quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Matrícula 2013 oferece mais comodidade para estudantes e familiares


Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação


A Matrícula 2013 na rede estadual de educação da Bahia acontece depois do Carnaval, no período de 19 e 28 de fevereiro. O calendário está subdividido para oferecer mais comodidade e segurança aos estudantes e seus responsáveis. De 19 a 22 de fevereiro, vai ser realizada a matrícula para alunos da rede pública (rede estadual e redes municipais), já de 25 a 28, acontece a matrícula para estudantes oriundos da rede privada e de outros Estados. A matrícula poderá ser realizada presencialmente em qualquer escola da Bahia, independentemente daquela em que o estudante deseja estudar.

Pela primeira vez, a matrícula estará disponível para ser realizada pela Internet para alunos oriundos da rede municipal também de Feira de Santana, assim como já acontece em Salvador. Para os estudantes que já fazem parte da rede estadual, a matrícula pela Internet está disponível em todos os municípios.

Tanto pela Internet como presencial, o horário de atendimento será das 8h às 20h, sem intervalos. “A Secretaria elaborou um calendário organizado que facilita todo o processo de matrícula, além de utilizar recursos importantes, como a Internet. Com isso, não existe mais a necessidade do aluno ou familiar acordar muito cedo e esperar em longas filas. Em qualquer escola, a matrícula pode ser realizada de maneira informatizada”, disse Eliana Carvalho, diretora de atendimento à rede escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, ressaltando a importância de alunos e responsáveis observar os prazos e o detalhamento do calendário.

Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, acontece o período de transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola. Nos dias 21 e 22, é a vez dos alunos das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano (ensino fundamental I) ou 8ª série/9º ano (ensino fundamental II), quando a escola não oferece a série/ano seguinte.

Já o período de 25 a 28 é reservado para estudantes novos, oriundos da rede privada e de outros Estados. Neste caso, os dias 25 e 26 são destinados ao ensino fundamental, e os dias 27 e 28 ao ensino médio.

Senha – Para facilitar a matrícula pela Internet, cada estudante, tanto da rede estadual, como concluintes do ensino fundamental I ou II das redes municipais de Salvador e Feira de Santana, recebeu carta da Secretaria da Educação com uma senha para acessar a página correspondente no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Os estudantes da rede estadual que vão continuar na mesma escola e realizaram a renovação já têm a vaga garantida pela Secretaria da Educação do Estado. Cerca de 700 mil alunos beneficiaram-se com essa medida, facilitando, assim, o planejamento de vagas para a matrícula de novos alunos. Aqueles estudantes que não realizaram a renovação em suas escolas devem seguir o calendário regular de matrícula. Vale destacar que todo o processo é operado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) - ferramenta gerencial que permite a agilidade na matrícula tanto nas escolas como pela Internet.

Documentação para a matrícula – Original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, do CPF (obrigatório para o curso Técnico de Nível Médio), do comprovante de residência, código do SETPS (constante no SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, facultativo para os estudantes dos cursos de Educação Profissional.






quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Inscrições para o I Concurso de Prosa, Poema e Fotografia


Foto: Divulgação


A Secretaria Nacional de Juventude lançou o I Concurso de Prosa, Poema e Fotografia no âmbito do Plano Juventude Viva. O concurso é destinado a jovens brasileiros, com idade entre 15 e 29 anos, premiando os 30 melhores trabalhos apresentados nas três categorias. As inscrições seguem até o dia 28 de fevereiro. Acesse aqui a ficha de inscrição e aqui a íntegra do edital.

Segundo os organizadores, a iniciativa tem por objetivo incentivar os jovens a refletir, expor suas opiniões e debater com a sociedade a condição da juventude negra brasileira, bem como os desafios para o exercício de sua cidadania e plenos direitos.

Para mais informações clique aqui.






terça-feira, 29 de janeiro de 2013

APENAS 3,31% DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO NA ESCOLA



De acordo com IBGE, dos 78,5 mil deficientes com idade escolar, só 2,6 mil estão matriculados na rede pública de ensino

Fonte: Diário do Nordeste (CE)



A legislação brasileira é clara: todos tem direito à Educação. No entanto, famílias como as de Bruno, Paulo, David e Marina enfrentam desafios para garantir que seus filhos se matriculem ou se mantenham na rede pública de Ensino em Fortaleza pelo simples fato de serem pessoas com algum tipo de deficiência.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo 2010, revelam dados alarmantes: dos 78,5 mil crianças e adolescentes, entre zero e 17 anos, com deficiências, apenas 2,6 mil, ou seja, 3,31%, estão na sala de aula na Capital. É certo que houve avanços, diz o Instituto com relação à capacitação de profissionais. Há mais recursos e instalações adequadas das Escolas municipais, mas é preciso superar preconceitos e a falta de informação até das próprias famílias.

Para os pais de Bruno, de nove anos, Jéssica e Henrique Viana, a luta é constante. O garoto é autista e não conseguiu ainda "parar" em nenhuma Escola regular. "No início do ano letivo, a gente procura uma Escola que diz ter vaga e quando informamos o diagnóstico de Bruno, as portas se fecham. Ele não sabe ler, mas é inteligente", conta a mãe do menino.

As histórias de Paulo e Marina se assemelham às de Bruno. Também estão fora da sala de aula. O primeiro, de dez anos, tem deficiência múltipla. Já a menina, de sete anos, também é autista. "Vamos aguardar as matrículas desse ano", afirma o pai de Marina, Saulo Pereira.

Para eles, os desafios que permeiam a Educação inclusiva vão além das garantias legais de acesso. E têm razão. Além das instituições que atuam com pessoas com deficiência, o Governo do Estado mantém o Portal Ceará Acessível com informações e serviços sobre mercado de trabalho, Educação, saúde, lazer, cultura, esporte e acessibilidade. A Prefeitura de Fortaleza possui o programa Diferenciarte, que capacita pessoas com deficiência e suas famílias. "Temos as leis, temos apoio de entidades e do poder público e qual a razão para tanta luta?", questiona Saulo.

