domingo, 25 de dezembro de 2011

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Inscrições para curso de inglês nas férias vão até esta quarta-feira


Para os interessados em aproveitar as férias e aprender um novo idioma, uma boa opção são os cursos da Associação dos Ex-Alunos (Unex) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que está com inscrições abertas para as novas turmas de inglês até hoje, quarta-feira (21).

Os interessados devem realizar inscrições na sede da Unex, no Campus I, bairro do Cabula, em Salvador, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. É necessário que o candidato apresente cópia da identidade e faça o pagamento da taxa de R$ 250 (à vista) ou R$ 265 (parcelado no cartão de crédito).

As aulas acontecem de 9 de janeiro a 1° de fevereiro, de segunda a sexta-feira, nos turnos vespertino e noturno, na sede da entidade no Campus I ou no curso de idiomas Contemporânea, parceiro da Unex, com sede no bairro do Garcia, também na capital. A carga total é de 45 horas-aula. 





Fonte: AGECOM - Bahia

Estudo mostra que geração digital não sabe pesquisar






Há pouco tempo, quando os alunos eram solicitados a fazer um trabalho de pesquisa, era necessário ir até uma biblioteca e realizar a busca em diversos livros didáticos e enciclopédias. Nos dias de hoje, a realidade é outra: debruçar-se sobre páginas impressas é raro quando existem milhões de links sobre o assunto desejado à disposição com apenas um clique.

Mas, o que deveria ser um avanço acabou resultando em retrocesso, segundo um estudo americano que aponta que a geração digital não sabe pesquisar. Na investigação realizada na Universidade de Charleston, nos Estados Unidos, ficou claro que os estudantes de hoje não sabem realizar uma pesquisa de forma efetiva. Conforme os resultados, o grande inimigo está na comodidade que o meio digital oferece. Ferramentas de busca como o Google tornaram os alunos menos preocupados com a credibilidade de uma fonte de informação, por exemplo.

No estudo, os pesquisadores pediram que um grupo de universitários respondesse a um questionário utilizando a internet como meio de pesquisa. Para testar os participantes, foram colocadas intencionalmente informações erradas nos primeiros resultados das buscas realizadas pelos estudantes. Como previsto, os alunos basearam-se nos primeiros links e erraram todas as questões.

O trabalho revelou uma realidade lamentável: os estudantes da era digital se contentam com informações rápidas, sem se importar com procedência e fidelidade. Para José Moran, professor aposentado de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo (USP) e diretor de Educação a Distância na Universidade de Anhanguera (Uniderp), o fato é consequência de uma geração que cresceu com computadores e está acostumada com informações em 140 caracteres. Contudo, Moran acredita que o fato não se restringe somente a crianças e adolescentes.

“A internet deixou as pessoas em geral mais acomodadas. Adultos também cometem erros ao realizarem pesquisas online”, diz. Por isso, o professor acredita que um dos papéis da escola, atualmente, deve ser o de ensinar metodologias de pesquisa desde cedo. “Os educadores pedem tema de estudo, mas não ensinam metodologias”, afirma.

Outra pesquisa americana também comprova que jovens da geração digital não se preocupam com a procedência de suas fontes de estudo. Realizada pela Universidade Northwestern (EUA), a pesquisa pedia que 102 adolescentes do Ensino Médio buscassem o significado de diversos termos na internet. Todos tiveram sucesso nas respostas, mas nenhum soube informar quais foram os sites utilizados. “Os jovens confiam demais na internet”, destaca o diretor de Educação a Distância da Uniderp.




Ensino de pesquisa na internet

Na Escola de Educação Básica Rocha Pombo, em São Joaquim (SC), o projeto “Ensinando a fazer pesquisas na internet” foi implantado nas turmas de 4º série. Elaborado pelo professor de informática Francisco Mondadori Junior, o projeto tem como objetivo trabalhar o conceito de pesquisa desde cedo, pois assim os estudantes chegam ao Ensino Médio sabendo utilizar as barras de pesquisa a seu favor.

O trabalho consiste em um questionário em que os alunos devem apontar suas áreas de interesse e pesquisar sobre esses assuntos. “Sugerimos a pesquisa na internet, no Google, digitando as palavras-chave das atividades que mais gostam. Cada aluno faz a sua pesquisa, procurando o site mais interessante”, explica, dizendo que os pequenos são auxiliados por professores que também ensinam a importância de utilizar fontes de informação confiáveis.

Professor do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) das escolas estaduais de São Joaquim (SC), Mondadori Junior conta que o ensino da pesquisa científica e escolar é uma das preocupações do núcleo, que procuram criar atividades lúdicas e divertidas para trabalhar o conceito em sala. “Em minha opinião deveria existir uma disciplina só para isso nas escolas”, opina, dizendo que percebe, cada vez mais, a dificuldade dos alunos em realizar trabalhos de pesquisa. “Eles se contentam com os primeiros links”, diz, destacando que é comum ouvir frases como “achei no Google”.

