica da Emília, em 1935, com as mesmas in­ten­ções, porém com as brin­ca­deiras se pas­sando num pomar.

Mon­teiro Lo­bato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que re­gis­trou o seu nas­ci­mento como data ofi­cial da li­te­ra­tura in­fanto-ju­venil.





Por Jus­sara de Barros
Gra­duada em Pe­da­gogia








Experiências de bolsistas da UEFS serão mostradas em seminário


Para socializar os trabalhos e experiências dos bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), será realizado o Seminário Interno de Extensão, nos dias 27 e 28 de maio. A programação, aberta à comunidade acadêmica, inclui conferência, atividade cultural e comunicação oral.

A inscrição de trabalhos prossegue até o dia 30 deste mês. Os interessados devem preencher o formulário disponível no portal (acesse aqui), na seção Notícias, e enviar para o e-mail: seminariodeextensaouefs@gmail.com.

Só serão aceitos projetos vinculados ao Programa Interno de Bolsa de Extensão (Pibex), da Uefs.




Fonte: SECOM -Bahia

quarta-feira, 17 de abril de 2013

ALUNOS DA REDE ESTADUAL PARTICIPAM DE AÇÃO COMBATE À DENGUE



Aproximadamente 140 mil estudantes do ensino fundamental de dez municípios baianos participam nesta quinta-feira (18) da primeira etapa do ‘Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas’. A ação incentivadora para o combate à dengue foi lançada nesta quarta (17) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Secretaria da Educação e prefeituras, por meio de uma videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela.

O público alvo é formado por alunos do ensino fundamental I e II, a fim de buscar a sua adesão para que se familiarizem com o tema e percebam a necessidade de fiscalizar as casas onde residem. A iniciativa tem o propósito ainda de alertar os adultos para a adoção de um posicionamento atuante e responsável frente ao controle da dengue. “O estudante é um irradiador de conhecimento e também um incentivador no combate ao mosquito”, disse o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Para incentivar a adesão foram produzidos dois modelos de cartilhas, ilustradas com personagens da turma do Xaxado. Os secretários de Saúde dos municípios participantes do programa receberam orientação para buscar apoio da Secretaria da Educação, com o objetivo de o trabalho ser desenvolvido de forma contínua, intersetorial e integrada.

“Quando envolvemos as crianças e adolescentes, conseguimos que levem para os pais, irmãos e vizinhos todas as informações desse trabalho”, disse o secretário da Saúde, Jorge Solla. Ele classificou a ação como importante para se criar uma cultura de combate ao mosquito, a fim que as pessoas façam de uma rotina a eliminação dos focos de dengue. Nesta primeira etapa, a ação ocorrerá em Feira de Santana, Brumado, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Paramirim, Seabra e Tanque Novo

Bahia registrou até esta semana mais de 32 mil casos da doença

A situação da dengue no estado foi apresentada durante a videoconferência pela superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Alcina Andrade. A Bahia registrou 33.218 casos notificados até segunda-feira (15), número pouco maior do que o registrado no mesmo período do ano passado - 32.884. Segundo ela, foram 35 casos da forma grava da doença este ano, com o computo de seis óbitos.

“O cenário da dengue não está tranqüilizador. O combate deve ser feito o ano inteiro”, afirmou a superintendente, salientando que a doença na Bahia está vinculada diretamente ao saneamento doméstico, já que 90% dos focos do mosquito se encontram nas residências. Ela alerta ainda que a mobilização para o combate a dengue deve ser de todos. “Queremos evitar mortes e essa rede de mobilização é essencial”.

A maior parte dos focos de dengue é encontrada em reservatórios de água em nível de solo. Caixas d’água, tonéis e tanques descobertos são os locais onde mais se concentram as larvas do Aedes aegypti. "É preciso deixar os reservatórios tampados todo o tempo e lavá-los periodicamente, para que nenhuma larva se desenvolva nas suas paredes", orienta Alcina.

Campanha

Para conscientizar a população, a Sesab investiu cerca de R$ 2 milhões em uma campanha publicitária, com orientações para a eliminação dos focos da dengue. São peças que foram veiculadas em fevereiro deste ano, em jornais, mobiliário urbano, blogs, painéis eletrônicos, TVs e rádios. Elas foram apresentadas pelo diretor de comunicação da Sesab, Ricardo Alt, que considera a comunicação um elemento importante para que haja um impacto significativo no combate ao mosquito da dengue. Segundo ele, uma das idéias é que a ação seja contínua e se torne pauta constante nas escolas.
