Na avaliação da socióloga, Selma Alves, a sociedade está apenas começando a entender e aceitar as diferenças e cabe à famílias não mais tratar o filho, filha ou parente com deficiência como "ente de vidro" e que pode se quebrar a qualquer momento. Quando a criança com deficiência, diz, deixa de ser vista pelo seu déficit e passa a ser entendida como uma pessoa integral, plena de significado, decorrem desse novo olhar atitudes e posturas que possibilitarão o desenvolvimento global. "Além de cumprir simplesmente a lei, as Escolas precisam se reinventar e derrubar clichês", analisa.

E foi lutando contra ideias ultrapassadas e estereotipadas, que avaliavam seu filho, David, de 16 anos, como incapaz de estar numa sala de aula, que Keyla Chaves, hoje, comemora a vitória de vê-lo na 6ª série do Ensino fundamental. "Ele não fala, tem dificuldades motoras e não tem diagnóstico fechado, mas nem por isso, o deixei em casa, invisível para a sociedade".

A jurista Cláudia Saraiva reafirma que negar ou fazer cessar matrícula por motivo de deficiência é crime. "Cabe a Escola cumprir a lei e mais do que isso: deve oferecer recursos, tecnologias e pessoal capacitado", pontua.



Onde denunciar

Promotoria de Justiça do Idoso e Pessoa com Deficiência - Rua Assunção, 1.242 - José Bonifácio - Fones : 3252-6352 ou 3252-6391
Defensoria Pública - 3101-3419



Panorama

646 mil pessoas com deficiência vivem em Fortaleza. Desse total, 78,5 mil são crianças e jovens de zero a 17 anos que têm direitos assegurados por leis.



Nova lei reconhece direitos das pessoas com autismo

Yeshua Mergarmelli ainda não saber ler, no entanto, "inventou" um joguinho com números e é, como a maior parte das crianças de sua idade, fã da internet. Ele tem seis anos e é autista. Não tem amigos, nunca ficou na Escola por muitos dias e mora com sua mãe, Brígida, e a avó, Cida, no São João do Tauape.

A "exclusão" do filho da vida Escolar e da sociedade entristece e indigna Brígida. Apesar da luta contra o preconceito e medo, ela não se deixa abater e afirma que a Lei 12.764, de dezembro do ano passado, trouxe não só garantia legal, mas dignidade aos autistas. "Ela reconhece direitos das pessoas com autismo e institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, isso é fundamental para quem, como eu, quer seus filhos na sala de aula e na vida", frisa Brígida.

O presidente da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abrace), Alexandre Mapurunga, ressalta a importância da nova lei e diz que, a partir dela, todos com o mesmo diagnóstico de Yeshua poderão exercer seus plenos direitos como cidadãos.

Com a lei, aponta ele, ficam assegurados o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo: o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional, a nutrição adequada, a terapia nutricional, os medicamentos e as informações que auxiliam no diagnóstico e no tratamento.

Assim como o acesso à Educação e ao Ensino profissionalizante, à moradia, ao mercado de trabalho e à previdência e assistência social.

Em casos de comprovada necessidade, informa ele, a pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de Ensino regular, terá direito a acompanhante especializado durante as atividades realizadas no ambiente Escolar.






segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Estudantes do ensino médio da rede pública terão livro digital a partir de 2015




Da Agência Brasil


O PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) abre hoje (21) o período para inscrições de obras destinadas a alunos e professores do ensino médio da rede pública para o ano letivo de 2015. A partir de agora, as editoras também poderão inscrever livros digitais – cujo acesso pode ser feito em computadores ou em tablets.

A versão digital deve vir acompanhada do livro impresso, ter o mesmo conteúdo e incluir conteúdos educacionais digitais como vídeos, animações, simuladores, imagens e jogos para auxiliar na aprendizagem. Continua permitida a apresentação de obras somente na versão impressa para viabilizar a participação das editoras que ainda não dominam as novas tecnologias.

A outra novidade é a aquisição de livros de arte para os alunos do ensino médio da rede pública. Os demais livros a serem comprados pelo governo são os de português, matemática, geografia, história, física, química, biologia, inglês, espanhol, filosofia e sociologia.

Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC (Ministério da Educação) que elabora o Guia do Livro Didático com resenhas de cada obra aprovada. Esse guia é disponibilizado às escolas que aderiram ao PNLD do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Cada escola escolhe, então, os livros que deseja utilizar.

De acordo com o MEC, a previsão inicial de aquisição para 2015 é de aproximadamente 80 milhões de exemplares para atender mais de 7 milhões de alunos.

O período de inscrição de obras pelo Programa Nacional do Livro Didático vai até 21 de maio. De 3 a 7 de junho, estará aberto o período de entrega de livros impressos e da documentação. De 5 a 9 de agosto, o de entrega de obras digitais e respectivos documentos.







sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SERVIDORES TÊM DESCONTO ESPECIAL PARA CARNAVAL 2013






Os servidores estaduais que pretendem aproveitar o Carnaval de Salvador terão condições especiais para compra de camarotes na avenida. Parceiros do Clube de Desconto, o Camarote Oceania e o Camarote do Forte estão com ingressos a preços promocionais, benefício válido também para acompanhantes e dependentes. Para ter acesso ao desconto, basta apresentar o contracheque e documento de identidade ou o crachá funcional no momento da compra.


Localizado no Hotel Bahia Flat, na Barra, o Camarote Oceania oferece 10% de desconto sobre o valor dos ingressos, disponível na internet. A venda ao funcionalismo público acontece na sede do camarote, na Rua Almirante Barroso, nº 123, primeiro andar, ou no stand de vendas no Shopping Salvador. Com serviço all inclusive, com buffet e bebidas, o Camarote Oceania conta com dois mirantes e shows exclusivos todos os dias, de quinta a terça-feira (7 a 12 de fevereiro).

Já o Camarote do Forte está situado ao lado do Forte de São Pedro, logo após a saída oficial do circuito do Campo Grande. A entrada masculina, que custa R$ 260, sairá para o servidor por R$ 200, enquanto que a feminina, com valor inicial de R$ 200, será R$ 180. O Camarote do Forte é open bar, com oferta de bebidas inclusas no ingresso, com vendas apenas na sede do camarote. Com acesso privilegiado pela Rua Gamboa, o Camarote do Forte possui diversos serviços, funcionando de domingo a terça-feira (10 a 12 de fevereiro).