Mondadori Junior defende a postura adotada por algumas escolas e educadores de não permitir o uso da internet como fonte de pesquisa. “É interessante proibir só no início, pois assim o estudante descobre que existem outras possibilidades de estudo, e não somente o meio virtual”, explica. José Moran discorda: “Isso resulta em um estudante que usa livros na escola, e a internet em casa”, sentencia, ressaltando que as dificuldades continuariam existindo. “Um dia esse aluno vai poder usar a internet para pesquisar, e então vai fazer de forma errada, pois não aprendeu na escola”, completa.

Em mais de 20 anos de docência, Moran afirma que nunca deixou de trabalhar metodologias de pesquisa com seus alunos, seja no ensino fundamental ou no superior. “Sempre que eu passo trabalhos, especifico o tipo de pesquisa que eu quero, e ainda vejo com os estudantes algumas possibilidades mostradas pelo Google”, diz, afirmando que ainda compara links e aponta informações que podem estar equivocadas. “Com isso, o jovem passa a desconfiar da internet, pois cria a consciência de que nem tudo que está no meio online é verdadeiro”, conclui.

Na Escola Nossa Senhora das Graças, em São Paulo, a preocupação com o ensino de pesquisa na internet começou em 2009. Os educadores do colégio viram a necessidade de criar uma estrutura online que pudesse auxiliar os estudantes nos trabalhos escolares. Por isso, foi criado o “Caminhos de pesquisa na internet”, uma ferramenta virtual que discute alguns critérios de pesquisa e avaliação das informações. Além dos professores deixarem dicas de endereços confiáveis, os alunos podem postar informações retiradas de sites para que os docentes possam avaliar sua veracidade.

Apesar de achar a solução interessante, Moran alerta que nem sempre os alunos terão uma ferramenta escolar a sua disposição. “A escola precisa ensinar os estudantes a caminharem sozinhos e terem noções críticas de fontes de pesquisa”, opina.






Fonte: Terra

Educadores temem Mercadante no Ministério da Educação


0 ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, discursa durante evento da SBPC em Goiás
Antônio Cruz/ABr
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, discursa durante evento da SBPC em Goiás



O nome de Aloizio Mercadante para o MEC causa apreensão em dirigentes da educação básica, mas tem boa receptividade entre reitores de universidades federais, que têm bom diálogo com ele em sua atual função de ministro da Ciência e Tecnologia, informa reportagem de Antônio Gois, publicada na Folha desta terça-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

O "Painel" da Folha informou ontem que a presidente Dilma Rousseff escolheu Mercadante como sucessor de Fernando Haddad, que deixará o cargo para disputar a Prefeitura de São Paulo.

A preocupação é que um ministro originário da pasta de Ciência e Tecnologia dê prioridade ao ensino superior, em detrimento aos investimentos no ensino básico.

Alguns posicionamentos de Mercadante, por exemplo, causam apreensão no setor. Na sua campanha ao governo de São Paulo, em 2010, o ministro foi favorável ao fim do que ele chamou de aprovação automática. O Ministério da Educação, no entanto, é favorável ao sistema nas séries iniciais do ensino fundamental, para dar mais tempo para o aluno aprender antes de ser reprovado precocemente.





Fonte: Folha

Brasil perde 900 mil matrículas na rede pública entre 2010 e 2011

Dados finais do Censo Escolar 2011 foram publicados no 'Diário Oficial'.

 

Segundo o Inep, os dados referentes à rede particular sairão em 2012.



O Brasil teve 42.054.071 estudantes matriculados na rede pública de educação básica - estadual e municipal - em 2011, segundo dados do Censo Escolar publicados nesta segunda-feira (19) no "Diário Oficial da União". O número de matrículas caiu 2,17% em comparação com 2010. A redução foi de mais de 900 mil matrículas.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), há cerca de cinco anos o número de matrículas vem caindo, mas o motivo se deve à crescente rigorosidade na metodologia do censo. A partir de 2006 e 2007, o ministério digitalizou a apuração das informações junto às escolas. Isso permite que sejam eliminadas as matrículas duplicadas por diversos motivos, como, por exemplo, a de um aluno que começou uma série em uma escola, mas foi transferido para outra no decorrer do ano letivo.

Os dados do "Diário Oficial" se referem à matrícula inicial em educação infantil (creches e pré-escola), ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e o sistema de educação especial.

Os números referentes às matrículas na rede básica particular, segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), serão divulgados em 2012.
 
 




MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EM 2011 (REDES ESTADUAIS E MUNICIPAIS)

ENSINO REGULAR
Educação Infantil4.987.630
Ensino Fundamental25.814.379
Ensino Médio7.233.372
Educação de Jovens e Adultos3.434.656


TOTAL (ENSINO REGULAR)


41.469.947


Educação Infantil36.393
Ensino Fundamental466.506
Ensino Médio30.879
Educação de Jovens e Adultos50.346
TOTAL (EDUCAÇÃO ESPECIAL)584.124


TOTAL DE MATRÍCULAS


42.054.071



Fonte: Inep/MEC



Ensino regular


O EJA sofreu a maior redução porcentual do ano entre as modalidades do ensino regular (que não inclui a educação especial). O número de jovens e adultos cursando a educação básica caiu mais de 200 mil, o que representa uma queda de 5,7% entre 2010 e 2011.