Mercadante: municípios e estados que não implantaram o CAE podem ficar sem merenda escolar




Orçamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é R$ 3,5 bilhões, para beneficiar 44 milhões de alunos da Educação Básica

Fonte: Agência Brasil




O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reforçou hoje (9) a importância da regularização do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) em estados, municípios e Distrito Federal. Aqueles que estiverem em situação irregular poderão ficar sem os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os conselhos são responsáveis por acompanhar a execução do programa em cada localidade do país. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) são 780 municípios com o CAE vencido e seis estados – Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia e Sergipe. "Quando não regularizam o conselho, o risco é a suspensão integral do repasse do Ministério da Educação. [Os estados e municípios] têm que cumprir a lei e implantar o conselho", disse o ministro.

O ministro diz que os municípios que ainda não implantaram o CAE "poderão ter problemas no repasse que nós fazemos. O conselho é um instrumento fundamental para acompanhar, fiscalizar e avaliar a qualidade da merenda".

Este ano, o orçamento do programa é R$ 3,5 bilhões, para beneficiar 44 milhões de alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). O dinheiro é transferido em dez parcelas mensais, para atender a 200 dias letivos e deve ser utilizado na aquisição de gêneros para a alimentação escolar.

Sobre possíveis irregularidades que envolvem o desvio da verba da merenda escolar em municípios brasileiros, Mercadante disse que "quem errou vai ter que pagar com rigor porque dinheiro para educação é sagrado, especialmente quando vai para merenda das crianças". Segundo ele, se o ministério identifica, por meio do sistema de prestação de contas online disponibilizado no portal do FNDE, qualquer irregularidade, ela é encaminhada aos órgãos competentes.











Fonte: Todos pela Educação

terça-feira, 16 de abril de 2013

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO LANÇA CAMPANHA PARA ORIENTAR PROFESSORES NO DIA MUNDIAL DA VOZ




Com uma campanha voltada aos professores das rede estadual, no Portal da Educação, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia comemora hoje, terça-feira, 16 de abril, o Dia Mundial da Voz. Os internautas terão acesso a dicas, entrevistas e depoimentos de profissionais que participam do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, responsável por desenvolver oficinas e oferece atendimentos no SAC-Educação, entre os quais, de fonoaudiologia.

“Nosso objetivo é sensibilizar os educadores, que têm na voz seu recurso primário de trabalho, para a importância de cuidar da sua saúde vocal”, explica a coordenadora geral do programa, Maria Regina Borges. 

Como a voz precisa ser usada de forma correta, principalmente porque funciona como um instrumento de trabalho, a campanha vem somar ao programa nas escolas, uma ação inédita, que já beneficiou seis mil educadores na capital e região metropolitana. 

“Esse conhecimento é essencial para que os professores exerçam suas habilidades profissionais em sala de aula sem trazer efeitos físicos e emocionais indesejáveis como rouquidão, dores de garganta, estresse, fadiga ou mesmo a perda da voz”.



Crescimento

Este ano, além de disponibilizar mais profissionais nas áreas de fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e psicologia, a secretaria acrescentou a especialidade nutrição ao programa. Ao todo, 52 profissionais de saúde estão disponíveis para atender aos educadores. 

Outra novidade é que os atendimentos acontecem, agora, em 210 escolas-polo de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari. Segundo a coordenadora, o governo está investindo na prevenção de doenças e em ações que promovam a saúde dos nossos educadores, providenciando o encaminhamento para a assistência e reabilitação junto às universidades públicas e privadas parceiras.

A professora Girlene de Oliveira Pereira, da Escola Dom Avelar Brandão Vilela, na Fazenda Grande do Retiro, explica que sempre soube da importância de cuidar da voz, mas as oficinas do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor vieram para reforçar a sua compreensão sobre o assunto. Ela atua há 22 anos em sala de aula. “Sei o quanto é necessário preservar a voz e ter uma postura corporal correta. O programa está sendo muito importante para os professores. Chegou para pontuar essa consciência e me ajudou a reforçar minha preocupação em trabalhar a voz de forma que não a desgaste por conta do trabalho do dia a dia”.

A colega Maria Rita Andrade, com 13 anos de atuação na área da educação, também é entusiasta do programa. “Tem sido uma grande contribuição para a nossa saúde vocal, pois a voz é o nosso instrumento de trabalho principal, e as oficinas nos mostram como protegê-la, fazendo exercícios de aquecimento e desaquecimento, antes e depois da sala de aula, que tenho feito constantemente. Que a secretaria invista sempre e cada vez mais na qualidade da nossa saúde”.



Programa

O atendimento do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor continua sendo feito no SAC Educação, mediante marcação pelo telefone 71 3117-1434, das 8 às 16h ou pessoalmente.