Mantido pela Secretaria da Administração (Saeb) e regulamentado pela lei 11.568, o Clube de Desconto do Servidor oferece abatimentos de até 50% no preço de produtos e serviços, que beneficiam servidores ativos, entre efetivos e temporários, além de inativos e pensionistas. Atualmente, o Clube reúne 203 empresas parceiras em 28 segmentos diferentes, entre academias, salões de beleza, livrarias, cursos de idiomas, escolas, faculdades, lojas de varejo, agências de viagens, restaurantes, entre outros. 

A lista completa dos parceiros do Clube de Desconto está disponível no Portal do Servidor.



Fonte: SECOM - BA

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Plano Nacional de Educação deve ser votado pelo Senado até junho, diz relator



O Plano Nacional de Educação (PNE) deve ser votado pelo Senado Federal até junho deste ano. A expectativa é do senador José Pimentel (PT-CE), relator do projeto. Em 2012 a votação foi adiada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da casa, que terminou o ano sem um parecer definivo. “Espero que até o final de junho a gente conclua a votação no Senado. O projeto então volta à Câmara. Trabalhamos no sentido de aprovar toda essa matéria no ano de 2013”, disse em debate no 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. O projeto ficou cerca de um ano e meio em tramitação na Câmara e um mês e meio no Senado. Somente neste último, já foram apresentadas 80 emendas ao plano. Até o final do ano passado foi mantido o ponto que mais gerou polêmica na Câmara: a ampliação do percentual de investimenro do Produto Interno Bruto (PIB) em educação para 10% ao ano.

O governo federal defendia que a implementação do Plano Nacional de Educação dependia integralmente dos repasses de recursos dos royalties de petróleo e que não seria possível retirar os recursos do PIB. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou aos parlamentares, em novembro do ano passado, dados demonstrando que para o investimento de 10% no setor, como previsto no PNE, deveria haver um acréscimo de R$ 200 bilhões.

Pimentel explica, no entanto, que o governo cedeu aos 10% e que a porcentagem deve ser mantida no plano aprovado. O senador destacou também a presença dos estudantes em toda a tramitação do PNE. Segundo ele, neste ano o acompanhamento dos movimetos estudantis será fundamental para a agilidade da votação.

O 14º Coneb ocorre em Recife (PE) até segunda-feira (21). Este ano foram pouco mais de 3,5 mil inscrições de entidades de todas as regiões do país. Sob o tema “A Luta pela Reforma Universitária: do Manifesto de Córdoba aos Nossos Dias”, o Coneb oferece debates e grupos de discussão sobre temas ligados às universidades e ao Brasil. Ao final, os delegados vão decidir os rumos e posicionamentos da UNE para 2013. O evento antecede a Bienal da UNE, espaço de diálogo de estudantes e movimentos culturais que, este ano, está em sua 8ª edição.







Fonte: Rui Falcão

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SERVIDORES TÊM DESCONTO EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL



O IPOG Cursos, parceiro do Clube de Desconto, está com inscrições abertas para cursos de especialização. Tem início ainda no mês de janeiro o MBA Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Os servidores estaduais têm 20% de desconto na mensalidade. Para ter acesso ao benefício, os servidores devem apresentar contracheque e documento de identificação no ato da matrícula. O desconto também é válido para dependentes diretos.

Com dez anos de atuação no mercado, o IPOG está presente em 19 estados. A unidade em Salvador oferece mais de 25 cursos, nas áreas de Direito, Gestão/Negócios, Saúde, Engenharia/Arquitetura, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação. As aulas são presenciais e acontecem durante um final de semana por mês, facilitando o acesso daqueles que residem em outras cidades e dos que estão inseridos no mercado de trabalho. O IPOG Cursos está localizado na AV. ACM, n° 1034, Sala 107A, Itaigara. Mais informações pelo telefone (71) 3014-4764 ou pelo site (Acesse aqui).

Na mesma linha do IPOG Cursos, o Clube de Desconto possui mais quatro parceiros que oferecem abatimentos para servidores em pós-graduações e cursos profissionalizantes. A wPós, especializada em educação a distância (EAD), tem cursos de pós-graduação nas áreas de educação, saúde, direito, administração pública, engenharia, contabilidade, licitação e contratos, entre outros. Já o Grupo Uninter, com 23 polos na Bahia, conta com cursos nas áreas educacional, jurídica, saúde, engenharia, meio ambiente e de gestão.

Os servidores ainda podem se inscrever nos cursos de agenciamento de viagens, contabilidade, edificações, segurança do trabalho e transações imobiliárias do Instituto de Educação e Tecnologias (Inet). Já o Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (Ceteb) oferece descontos em cursos técnicos nas áreas de educação, tecnologia da informação, mercado de capitais, administração, saúde, qualidade no trabalho, direito e preparação para concursos. Os descontos nas quatro instituições variam entre 10% e até 50%.

Regulamentada pelo Decreto 11.568, o Clube de Desconto do Servidor beneficia servidores estaduais ativos (efetivos e temporários), inativos e pensionistas, mediante apresentação do contracheque e documento de identidade ou o crachá funcional.






Fonte: SECOM - BA

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PROFESSORES APROVAM CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS



O primeiro módulo do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi concluído neste domingo. Com novas temáticas para serem trabalhadas pelos professores da rede estadual, o segundo módulo começa nesta segunda-feira (21). 

Aprovado pelos docentes, o curso começou no dia 17 de dezembro e assegura promoção na carreira do professor da rede pública estadual, com um ganho médio de 14%, sendo a primeira promoção retroativa a novembro de 2012 e a segunda, a partir de março deste ano. 

Para ter direito à promoção, os professores e coordenadores têm que assegurar 75% de frequência mínima em cada etapa do curso, que tem duração total de 120 horas. Cada etapa tem carga horária de 60 horas e é composta por dois módulos.


Troca de experiências

“Considero uma importante capacitação para o professor, que enriquece o que passaremos a oferecer para os estudantes em sala de aula”, disse Alvaedson Neves de Oliveira, professor do Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, em Salvador. Ele destaca a facilidade de acesso ao material pelo sistema e acrescenta que os professores conseguem postar e salvar os conteúdos na biblioteca digital. “Tudo muito rápido e funcional”.