Em números absolutos, porém, a maioria das matrículas perdidas estão no ensino fundamental: em 2011, a rede pública teve cerca de 860 mil alunos a menos que no ano anterior. A queda porcentual foi de 3,2%.

Apenas a educação infantil apontou ligeiro aumento de matrículas, de 1,8%. Em 2011, 4.987.630 crianças entre 0 e 6 anos estavam matriculadas na rede pública, 27,5% delas em creches e 72,5% na pré-escola. O número foi cerca de 90 mil a mais que em 2010.

As matrículas no ensino médio permaneceram quase iguais, com queda de 0,13%.



Educação especial


A educação para alunos com necessidades especiais, porém, cresceu em média 10,5% no último ano. Foram mais de 55 mil novas matrículas em escolas e classes especiais e inclusivas.

Só no ensino fundamental, o número aumentou em 45 mil. No ensino médio, as cerca de 5 mil matrículas a mais representaram a maior variação porcentual: 19,8%.

O EJA para alunos especiais viu o número de matrículas subir 11,6%.



Rede particular e educação superior

De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, os dados do Censo Escolar 2011 serão finalizados no ano que vem. As informações publicadas no "Diário Oficial" nesta segunda-feira não incluem as matriculas na rede particular, na educação superior e nas escolas federais.

Ainda de acordo com o órgão, os números divulgados nesta segunda servem como base para que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) possa calcular os repasses de verbas para cada município brasileiro.






Fonte: G1

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Pacto com Municípios pode ajudar a alcançar as Metas do Milênio

 


 
 
“O ensino fundamental já está praticamente universalizado na Bahia. O desafio é melhorar a qualidade da educação”, afirmou nesta segunda-feira (19/12) o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, durante o Seminário de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio na Bahia, promovido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O evento contou, também, com as presenças dos secretários estaduais do Planejamento, Zezéu Ribeiro, de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Carlos Brasileiro, e de Promoção da Igualdade, Elias Sampaio.




Segundo o secretário Osvaldo Barreto, o Governo da Bahia vem desenvolvendo projetos estruturantes na área educacional que contribuem para alcançar as Metas do Milênio, ressaltando a parceria com as prefeituras para assegurar a educação para as crianças na base de sua formação. Para isso, a Secretaria da Educação do Estado firmou o Pacto com Municípios para garantir a alfabetização com letramento até os oito anos de idade. Até o momento, 329 prefeituras já aderiram ao Pacto, o que representa o atendimento, em 2012, a mais de 345 mil estudantes em 11.770 escolas.

Além disso, o secretário pontuou a parceria do Governo da Bahia com os municípios também para ampliação do ensino médio, seja com mais recursos para o transporte escolar como para atender aos estudantes no campo, neste Estado, que tem a maior população rural do país. Uma das formas de atendimento, referência nacional, é o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), que beneficiou, em 2011, a mais de 14 mil estudantes em 400 salas conectadas em localidades de difícil acesso na zona rural de 155 municípios.






Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Dilma decide pôr Mercadante na Educação no lugar de Haddad

 





Dilma Rousseff decidiu colocar Aloizio Mercadante no lugar de Fernando Haddad quando este deixar o Ministério da Educação para disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PT. A substituição deverá ocorrer em breve.

A presidente chegou a analisar a possibilidade de uma sucessão caseira, promovendo um dos quadros da atual cúpula do MEC, mas concluiu que o ex-senador petista, hoje ministro de Ciência e Tecnologia, é uma solução de mais peso para uma área que ela considera estratégica. Desde o início do governo, Mercadante tem se mantido distante de refregas partidárias e concentrado nos assuntos de sua pasta.


Marco

Mercadante sempre esteve bem com Dilma, mas foi a partir da saída de Antonio Palocci da Casa Civil, em junho, que seu trânsito aumentou significativamente dentro do governo.


Hiato

Uma vez fora do ministério, Haddad deve tirar duas semanas de descanso antes de mergulhar nas atividades de pré-campanha.







Fonte: Folha de S. Paulo

Data final de adesão ao Topa

 
Foto: SECOM




A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até o dia 22 de dezembro, a fase de adesão para a 5ª etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Prefeituras e entidades sociais do Estado podem realizar a adesão nas Diretorias Regionais de Educação. A meta é alfabetizar mais de 300 mil estudantes nesta 5ª etapa.


Consulte a lista dos documentos necessários para adesão

Consulte a lista das Diretorias Regionais de Educação


Entre as novidades para o ano de 2012, está a seleção dos coordenadores de turma e o monitoramento de todo o programa pela equipe técnica da Coordenação do Topa. “O nosso foco é, cada vez, mais, melhorar a qualidade pedagógica e a efetividade social do programa. Para isso, vamos realizar a seleção de coordenadores de acordo com o perfil de cada um, além de monitorar o programa nos locais”, disse Elenir Alves, coordenadora do Topa na Bahia.