Transparência Escola disponibiliza para sociedade investimentos na rede estadual




Estudantes, pais ou qualquer cidadão podem acompanhar todos os investimentos e as despesas das escolas públicas estaduais, por intermédio do Transparência na Escola. O sistema, criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, está disponível no novo Portal da Educação e permite um controle social dos recursos encaminhados para as unidades escolares. Assim, os cidadãos podem saber dos recursos recebidos e gastos em alimentação escolar, conservação da rede física, compra de material permanente e material de consumo, além do investimento com a implementação do projeto pedagógico.

De acordo com o secretário Osvaldo Barreto, a intenção foi transformar o novo portal em um ambiente de democratização das relações entre a secretaria e a sociedade, trazendo, desta forma, a comunidade ainda mais para o dia a dia da unidade. Para isso, segundo ele, “criamos o sistema Transparência na Escola, um projeto fundamental para que a comunidade tome conhecimento do que o Estado gastou nas unidades escolares, sabendo o que foi alocado em cada segmento. Além disso, a pessoa pode saber o quanto a escola gastou e com o que gastou. É um avanço grande na democratização da informação pública”.

Controle

Os familiares aprovam a iniciativa de acompanhar todos os investimentos. “É muito positivo porque nós precisamos saber o que o diretor está fazendo com a verba da escola. Tornar isso público, em um espaço como a internet, é de grande importância. Precisamos de uma escola de qualidade, e, por isso, necessitamos acompanhar a utilização desta verba dentro da escola, melhorando a sua estrutura, para que os alunos tenham um ensino de qualidade”, disse Jonas Sacramento de Jesus, pai do estudante Emerson Santos de Jesus, do Colégio Estadual da Bahia (Central).

O sistema é utilizado pelos gestores escolares da rede estadual da Bahia para gerenciar os recursos encaminhados pela Secretaria da Educação e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A tecnologia também permite a realização da prestação de contas anual e o controle de todo o processo pela Diretoria Regional de Educação (Direc) e pelo órgão central. Ao lançar as informações com regularidade, os gestores fazem a prestação de contas em tempo real, facilitando a gestão das contas ao final de cada ano letivo.

Como acessar

O Transparência está disponível no menu Escolas, dentro de Consulta Escolas. O interessado pode colocar o nome da instituição de ensino no campo de busca e encontrar todas as informações.









Fonte: SECOM - Bahia

segunda-feira, 15 de abril de 2013

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INSCREVE PARA A SEXTA ETAPA DO TOPA





As inscrições para a sexta etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) já foram abertas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Quem deseja aprender a ler e a escrever tem até o dia 20 de abril para se inscrever na Diretoria Regional de Educação (Direc) ou na Secretaria de Educação do seu município.

Depois de ultrapassar a marca de mais de 1,1 milhão de alfabetizados em toda a Bahia, a meta, agora, é alfabetizar mais 250 mil pessoas. Para fazer a inscrição no Topa, o interessado deve levar um documento de identificação, como carteira de identidade ou certidão de nascimento. O início das aulas está previsto para o mês de maio.

“Aconselho a todos que ainda não foram alfabetizados a se inscrever no Topa, um programa espetacular, que veio trazer luz para quem ainda não sabia ler e escrever na idade adulta”, incentiva Pedro Pereira da Silva, presidente da Associação dos Pescadores e Marisqueiros de Nazaré das Farinhas, uma das 488 entidades dos movimentos sociais e sindicais participantes.

Inclusão educacional

O Topa é o maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, criado pelo Governo do Estado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. A iniciativa visa garantir a essas pessoas oportunidades necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita, sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade.

“Por meio do Topa, fica assegurada a inclusão educacional dos baianos que não tiveram acesso à alfabetização na idade certa, incluindo povos indígenas, quilombolas, população carcerária e pessoas com deficiência”, afirma o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto. Ele recomenda a todos que desejam se alfabetizar a procurarem o programa, garantindo que a Bahia continue sendo o estado campeão de alfabetização do país.














sexta-feira, 12 de abril de 2013

MEC DESENVOLVE PLATAFORMA NACIONAL DIGITAL DA EDUCAÇÃO




Objetivo é oferecer ferramentas diversas de aprendizagem (vídeos, textos e jogos) e conteúdo estruturado, além de níveis variados




O Ministério da Educação (MEC) está elaborando, em conjunto com secretarias, organizações sem fins lucrativos e empresas, uma plataforma nacional digital para a Educação básica. A ideia é que ela ofereça aulas digitais estruturadas, com objetos de aprendizagem variados (vídeos, textos e jogos), e um conteúdo esquematizado - mas de modo com que cada rede ou Escola organize seu currículo. A plataforma começou a ser pensada em fevereiro e deve ser lançada no início do ano que vem.