Para a professora Ana Lúcia Ribeiro, do Colégio Estadual Odorico Tavares, também em Salvador, o material didático chamou a atenção. “Todas as apostilas são muito bem elaboradas e, realmente, acrescentam em conteúdo. Além disso, a dinâmica na internet é positiva, com o tutor orientando o aluno”, afirmou.

A troca de experiências também é valorizada pelos professores. “Estou bem entusiasmada com esta possibilidade, com a chance de trocar saberes. Tudo que envolve educação me interessa muito”, disse Rosana Freitas, professora do Centro Educacional Carneiro Ribeiro–Escola Parque do bairro da Caixa D’Água, na capital.

O curso é ministrado a distância pela Universidade de Brasília (UnB). Entre os temas apresentados no primeiro módulo, destacam ‘A importância da interdisciplinaridade e da transversalidade na organização do ensino e na formação dos professores e estudantes’, ‘Pesquisa aplicada à educação básica: a prática docente em foco’ e ‘Avaliação do processo educativo: natureza, procedimentos técnicos e resultados’.






Fonte: SECOM - BA

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PISO DE PROFESSOR AUMENTA 8% E VAI PARA R$ 1.567




Reajuste supera a inflação, mas é inferior aos 21% previstos originalmente pelo Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) anunciou aumento de 7,97% no piso salarial do magistério para 2013, que passa a ser de R$ 1.567 em todo o país, já a partir deste mês. O percentual é inferior aos 9% concedidos para o salário mínimo. E bem menor do que os 21% previstos originalmente pelo próprio ministério, com base em estimativas de arrecadação que não se confirmaram, devido ao baixo crescimento econômico do ano passado.

O ministro Aloizio Mercadante admitiu que o aumento ficou abaixo do esperado, mas destacou que o índice superou a inflação, o que significa que os Professores terão um ligeiro ganho real. O problema maior, segundo ele, é que a remuneração do magistério é historicamente baixa. Assim, mesmo com reajustes acima da inflação, o salário permanece pouco atraente.

Em 2012, o piso teve aumento de 22%, o maior desde a sua criação. A lei define que o percentual de reajuste seja calculado a cada ano, com base na variação do valor mínimo por Aluno repassado pelo Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação básica).

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, contesta o cálculo divulgado pelo MEC, que considera a variação do Fundeb de 2011 para 2012. Para a CNTE, o correto seria comparar 2012 com a estimativa de 2013. Se isso fosse feito desde a criação do piso, o valor seria de R$ 2.391,74, segundo Leão.

- O pior é que nem os valores que o MEC estabelece tem sido cumpridos por grande parte de governadores e prefeitos - disse Leão, citando o caso do Rio Grande do Sul, governado pelo ex-ministro Tarso Genro, que descumpre a lei do piso.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, estima que o reajuste custará R$ 2,1 bilhões às prefeituras.

- Estamos montando um rolo que vai demorar décadas para se resolver. Há prefeituras canalizando 100% ou mais dos recursos do Fundeb para pagar Professores - disse Ziulkoski. 




sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estudantes da zona rural concluem ensino médio com o EMITec

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação


Mais de três mil estudantes residentes na zona rural da Bahia concluíram o ensino médio na rede estadual com o projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec)em 2012. As formaturas estão acontecendo em 140 localidades rurais, de 74 municípios baianos, desde o mês de dezembro. No dia 12 de janeiro, é a vez dos estudantes da Comunidade Quilombola de Parateca, no município de Malhada (a 899 km de Salvador), receberem o diploma. Neste mês, também foram diplomados os concluintes do ensino médio em Caiubi (no município de Itapebi), Nova Esperança (no município de Remanso) e Distrito de Mato Grosso (no município de Rio de Contas).

O EMITec é um iniciativa pioneira no Nordeste e já alcança 14.686 estudantes com aulas transmitidas via satélite e em tempo real. Implantado em 2008 pela Secretaria da Educação da Bahia, o projeto garante às populações do campo, nas localidades mais distantes, o acesso à educação no lugar onde vivem. Atualmente, o Emitec conta com salas de aula instaladas em 210 localidades, de 93 municípios. Em cada classe, há um mediador capacitado para tirar as dúvidas dos estudantes e ajudar nas tarefas.

A estudante Nacleia Pereira, 40 anos, que cursou o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual de Salobrinho, em Ilhéus, revela suas impressões sobre o EMITec. “Esse programa me surpreendeu pela capacidade de aprendizagem que oferece. Os mediadores são excelentes. Melhor ainda foi a formatura, muito bem organizada. Concluir o ensino médio foi uma oportunidade ótima na minha vida”, disse.

Transformação – O Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressalta o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação, que possibilitam a chegada do conhecimento a lugares remotos e permitem a participação e interação dos alunos e professores. “É com esta linguagem digital que o EMITec vem atuando em várias localidades distantes do interior baiano e revolucionando a educação do campo e o cotidiano da sociedade”.

O caráter inovador do projeto e a possibilidade de longo alcance tornaram o programa referência para outros estados do Nordeste. Equipes do Piauí e Ceará vieram à Bahia conhecer a tecnologia aplicada. Além disso, o EMITec foi premiado na Categoria Inovação do Prêmio de Excelência ABED Pearson em Educação a Distância (EaD), ficando em 3º lugar entre projetos de todo o país. A iniciativa se destacou por inovar na oferta de educação básica e por contar com sistemas diferenciados de avaliação para os estudantes, como atividades extraclasse baseadas no cotidiano das comunidades.

O projeto também deu origem ao livro Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas – volume I. A obra compreende experiências didáticas desenvolvidas entre 2010 e 2011 pelo corpo docente e pedagógico do EMITec. “Esse trabalho traz estratégias e fundamentações muito bem feitas, e o sumário, dividido por área, é algo inusitado no Brasil em se tratando de literatura ligada à educação”, ressalta a coordenadora do EMITec, Letícia Machado.