A seleção acontece até o dia 22/12. Os interessados podem procurar a prefeitura para saber sobre requisitos e todo o procedimento a ser adotado. Ao todo, vão ser selecionados 3 mil coordenadores, que, entre outras atribuições, vão mobilizar a formação de, no mínimo, dez turmas na zona urbana e oito na zona rural dos municípios, sendo, no máximo 15, turmas para ambos os casos, providenciando o preenchimento completo dos formulários de cadastramento (alfabetizadores, turmas e alfabetizandos).  Também para 2012, foi elevado para 10 o número mínimo de estudantes em cada turma.


Acesse aqui a página do Topa



Combate ao analfabetismo


O Topa foi criado em 2007 para reduzir o índice de analfabetismo na Bahia. Até 2011, o programa já atendeu a 841 mil pessoas e está presente em 407 municípios. Ele traz, na sua concepção, a garantia do direito à alfabetização dos baianos. Para isso, a Secretaria da Educação firmou parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.

As turmas de alfabetização estão presentes em todos os Territórios de Identidade, ocupando espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro, presídios e até residências de alfabetizadores, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.

O Topa desenvolve, junto a cada turma, uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Cronograma para a 5ª etapa

Período de adesão: 21/11/2011 a 22/12/2011
Seleção dos coordenadores: 28/11/2011 a 22/12/2011
Cadastramento: 12/12/2011 a 29/02/2012
Ativação das turmas: 10/03/2012 a 25/03/2012
Data de início das aulas: 02/04/2012

Conheça o blog do Topa
 
Local da realização do evento :
Diretorias Regionais de Educação - Direc
Data e Hora do evento :
Qui, 22/12/2011 (Dia inteiro)
Maiores informações do evento :
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até o dia 22 de dezembro, a fase de adesão para a 5ª etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Prefeituras e entidades sociais do Estado podem realizar a adesão nas Diretorias Regionais de Educação. A meta é alfabetizar mais de 300 mil estudantes nesta 5ª etapa.







Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Secretário ressalta valorização da Escola Pública durante encontro de gestores da Educação Profissional

Foto: Claudionor Jr. Ascom/SEC 


O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participou nesta última quinta-feira (15/12), em Salvador, do IV Encontro de Gestores de Educação Profissional: Construindo a Educação Profissional como Política Pública de Estado, cujo objetivo é planejar o ano letivo 2012 dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional.




O secretário destacou a importância do planejamento e a responsabilidade dos gestores, professores e das famílias, no sentido de garantir uma escola pública de qualidade e, sobretudo, o direito de todos à Educação. “Nós não servimos a outra coisa, se não servir à escola. O Governo do Estado fez um investimento grande em educação e já estamos alcançando algumas vitórias, como ter dado sentido à rede de educação. Nós acreditamos que cada criança, cada jovem ou adulto que procura nossa rede merece toda atenção. Um centro pequeno é tão importante quanto um grande centro”.

Ao falar da integração desta rede, Osvaldo Barreto, enfatizou o foco da Educação Profissional de preparar os jovens e trabalhadores para uma inserção cidadã no mundo do trabalho. “A Educação é uma obrigação do Estado que se concretiza no direito de aprender que é consagrado e não prescreve. A Educação Profissional tem muito esse mérito de agregar aos processos educacionais, a dimensão do trabalho, ter o cuidado de orientar nossos jovens a pensar o percurso da vida, o funcionamento complexo de uma sociedade contemporânea”.


















Nesse sentido, o secretário salientou o direcionamento da oferta da Educação Profissional de acordo com as demandas do desenvolvimento da Bahia. “A Educação Profissional para nós deve construir percursos mais consistentes para nossa juventude. Esse trabalho de planejamento, o olhar cuidadoso de vocês com o que está acontecendo com a dinâmica do desenvolvimento da Bahia é importante. É preciso linkar a Educação Profissional a essa dinâmica. Nossos indicadores do Sistema de Gestão Escolar (SGE) já apontam, por meio das notas,  a melhora que os estudantes da Educação Profissional estão causando na rede de Educação”, comemora Barreto.




Concurso Público

Ao investir na Educação Profissional, o secretário anunciou que uma das metas para 2012 é a realização de concurso público. “Não há educação sem professor. Já negociamos aumentos reais com a APLB até 2014.

Já neste ano houve aumento de 7,24% do salário dos professores. Esse é o cuidado que o governo está tendo com os professores. Já estamos em discussão com a Secretaria da Administração, o concurso público para fortalecer os Centros de Educação Profissional. A gente espera que, no segundo semestre de 2012, já chame os novos professores”, assegurou.

O secretário falou, ainda, que 329 prefeituras já aderiram ao Pacto com Municípios e citou alguns dos 10 compromissos que estruturam o Programa da Secretaria da Educação. Osvaldo Barreto lembrou o respaldo que a Secretaria da Educação do Estado alcançou no cenário nacional ao conseguir incluir as redes estaduais de Educação Profissional como ofertantes dos cursos do Pronatec. E, para finalizar, desejou a todos um feliz Natal e um 2012 com melhores indicadores para a educação da Bahia, o que será possível, segundo ele, graças ao trabalho e o envolvimento de todos que fazem a rede de educação do Estado.



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Veja fotos de algumas obras do AVE








Lindas, não??


Parabéns aos artistas!