A ideia é que as aulas digitais tenham níveis de complexidade, para que Alunos em diferentes fase de evolução possam escolher o que fazer - objetivo é que haja opções do tipo de aula. O portal deve contar ainda com um sistema de avaliação que, além de monitorar o que o Aluno aprendeu, já o direcione para um exercício ou conteúdo específico.

O plano inicial era começar a construção do projeto com uma plataforma voltada para os anos finais do Ensino fundamental (do 6.° ao 9.0 ano). Mas, segundo o Estado apurou, por conta da preocupação do governo federal com o Ensino médio, essa etapa não será deixada de lado já no início. Se for para aplicar recursos federais na produção de conteúdos digitais, esse investimento será feito I para suprir o Ensino médio.

Desde o ano passado, a pasta está mobilizada com secretarias estaduais para fortalecer uma nova identidade para essa etapa. E, nesse plano, a tecnologia teria papel fundamental.

O conteúdo dessa nova plataforma estaria organizado de acordo, com as expectativas de aprendizagem baseadas nos descritores da Prova Brasil. Além de prever a produção de conteúdo especialmente para formar o portal, o projeto também deve reunir iniciativas bem-sucedidas realizadas pelo País.

A ideia de um modelo nacional surgiu de uma dessas iniciativas, a da cidade do Rio de Janeiro. As Escolas cariocas contam desde 2011 com a Educopédia, plataforma de conteúdo digital. Gomo todo o material é aberto, cerca de 200 municípios utilizam formal ou informalmente. "Em uma visita de integrantes do MEC ao Rio, começamos a pensar o que seria uma plataforma nacional, que pudesse ser customizada para cada Estado", explica a secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Gostin.

Segundo ela, cada rede poderá colocar seu próprio sequenciamento de aulas e currículo e também customizar conteúdos. "Apesar de ser mobilizada pelo MEC, com participação nossa e de outras secretarias, ainda haveria a possibilidade de as redes recriarem para diferentes contextos, sem que nada seja idêntico."

A secretária lembra que durante muito tempo houve um debate sobre se colocar computadores na Escola era desperdício, "e, de fato, só essa presença não mexeu com o processo de aprendizagem". "Mas hoje o computador entrou como ferramenta de apoio ao Professor e de aprendizagem do Aluno. A utilização adequada de portais de aprendizagem permite uma Educação personalizada, sem perder a escala", diz ela, citando o que tem sido feito com o novo modelo de Escola criado na cidade, o Gente, como mostrou reportagem publicada anteontem no Estado.

Colaboração. Além de aulas prontas (divididas em três níveis de complexidade), a plataforma deve ser equipada com ferramentas de customização e criação de novas atividades, áreas de compartilhamento e orientações para os Professores.

Um grupo de instituições e empresas já está participando das conversas. "Há uma série de inovações que a iniciativa privada pode trazer, além de reunir esforços para um projeto único", diz Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare e portal Porvir. Anna tem colaborado na sistematização de uma proposta e também no mapeamento de ações realizadas pelo País e que podem ser aproveitadas.

382.317 tablets já foram distribuídos pelo MEC para Professores de Ensino médio da rede pública. A pasta investiu R$ 117 milhões nos equipamentos. A meta é chegar a 600 mil tablets neste ano.
Três perguntas para...
Aloizio Mercadante, ministro da Educação

1 - Como o governo vê as tendências na Educação, como os Ensinos personalizado e adaptativo?
As novas tecnologias não substituem a relação Professor-Aluno, mas podem potencializar a aprendizagem. O MEC tem programas de inclusão voltados ao uso pedagógico das TICs (tecnologias de informação e comunicação). Uma das iniciativas é nossa rede de laboratórios de TI em cerca de 180 mil Escolas. Precisamos de mais investimento e oferta de banda larga em todo o País.

2 -Nas Escolas de Ensino básico, quais são as prioridades?
Um projeto muito importante é a distribuição de tablets para Professores do Ensino médio - estamos começando pelo Professor para que ele não seja atropelado pelo Aluno. O tablet deve ser usado para pesquisa e preparação de aulas. Junto com ele vai um projetor Wi-Fi que permite criar ambiente de internet na sala. Os Professores estão sendo formados em quatro níveis para usar plenamente os equipamentos.

3 - Como está a introdução de TICs no Ensino médio?
A prioridade são os Professores. Estamos concluindo o trabalho com Consed (que reúne os secretários estaduais de Educação) para o redesenho curricular e trabalhos de formação. Mas já temos o Portal do Professor, com mais de 12 mil aulas, o portal de domínio público para acessar bibliografia de apoio e a Khan Academy, para física, matemática, biologia e química, traduzidos pela Fundação Lemann. / Carlo Lordelo.





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