Tecnologia do Emitec - Diante do desafio de levar ensino médio às regiões mais longínquas, zona rural e distritos da Bahia, a solução foi aliar tecnologia a uma metodologia pedagógica especializada. Os conteúdos do projeto EMITec são veiculados através de uma moderna plataforma de telecomunicações, com uso de solução tecnológica, que inclui possibilidades de videoconferência e acesso simultâneo à comunicação interativa entre usuários empregando IP (Internet Protocol) por satéliteVSAT (Very Small Aperture Terminal).






quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PROFESSORES USAM CRIATIVIDADE PARA ATRAIR ATENÇÃO DOS ALUNOS NO VERÃO




Em vez do tradicional ambiente escolar - sala de aula, piloto e lousa -, os professores da rede estadual estão utilizando a criatividade para atrair a atenção dos estudantes nas aulas durante o verão. Apresentação de vídeos, exposições culturais, mostras e experimentos são algumas das alternativas para fazer com que as aulas sejam mais interessantes e estimular a participação do aluno.

Na Bahia, cerca de cem unidades escolares da rede estadual de ensino adotam calendário especial de aulas em cumprimento aos 200 dias letivos do ano de 2012. A Escola Técnica Estadual Newton Sucupira e o Colégio Estadual Padre Palmeira, ambas em Salvador, fazem parte deste grupo que possui, no calendário, aulas também aos sábados.

O professor de Física, George Matos, da Escola Técnica Estadual Newton Sucupira, em Salvador, explica como tem sido as aulas. “A gente está procurando fazer algo diferenciado, principalmente nas aulas de sábados, tentando abordar o assunto de modo atrativo, exibindo vídeo, fazendo experimentos, exposições culturais, de ciência e alguns passeios”.

Segundo ele, os estudantes estão reconhecendo o esforço dos professores. “Fizemos um passeio para uma faculdade, onde os alunos do 3º ano [ensino médio] puderam conhecer um pouco mais a diversidades de cursos e áreas de atuação. Isso é importante para o momento que eles estão vivendo”.

Para a professora de Língua Portuguesa, Márcia Maria, do Colégio Estadual Padre Palmeira, na capital, atrair a atenção do aluno neste período só é possível se trouxer um pouco da realidade dele pra dentro da escola. Ela trabalha com livros já lidos e tenta fazer com que eles interajam e se interessem mais pela leitura e regras gramaticais.

“Estou fazendo um projeto chamado o Bem Amado, revendo os autores preferidos de todo o ensino médio, brasileiros, clássicos, que eles já leram. Ficou todo mundo empolgado. Estamos trabalhando conteúdos de forma mais atrativa”, disse a docente.



Iniciativa beneficia alunos que se preparam para vestibular

As aulas diferentes já contam com o reconhecimento dos alunos, que se mostram atentos aos temas desenvolvidos. A estudante Elaine Mendes do Carmo, 11º ano, da Escola Newton Sucupira, afirma que a proximidade com o vestibular deixa o assunto mais atual. “Para nós que estamos próximos do vestibular, as aulas estão progredindo muito bem. Os professores estão se doando para dar o máximo de assunto. Estão utilizando nas aulas uma forma bem didática que chama nossa atenção. Estamos nos sentindo valorizados”.

Apesar de toda dedicação dos professores, a estudante Viviane Mascarenhas, do 10º ano no Colégio Padre Palmeira, afirma que preferia estar de férias, mas, como tem aula, participa diariamente. “Os professores estão tentando ajudar os alunos, as aulas ocorrem bem, está tudo normal, mas, sinceramente, eu preferia estar de férias”.



Matrículas 2013

A maioria das 1.413 escolas da rede estadual já concluiu as aulas em dezembro. Das cem unidades com calendário especial, algumas vão finalizar as atividades letivas em janeiro e outras no final de fevereiro. A medida busca garantir o atendimento dos 200 dias referente ao ano letivo de 2012. Para 2013, as matrículas na rede estadual serão iniciadas em 19 de fevereiro.









Fonte: SECOM - BA

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Uma escola para todos

Ao incluir alunos com deficiência, a instituição escolar muda sua perspectiva de mundo, ajuda professores a repensarem seu papel e contribui para a construção de uma nova geração - aquela que sabe que, entre as diferenças, todos somos iguais.  Maria Fernanda Vomero


Wellerson, que tem surdez, com seus colegas do 4° ano do fundamental: Matheus (ao centro), com distrofia muscular, e Caio (à esq.)


Há mais de duas décadas e meia, a Constituição brasileira prevê a inclusão de alunos com deficiência nas classes comuns, estabelecendo igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. Embora ainda existam resistências, essas crianças deixaram de ser "invisíveis", não se encontram mais "escondidas" e já ocupam seu espaço no ambiente socioeducativo. Os resultados preliminares do Censo Escolar de 2012 indicam, mais uma vez, aumento nas matrículas em educação especial na rede pública. Mas, para que sejam incluídas de fato, e não se tornem meras figurantes de um sistema e sim protagonistas do próprio aprendizado, é fundamental que a instituição escolar reveja suas premissas.

Segundo os resultados preliminares do Censo Escolar MEC/Inep de 2012, o Brasil ampliou em 7,64% o número das matrículas em educação especial na rede pública em relação ao ano anterior, passando de 584.124 para 628.768 matrículas. Os dados finais de 2012 para a rede particular de ensino ainda não foram divulgados, mas em 2011 foram registradas 163.409 matrículas de alunos com deficiência em estabelecimentos privados - 20% delas em escolas inclusivas, as demais (130.798) em instituições exclusivas e classes especiais.

A gradual presença de alunos com deficiência no ensino regular frequentando classes comuns ao lado de outros estudantes colocou em xeque a escola, como instituição, e revelou quão conservador era o sistema de ensino em vigor até então. Além disso, mostrou também como a própria formação de professores para a Educação Básica estava contaminada por clichês e estereótipos e respondia insatisfatoriamente às necessidades de todos os estudantes. 