Dilma diz que investir em educação e tecnologia é fundamental para aumentar competitividade do país

 



 










Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (15) que investir em educação e tecnologia será fundamental para tornar o Brasil um país cada vez mais competitivo no cenário internacional.

“Precisamos criar, inventar e inovar. O Brasil só vai usufruir verdadeiramente dos frutos da era de prosperidade que podemos, devemos e estamos construindo se investir metódica e sistematicamente em educação, em pesquisa, em tecnologia e se for capaz de traduzir tal investimento em conhecimento e inovação. Não falta vontade política no nosso governo de investir em inovação.”

Dilma disse ainda que nesse momento em que os países enfrentam uma crise econômica mundial e os mercados das nações desenvolvidas e emergentes se reduzem é preciso ampliar a capacidade de competir e agregar valor aos produtos brasileiros.











A presidenta participou da cerimônia de entrega do 14º Prêmio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de Inovação 2011 e ficou emocionada ao entregar um dos prêmios ao empresário Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, que foi homenageado.

Dilma entregou também o prêmio a Josineide Barbosa Malheiros, representante da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas, vencedora na categoria Tecnologia Social.

O prêmio foi criado para reconhecer talentos na área da inovação vindos de empresas, instituições científicas e tecnológicas, públicas e privadas, e inventores brasileiros com ações desenvolvidas no Brasil e aplicadas no país ou no exterior.





Plano Nacional de Educação só será votado em 2012, dizem deputados

 

 

 

Falta consenso sobre percentual que deve ser investido em educação.



A votação do Plano Nacional de Educação (PNE) em comissão especial sobre o tema na Câmara estava prevista para esta quinta-feira (15), mas só deve acontecer após a volta do recesso parlamentar, em fevereiro ou março do ano que vem, segundo deputados que integram a comissão.

De acordo com o deputado Izalci Rodrigues (PR-DF), a comissão quer conversar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, antes de fechar o texto.

Além disso, o relator Angelo Vanhoni (PT-PR) não concluiu seu parecer que recebeu 449 emendas (sugestões de mudança) após a apresentação do parecer preliminar. O prazo para apresentação de emendas terminou na quarta-feira (14).

Segundo Izalci, Mantega deve comparecer à comissão na próxima terça ou quarta-feira. Os deputados querem discutir com o ministro a possibilidade de aumentar o percentual mínimo de investimento em educação.

O relatório de Vanhoni fala em 8% do Produto Interno Bruto (PIB), mas parlamentares e setores da sociedade civil pedem investimento mínimo de 10% O plano original do governo era de 7%. A maioria das emendas ao relatório tratam desse assunto, de acordo com a comissão.

“O convite [ao Mantega] é para esclarecer porque o governo não quer chegar aos 10%. Se ele sinalizar que o governo vai ceder, o relator poderá fechar seu texto com cenário mais favorável. Queremos inclusive definir com ele quem paga essa conta. A parcela de investimento dos estados, municípios e União não está definida no relatório”, disse o deputado Izalci.

Segundo o deputado Alex Canziani (PTB-PR), que também integra a comissão, a primeira reunião do grupo em 2012 foi marcada para 8 de fevereiro. “Assim o Vanhoni tem tempo hábil para analisar as emendas durante o recesso e uma primeira semana no Congresso para discutir com os deputados”, disse.

Segundo Canziani, a expectativa é que o PNE seja aprovado no Senado no primeiro semestre de 2012. Se for aprovado pelos deputados da comissão especial, o texto segue direto para análise dos senadores, sem necessidade de ser votado no plenário da Câmara.



Fonte: G1

Inscrição de experiências tem prazo prorrogado até março

O prêmio é uma forma de divulgar e valorizar experiências inovadoras de inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (foto: Fabiana Carvalho)










Escolas públicas de educação básica, secretarias de educação e estudantes têm agora mais tempo para fazer a inscrição no prêmio Experiências Educacionais Inclusivas: a Escola Aprendendo com as Diferenças. O prazo, que expiraria no dia 31 próximo, foi estendido até 16 de março de 2012.

Nesta nova edição, serão premiados três trabalhos de escolas, três de secretarias de educação, três de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e três de alunos de qualquer série do ensino médio. Um projeto desenvolvido em escola da educação infantil receberá menção honrosa.

De acordo com a diretora de políticas de educação especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, Martinha Clarete Dutra, com a inclusão das redes e dos estudantes, o prêmio ficou mais abrangente. As escolas devem relatar o trabalho pedagógico desenvolvido, enquanto as redes abordarão inovações de gestão. Aos estudantes caberá apresentar texto narrativo ou dissertativo sobre o tema do prêmio.

Conforme o regulamento, na categoria escolas serão distribuídos R$ 10 mil para a primeira colocada; R$ 8 mil para a segunda e R$ 6 mil para a terceira, além de troféus, visitas de intercâmbio e apresentação da experiência no seminário nacional Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que será realizado no próximo ano, em Brasília.

Na categoria secretarias de educação, as três vencedoras receberão troféus, terão direito a visitas de intercâmbio a outras redes premiadas, a bolsas de estudo para curso de educação inclusiva e espaço para apresentação da experiência no seminário.