"O aluno com deficiência é o grande bode expiatório de um processo de formação docente em alguns momentos fracassado e de uma estrutura escolar que precisa ser modificada", diz Fabiana Stival Morgado Gomes, gerente de educação inclusiva da Secretaria de Educação de Santo André (SP). "Ele propicia essa mudança, revela onde a escola tem de se renovar - e não para favorecer só essa criança, mas para aprimorar o aprendizado de todos os alunos. Temos uma escola que se mantém igual e reproduz modelos e movimentos há anos, e uma sociedade que pede um ensino muito mais dinâmico. Um professor com maior rigidez, que não enxerga essa escola em outro contexto, responsabiliza o aluno com deficiência", afirma ela.






terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CLUBE DE DESCONTO CONSEGUE ABATIMENTO PARA SERVIDOR EM HOTÉIS





Parceria entre o Clube de Desconto do Servidor, iniciativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Sesab), e o Eco Resort Caju, em Itacimirim, garante abatimento de até 50% em produtos e serviços do empreendimento para o funcionalismo público estadual. 

A medida amplia a oferta de promoções e abatimento no ramo de hotelaria para servidores do estado, que agora podem obter descontos em dez hotéis e pousadas baianos. A lista completa dos parceiros está disponível no Portal do Servidor.

O resort de Itacimirim oferece descontos variados, de acordo com a época do ano. Durante a alta estação, os servidores terão 15% de abatimento sobre a diária. No período de média estação, o desconto é de 20% e durante os meses de baixa estação, o abatimento é de 25%. 

Nos feriados e datas comemorativas é concedido um desconto de 10% - mesmo índice que incide sobre o cardápio da casa. Reservas e informações no site do hotel ou pelo telefone (71) 3626-2358 . Do total de empreendimentos hoteleiros parceiros do Clube de Desconto, seis estão localizados em Salvador. 

Os servidores também contam com hotéis e pousadas em Madre de Deus, Imbassaí e Arembepe. Os descontos variam entre 5% e 60%. Fazem parte da cartela de empresas parceiras o Hotel Pestana de Salvador, o Vila Galé Hotéis, a Pousada Planeta Imbassaí, a Pousada Ilha Madre e o Grande Hotel da Barra.

Regulamentado pelo Decreto 11.568, o Clube de Desconto do Servidor beneficia servidores estaduais ativos (efetivos e temporários), inativos e pensionistas, mediante apresentação do contracheque e documento de identidade ou o crachá funcional.



Fonte: SECOM - Ba

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Secretaria prorroga inscrições para o Sorteio Eletrônico



A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou para a próxima segunda-feira (28/01) as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 11.040 vagas para os Centros Territorias e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior. Isso significa um incremento de 48,7% no número de vagas em relação à última oferta de 2012. Além disso, dois novos cursos estão sendo ofertados: Técnico em Farmácia e Técnico em Cuidados de Idosos. A oferta contempla 61 Centros Territorias e Estaduais de Educação Profissional localizados em 62 municípios.

Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até o ano de 2012 e que são domiciliadas no Estado da Bahia e querem voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio. As inscrições são feitas, exclusivamente aqui.
Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Esta é mais uma etapa da política pública de Educação Profissional da Bahia, que visa à formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. Nos últimos cinco anos, a Bahia ampliou em mais de 1.400% a oferta de vagas de cursos técnicos de nível médio, pulando de 4.016 matriculados, em 2006, para mais de 60 mil no segundo semestre de 2012. A meta é chegar a 84 mil pessoas matriculadas em Educação Profissional na Bahia até 2014.

Estão sendo ofertadas vagas de 12 eixos tecnológicos. São 51 cursos técnicos, como por exemplo: Administração, Agroindústria, Agroecologia, Arte Dramática, Biotecnologia, Cuidados de Idosos, Desenho em Construção Civil, Eletrotécnica, Edificações, Logística, Comércio, Cooperativismo, Informática, Enfermagem, Eletrotécnica, Farmárcia, Meio Ambiente, Mecânica, Manutenção Automotiva, Nutrição e Dietética, Programação de Jogos Digitais, Petroquímica, Petróleo e Gás, Produção de Moda, Secretariado, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho. Os cursos são ofertados em Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional da capital e interior.

Sorteio – As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à Educação Profissional na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será realizado no dia 5 de fevereiro, às 15 horas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Estrada das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores, e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães. Não será realizado Sorteio Eletrônico para os cursos cuja demanda de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas.

Matrícula – A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar.

Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012. O início das aulas para quem for contemplado no primeiro semestre está previsto para 1º de abril ou de acordo com o calendário do centro ou unidade. O início das aulas dos candidatos contemplados no Sorteio Eletrônico para o segundo semestre de 2013 obedecerá ao calendário letivo específico definido pela Secretaria de Educação em Portaria de Matrícula.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro e unidade. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matrícula imediatamente após o teste.






sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

UNEB DIVULGA LOCAIS DE PROVAS DO VESTIBULAR 2013




Os mais de 41 mil candidatos inscritos para o Vestibular Uneb 2013 já podem conhecer seus locais de provas, acessando os sites da Uneb e da Consultec. As avaliações serão realizadas domingo (13) e segunda-feira (14), em 27 estabelecimentos da capital e 59 do interior do estado.

De acordo com o edital de convocação, os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Os exames começam às 8h. No primeiro dia, os candidatos farão provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação. Já no segundo dia, serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).

Os candidatos devem comparecer aos estabelecimentos munidos de documento de identificação original (o mesmo utilizado na realização da inscrição), que deve conter impressão digital, fotografia recente e estar em bom estado de conservação, ou carteira de habilitação (desde que esteja dentro do período de validade). É proibido o uso de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos.

A Uneb oferece neste ano 4.084 vagas, distribuídas em 126 opções de cursos presenciais de graduação, ofertados nos 24 campi da universidade na capital e no interior. Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão medicina (137 candidatos por vaga, com entrada no primeiro semestre, e 106 candidatos por vaga, com entrada no segundo semestre), direito (57), engenharia de produção civil (47) e psicologia (36/primeiro semestre).

Já no interior, a procura maior foi pelos cursos de direito oferecidos nos campi de Juazeiro (33 candidatos por vaga), Paulo Afonso (19), Jacobina (19) e o de enfermagem, oferecido em Senhor do Bonfim (16).




Fonte: SECOM -BA

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tecnologia invade as salas de aula e já movimenta R$ 1,3 bilhão em negócios no Brasil






Quer ver os Alunos da Escola Municipal Presidente Pedrosa, de Curitiba, ficarem bravos? Anuncie a eles que chegou a hora do recreio. Quando precisa passar essa “dura” mensagem, a Professora é forçada a elevar o tom de voz para ser ouvida em meio aos lamentos dos estudantes.

Não que as crianças da instituição não gostem de brincar no pátio. O que as leva a ficar na sala de aula são os notebooks que ajudam a complementar as atividades curriculares.
Além de conhecer os conteúdos de uma maneira mais divertida, os Alunos aprendem que devem cuidar do patrimônio de uso comum. “Cada um usa sempre o mesmo laptop e deve cuidar dele direitinho”, afirma Rosângela de Jesus Narciso, diretora da Escola. Apostilas 2.0: Alunos do colégio Sigma, de Brasília, trocaram livros impressos por digitais em tablets.

Segundo a pedagoga Marli Pinheiro (ao centro), a mudança aumentou a interatividade nas aulas. “Mostramos a eles que isso é importante para não prejudicar outro colega.” Exemplos como o da Escola Presidente Pedrosa, que usa a tecnologia como recurso no processo pedagógico, estão se tornando mais comuns no País, o que abre uma imensa oportunidade. Ainda que usar equipamentos tecnológicos não seja a realidade dominante na maioria das Escolas brasileiras, o volume de negócios envolvendo tecnologia e Educação já é significativo e tende a crescer rapidamente.

Segundo estudo da consultoria IDC, encomendado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o segmento educacional foi responsável em 2011 por investimentos de R$ 1,3 bilhão. As oportunidades de negócios passam pela venda de equipamentos, como computadores, tablets e lousas digitais, e pela criação de aplicativos.

Companhias como Positivo Informática, Microsoft e pequenas empresas estão atentas a esse movimento. “Surgiram muitos tipos de tecnologias ao mesmo tempo”, afirma Hélio Rotenberg, CEO do Grupo Positivo, que fabrica computadores, tablets e smartphones. “Vivemos um momento de sedimentação da ideia de que, na Escola, cada Aluno deve ter um dispositivo, seja tablet, seja PC.” A aposta da Positivo nessa área vem de longa data. Em 1993, a empresa fundou seu departamento de tecnologia educacional com a criação de um software para uso didático, que era vendido em disquete. Sinergia: Hélio Rotenberg, da Positivo, usa escala da área de Educaçãopara baratear preço Segundo Rotenberg, o produto não vendeu quase nada.

Os anos se passaram e o departamento se integrou melhor com os setores de pedagogia, editoração e tecnologia. Assim, registrou um faturamento de R$ 46 milhões em 2011. O balanço do terceiro trimestre de 2012 aponta R$ 10,2 milhões em vendas nesse segmento, 5,3% acima do mesmo período de 2011. Para impulsionar ainda mais a comercialização, a grande expectativa da empresa para 2013 é uma mesa interativa chamada TOQ. Com ela, até quatro crianças podem fazer atividades em conjunto em uma tela touch screen resistente aos “ataques” dos miúdos, que se debruçam sobre o equipamento sem dó. “Pesquisamos exaustivamente a ergonomia e um modo para que as atividades ocorram de uma maneira cooperativa”, afirma Elaine Guetter, vice-presidente de tecnologia educacional da Positivo Informática. Entre as tarefas de Elaine está a de obter o máximo de sinergia entre seu departamento e o restante do grupo. Um exemplo disso é a linha de tablets Ypy, voltada para o consumidor final e lançada em outubro do ano passado. O produto foi montado e adaptado depois de a empresa vencer uma licitação de 650 mil aparelhos para o Ministério da Educação (MEC). O preço para o consumidor final está em R$ 699, um dos mais baixos do mercado. Ensino coletivo: mesa interativa TOQ, da Positivo, permiteatividades em grupo As compras governamentais são um bom filão para as empresas. No total, o MEC adquiriu no ano passado 900 mil tablets.

Além da Positivo, a Digibras, ligada à fabricante CCE, venceu a outra parte da concorrência. Os tablets atenderão Escolas públicas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). Se a venda de equipamentos ajuda a engordar o caixa num primeiro momento, ela também é importante para o marketing. A Microsoft, por exemplo, oferece softwares gratuitos ou a preço mais baixo para cerca de sete mil instituições de Ensino. Plataformas como o Office 365, conjunto de ferramentas baseadas na nuvem lançada há pouco mais de um ano, são fornecidas sem custo. “Temos de analisar cada estudante ou Professor como um possível divulgador da plataforma Microsoft”, diz Milton Burgese, diretor de Educação da Microsoft Brasil.

Para Burgese, o setor de Educação é o que apresenta o maior potencial de crescimento no Brasil. É fácil entender a razão. Segundo o Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), há no País quase 200 mil estabelecimentos de Ensino, nos quais mais de 50 milhões de estudantes têm aulas com quase dois milhões de Professores. Oportunidade: Milton Burgese, da Microsoft, diz que o setor educacional é o de maior potencial


CUSTO MENOR

Se ter os instrumentos é o primeiro passo, usá-los de forma planejada dentro da sala de aula é o caminho ideal, segundo a avaliação de muitos especialistas. Caso essa tendência se consolide, os tradicionais laboratórios de informática podem se tornar obsoletos. Um caso emblemático dessa mudança de visão é o colégio privado Sigma, de Brasília. Lá, os tablets fizeram parte da lista de material Escolar de 2012 para as turmas do primeiro ano do Ensino médio.

A Escola investiu R$ 3 milhões em três unidades para adaptar suas salas de aula para o uso dos equipamentos. Nessa conta figuram desde a compra de lousas digitais interativas e banda larga sem fio a mesas maiores para os Alunos manipularem os tablets. Também foram instaladas mais tomadas nas salas de aula para recarregar as baterias. Cerca de mil Alunos utilizam atualmente o equipamento no lugar das tradicionais apostilas. “O grande diferencial é a interatividade dos livros”, afirma Marli Pinheiro, diretora-pedagógica do Sigma. “Fica muito mais fácil compreender a disciplina de física, por exemplo, com animações mostrando para que servem as equações.”