Na categoria estudantes, os três primeiros colocados dos anos finais do ensino fundamental e os três do ensino médio receberão troféus, diplomas, computadores portáteis (notebook), além de passeio turístico em Brasília.

O prêmio tem como propósito promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A Secadi promove o prêmio em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Apoiam a iniciativa o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O patrocínio é da Fundação Mapfre.

Ionice Lorenzoni

Confira o regulamento do prêmio.

Ouça áudio com Martinha Clarete Dutra, diretora de políticas de educação especial do MEC





Fonte: Portal MEC

A Bahia ganha biblioteca temática

 


A partir de agora, a Bahia já tem uma biblioteca temática e especializada na história do estado. É a Biblioteca Virtual 2 de Julho, que tem como coleção especial o acervo do dia 2 de Julho, data da nossa independência.

O lançamento aconteceu, na Biblioteca Central do Estado, dentro da programação do Seminário de História da Bahia: desafios e perspectivas. Com a Biblioteca Virtual 2 de Julho, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA dá mais um passo à era digital.

O acervo é composto por documentos do Arquivo Público do Estado, Centro de Memória da Bahia e das Bibliotecas Públicas, vinculadas à Fundação Pedro Calmon. A biblioteca é híbrida e funciona como uma biblioteca digital (disponibiliza conteúdos na íntegra para download), assim como, biblioteca virtual (serviço de referência eletrônico ao disponibilizar apenas links e referências dos materiais).

Segundo a diretora da BV, Cristina Santos, ela traz publicações digitais, acervo que se encontra em domínio público ou que foi devidamente autorizado pelos autores para publicação, assim como links e referências do material disponibilizado na web referente ao tema”.



Objetivo e download

O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, informa que o objetivo principal da Biblioteca Virtual 2 de julho é tornar acessível obras acerca da história da Bahia, inovando ao se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa. "Estamos preservando e promovendo o acesso universal a uma ampla gama de fontes historiográfícas referentes à nossa história”, reforça Ubiratan.

Castro indica ainda que as bibliotecas virtuais possibilitam a construção de repositórios de dados organizados, disponibilizando uma variedade de serviços, novas sistemáticas de trabalhos, com o objetivo do pronto atendimento das necessidades informacionais dos pesquisadores e usuários. “Assim, amplia-se as possibilidades de buscas, recuperação, disponibilização e compartilhamento, através do acesso universal ao conhecimento, por meio local e remoto. Ela será mais uma biblioteca integrante do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado”.

A Fundação Pedro Calmon presta, dessa forma, mais um serviço de disseminação e disponibilização de acervos, e informações relevantes capturadas, organizadas e sistematizadas na rede, para download dos conteúdos informacionais produzidos em formato eletrônico.






Fonte: IAT

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Haddad considera desnecessária emenda sobre férias escolares na Lei Geral da Copa

 - Agência Brasil
Agência Brasil


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira ser desnecessária a inclusão, na Lei Geral da Copa, da emenda que altera a data das férias escolares em 2014. Para ele, seria suficiente “uma mera recomendação” do Conselho Nacional de Educação (CNE) ou um acordo com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Segundo o ministro, o MEC está analisando “a questão da legalidade” da proposta já admitida pelo relator da Lei Geral da Copa, Vicente Cândido (PT-SP). “Nós estamos estudando isso do ponto de vista da sua constitucionalidade, do ponto de vista da autonomia dos estados”.

Haddad disse não ter preocupação com a inclusão da emenda “porque os Estados e municípios sempre se preparam para essas ocasiões”. Segundo ele, em dias de jogos da seleção brasileira no Mundial, independentemente de onde a Copa é realizada, as secretarias programam-se para suspender as aulas. Ele admitiu, no entanto, que “a preocupação agora é redobrada” por causa da realização dos jogos no Brasil.

A ideia é antecipar o período de férias de julho para junho. A proposta é apoiada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, em audiência na Câmara dos Deputados, no mês passado, considerou a questão da antecipação das férias escolares para garantir a “mobilidade humana” durante o torneio.

O ministro esteve hoje em solenidade de premiação de professores da educação básica e disse estar terminando seu ciclo no MEC. Segundo ele, sua saída do ministério deverá ocorrer após a segunda quinzena de janeiro, embora não haja uma data marcada. “Estou subordinado à decisão da presidente”, disse.

 
 
 

A Bahia ganha biblioteca temática





A partir de agora, a Bahia já tem uma biblioteca temática e especializada na história do estado. É a Biblioteca Virtual 2 de Julho, que tem como coleção especial o acervo do dia 2 de Julho, data da nossa independência.

O lançamento aconteceu, na Biblioteca Central do Estado, dentro da programação do Seminário de História da Bahia: desafios e perspectivas. Com a Biblioteca Virtual 2 de Julho, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA dá mais um passo à era digital.

O acervo é composto por documentos do Arquivo Público do Estado, Centro de Memória da Bahia e das Bibliotecas Públicas, vinculadas à Fundação Pedro Calmon. A biblioteca é híbrida e funciona como uma biblioteca digital (disponibiliza conteúdos na íntegra para download), assim como, biblioteca virtual (serviço de referência eletrônico ao disponibilizar apenas links e referências dos materiais).