O custo do material didático também diminuiu. A turma que fez o primeiro ano em 2011 teve de desembolsar R$ 1,9 mil pelos livros impressos. No ano passado, cada estudante precisou pagar R$ 1,6 mil pelos livros digitais. Para 2013, é previsto que o valor diminua para R$ 1,2 mil em razão do volume maior de usuários. Tendência de um dispositivo por Aluno pode tornar os laboratórios de informática obsoletos Alunos do primeiro e do segundo ano já estarão com tablets. A rápida evolução tecnológica é um problema a ser superado pelas Escolas. O que a instituição deve fazer para não entrar no ritmo frenético da indústria, que faz com que aparelhos de última geração fiquem desatualizados num piscar de olhos? “O grande desafio da Escola contemporânea é evitar os modismos e transformar esse fenômeno em novas pedagogias”, diz o Professor da Universidade de Brasília (UnB) Gilberto Lacerda, mestre em tecnologias na tducação pela Universidade Laval, do Canadá.

Outro alerta de Lacerda é com relação ao preparo dos Professores, que devem ser treinados para inserir os recursos tecnológicos de maneira adequada em suas aulas. A empresa paulistana Sapienti, que monta salas de aula multimídia, tenta suprir essa lacuna com treinamentos gratuitos aos Professores das Escolas que adquirem seus produtos, que custam entre R$ 25 mil e R$ 30 mil. Um dos equipamentos que os Docentes podem usar nessas oficinas é uma lousa digital de 100 polegadas feita de chapa de metal magnético. Esse material permite desde a exibição de animações interativas até o uso do tradicional pincel atômico.

Em meio a isso, é possível ainda realizar uma atividade mais lúdica, aproveitando o metal para colocar ímãs, do tipo dos de geladeira, com figuras no quadro. “Muitas Escolas fazem investimentos grandiosos em hardware, mas se esquecem do fator humano”, diz Ronaldo de Carvalho, sócio da empresa. “Na Educação, os Professores sempre serão mais importantes.”  







quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PROJETO ASSEGURA AO PROFESSOR DIREITO À MERENDA ESCOLAR





Proposta tramita conjuntamente a outra com teor semelhante, que está pronta para ser votada na Comissão de Educação e Cultura

Fonte: Agência Câmara


O professor da rede pública de ensino básico poderá ter assegurado o direito à alimentação escolar, sem prejuízo do auxílio-alimentação. A medida está prevista no Projeto de Lei 4427/12, do deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que altera a lei que trata do atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos Alunos da Educação Básica (Lei 11.947/09). O projeto 3114/12, apresentado pela deputada Sandra Rosado (PSB-RN), já prevê a permissão de que o alimento excedente da merenda escolar seja consumido pelos profissionais da educação.

Segundo o autor do novo projeto, seu objetivo principal é permitir maior convívio do professor com seus alunos. “O momento da merenda aproxima alunos e professores, quebrando formalidades típicas da sala de aula”, afirma.

Tatto lembra que, na educação básica – que engloba as etapas do educação infantil, e dos ensinos fundamental e médio -, as atividades do professor se revestem de características peculiares. “Juntamente com a família, o professor pode acompanhar a educação das nossas crianças e adolescentes não apenas em assuntos acadêmicos, mas de forma ampla, orientando-os sobre os mais diversos aspectos da vida prática, aí incluídas noções sobre bons hábitos alimentares, higiene, respeito ao próximo, entre tantos outros do nosso dia-a-dia”, afirma o autor da proposta.


Tramitação

O projeto foi apensado ao PL 3114/12, que será analisado, de forma conclusiva, pelas comissões de Educação e Cultura e Constituição e Justiça e de Cidadania.





terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FALHA NO SITE DO SISU PERMITE ACESSO A DADOS DE OUTROS CANDIDATOS



Estudantes visualizaram cadastro e notas de outras pessoas. MEC diz que problema surgiu no início das inscrições e já foi corrigido

Fonte: G1


Candidatos que acessaram o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros minutos da abertura das inscrições, na madrugada desta segunda-feira (7), relataram ao G1 que tiveram acesso a dados de outros estudantes, como o nome, telefone, e-mail, e as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Ministério da Educação admitiu que durante alguns minutos o sistema apresentou problemas permitindo a visualização de dados de outros candidatos, mas que não era possível alterar os dados. De acordo com o MEC, o problema foi solucionado. Ainda segundo o ministério, da abertura das inscrições, às 0h05, até as 9h desta segunda-feira, mais de 146 mil candidatos se inscreveram. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a instituição mais procurada nestas primeiras horas de inscrição.

O estudante Murilo Gonçalves disse que teve acesso aos dados de outros dois candidatos, um chamado Felipe e outro Rafael. Os dados apareciam quando o candidato que entrava no sistema clicava na página “Ajuda”. “Este problema mostra que o sistema do Inep é instável e inseguro”, diz o estudante.

A candidata Samara França disse que ao atualizar sua inscrição no Sisu constatou que os seus dados haviam sido alterados. “Apareceram dados de uma pessoa que não conheço. Atualizei novamente e o erro foi corrigido. Porém, ao atualizar novamente minha página no Sisu, outros dados de outra pessoa apareceram”, afirmou. “Como um site gerenciado pelo governo, permite que uma falha grave dessas ocorra? E se eu fosse uma pessoa de má fé? Tive acesso à informações pessoais de uma pessoa desconhecida, e poderia muito bem fazer uso desses dados.”







segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

137 mil candidatos fazem inscrição até 8 horas de hoje, segunda




O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação entrou no ar no início da madrugada desta segunda-feira. Até 8 horas desta segunda-feira, mais de 137 mil candidatos se inscreveram. Entre 00:01 e 1 hora, na primeira hora de funcionamento, o sistema registrou mais de 80 mil candidatos inscritos. Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas chega a 129.319, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sisu. Antes da abertura do sistema, vinte mil pessoas já estavam logadas. Com a abertura das inscrições, esse número saltou para 50 mil. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 de sexta-feira, dia 11. Até lá, o sistema estará aberto de forma ininterrupta, com base no horário oficial de Brasília.

Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

As regras e o cronograma da primeira edição de 2013 do Sisu constam do Edital da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC nº 20/2012, publicado no Diário Oficial da União de 26 de dezembro último, seção 3, páginas 24 e 25.


Assessoria de Comunicação Social 


Confira a oferta de vagas na página do Sisu na internet

Confira a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012




Fonte: Portal MEC
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