Segundo a diretora da BV, Cristina Santos, ela traz publicações digitais, acervo que se encontra em domínio público ou que foi devidamente autorizado pelos autores para publicação, assim como links e referências do material disponibilizado na web referente ao tema”.



Objetivo e download

O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, informa que o objetivo principal da Biblioteca Virtual 2 de julho é tornar acessível obras acerca da história da Bahia, inovando ao se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa. "Estamos preservando e promovendo o acesso universal a uma ampla gama de fontes historiográfícas referentes à nossa história”, reforça Ubiratan.

Castro indica ainda que as bibliotecas virtuais possibilitam a construção de repositórios de dados organizados, disponibilizando uma variedade de serviços, novas sistemáticas de trabalhos, com o objetivo do pronto atendimento das necessidades informacionais dos pesquisadores e usuários. “Assim, amplia-se as possibilidades de buscas, recuperação, disponibilização e compartilhamento, através do acesso universal ao conhecimento, por meio local e remoto. Ela será mais uma biblioteca integrante do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado”.

A Fundação Pedro Calmon presta, dessa forma, mais um serviço de disseminação e disponibilização de acervos, e informações relevantes capturadas, organizadas e sistematizadas na rede, para download dos conteúdos informacionais produzidos em formato eletrônico.






Fonte: IAT

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Secretaria promove IV Encontro de Gestores da Educação Profissional















Gestores da educação profissional de todos os Territórios de Identidade da Bahia participam nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/12), em Salvador, do IV Encontro de Gestores de Educação Profissional: Construindo a Educação Profissional como Política Pública de Estado. O objetivo é planejar o ano letivo de 2012. A programação envolve questões que vão desde a construção de diagnóstico de demandas e ofertas da Educação Profissional, passando por temáticas como marco regulatório e controle social.
Dentre outros assuntos da pauta, está o desenvolvimento da qualidade pedagógica e a articulação entre programas estaduais e federais com interface na Educação Profissional e Tecnológica. São exemplos destes programas, o Pronatec, o Mais Educação, Bom Trabalho, Vida Melhor, a Copa do Mundo 2014 e o Porto Sul. O encontro reúne dirigentes das Diretorias Regionais de Educação (Direc), diretores e vices dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional.

De acordo com o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, o ano 2011 foi marcado por conquistas para a Rede Estadual de Educação Profissional. “Chegamos a 50 Centros Territorias e Estaduais de Educação Profissional e a 50.498 estudantes matriculados em todos os Territórios de Identidade da Bahia. Mais que quantitativo, tivemos um salto qualitativo do trabalho, com mais qualidade pedagógica e efetividade social”.
Entres os desafios para 2012, Almerico Lima, destaca a oferta de 60 mil vagas, a consolidação dos centros, a incorporação do Proeja fundamental, além da melhoria dos indicadores de rendimento e a qualidade pedagógica. “Esse encontro reflete, mais uma vez, o compromisso do Governo da Bahia em consolidar esta política pública de Estado para que seja cada vez mais inclusiva, beneficiando os jovens e trabalhadores com formação e qualificação profissional, preparando-os para inserção cidadã no mundo do trabalho”, conclui Almerico.





Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Avaliação indica avanços, mas aponta que ainda pode ir além



Ao abrir reunião técnica sobre os programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, ontem, 13, em Brasília, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, disse que a educação integral caminhou centenas de quilômetros desde 2007, quando foi instituída, mas que há muito espaço para crescer. Hoje, segundo a secretária, a educação integral é oferecida em cerca de 15 mil escolas do ensino fundamental, que atendem 3,2 milhões de estudantes.

Maria do Pilar ressalta que a expansão dessa modalidade de ensino, com qualidade, precisa envolver estados, prefeituras, secretarias de educação, ministérios, universidades e a sociedade. Ela salientou que o investimento do MEC na educação integral alcançou R$ 1 bilhão este ano e que os recursos devem ser ampliados em 2012.

Uma reunião de trabalho trouxe a Brasília cerca de 350 coordenadores estaduais e regionais dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador. Durante três dias, diretores, técnicos do MEC e coordenadores vão discutir os desafios da educação integral, a expansão em escolas na área urbana, o ingresso de escolas do campo no programa e o currículo, além da apresentação de experiências desenvolvidas em vários estados.

Expansão da educação integral [2011-2012]
Unidades
2011
2012
Escolas urbanas14.90025.000
Estudantes3.200.0004.500.000
Municípios1.5003.500
Escolas no campo(previsão) 5.000

De acordo com a diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica (SEB), Jaqueline Moll, entre as questões importantes do debate estão como preparar crianças e jovens para viver como cidadãos plenos de direitos, não apenas para o mercado de trabalho, a competitividade e o uso de novas tecnologias. “Nosso desafio não é simples”, disse ela aos coordenadores.

Jaqueline também destacou a importância da integração das políticas públicas na melhoria da educação. Para ela, a educação integral precisa estar em conexão com programas como Escola Aberta, Saúde na Escola, e Bolsa-Família. “Nossa pauta diz que os agentes desses programas e dos territórios devem conversar cada vez mais para a ampliação do programa ser alcançada com qualidade”, afirmou. Jaqueline lembrou ainda que a presidenta da República, Dilma Rousseff, pretende levar a educação integral a 60 mil escolas públicas, urbanas e rurais, até 2014.

Grupos de trabalho também reúnem coordenadores do programa Ensino Médio Inovador para discutir currículo escolar, educação integral e expansão. No próximo ano, segundo Jaqueline Moll, o ensino médio inovador deve chegar a 2 mil escolas das 27 unidades da Federação.

Proposto pelo Ministério da Educação em 2009, o ensino médio inovador é um projeto de apoio técnico e financeiro oferecido a estados dispostos a melhorar a qualidade do ensino de nível médio. Entre as inovações estão o aumento da carga horária, nos três anos do ensino médio, das 2,4 mil horas atuais para 3 mil; a leitura como elemento central e básico de todas as disciplinas; o estudo da teoria aplicada à prática; o fomento das atividades culturais e professores com dedicação exclusiva.

Ionice Lorenzoni

Conheça o programa Ensino Médio Inovador

Conheça o programa Mais Educação
Fonte: Portal MEC

Professor da rede estadual é homenageado no Senado Federal

 





O Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador, é destaque mais uma vez no cenário nacional. O professor Alex Vieira, vencedor do Prêmio Inovadores da Microsoft 2011, na categoria ‘Uso Avançado de Tecnologias Microsoft’, em agosto deste ano, foi um dos homenageados, ontem, 13, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, em Brasília.

O projeto desenvolvido no centro integrou educação básica à educação profissional. Intitulado ‘Explorando o Universo através das Tecnologias de Informação e Comunicação’, o projeto estimula a formação científica, base para a compreensão da tecnologia e coloca em prática a construção do conhecimento e tecnologia social, como principio pedagógico, em benefício da sociedade.

Em novembro, a iniciativa foi apresentada no Fórum Mundial de Educação da Microsoft 2011, em Washington, nos Estados Unidos. Para o professor Alex Vieira, este tipo de iniciativa valoriza a escola pública e é uma motivação a mais para o trabalho com os estudantes em sala de aula. “No momento em que os trabalhos são expostos e homenageados, tanto no Brasil quanto fora dele, o professor toma novo fôlego para desenvolver atividades inovadoras e criativas, incentivando os seus estudantes pelo mundo da pesquisa. Nosso objetivo agora é expandir a atividade, realizando o projeto de astronomia nos cursos técnicos de Eletrotécnica e Refrigeração”, disse Alex.



Experiência vencedora 

O projeto do professor pretende fortalecer ações no campo da pesquisa na educação técnica de nível médio, embora possa ser aplicada também no ensino médio. Situado no contexto da disciplina física, com ações interdisciplinares, a proposta inova o modelo de aprendizagem, pois os estudantes aprendem a trabalhar de forma colaborativa ao incentivar a pesquisa científica na unidade.

Para realizar o projeto, os estudantes participaram de diversas atividades, teóricas e práticas, para debate como grupos de discussão no Windows Live, utilizando software Word Wide Telescope e o Microsoft Office. Ao final, produziram uma rosa dos ventos, um foguete, jornais informativos com o uso da ferramenta Publisher e um diário de bordo, reforçando a prática da pesquisa e investigação na educação básica.




terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Seminário busca forma de difundir a História da Bahia nas escolas públicas do estado






Nos próximos dias 12 e 13 de dezembro o Centro de Memória da Bahia realiza o Seminário de História da Bahia: desafios e perspectivas, na Biblioteca Pública do Estado – Barris. O evento tem o objetivo de fomentar o debate sobre a importância do ensino de história da Bahia para os alunos da rede pública do estado.

Professores das universidades públicas do Estado debaterão, em quatro mesas formadas, nesses dois dias de discussões, sobre os assuntos mais importantes da história da Bahia e sobre as alternativas de difusão dessas informações.

Os interessados em participar do seminário podem se inscrever pelos telefones: 3117-6050, ou pelo e-mail: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br. As inscrições são gratuitas. A Fundação Pedro Calmon/SecultBA é responsável pela preservação e memória e história da Bahia.

Dentro da programação do seminário esta programado para o dia 12 o lançamento da Biblioteca Virtual 2 de julho, com apresentação da coordenadora da Biblioteca Virtual 2 de julho, Cristina Santos e do diretor geral da Fundação Pedro Calmon (FPC), Ubiratan Castro de Araújo.



SERVIÇO:

O Quê: Seminário Ensino de História da Bahia: desafios e perspectivas
Local: Sala Kátia Mattoso – Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris
Data: 12 e 13 de dezembro de 2011
Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h




Fonte: Secretaria de Cultura da Bahia

Secretaria da Educação realiza amanhã sorteio eletrônico da Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza nesta terça-feira (13/12), o sorteio eletrônico 2012 da Educação Profissional. O sorteio acontecerá às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. Ao todo, foram feitas 115.846 inscrições, um número recorde que ressalta a credibilidade alcançada pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia e a qualidade dos cursos técnicos de nível médio ofertados.

Quem estiver no interior do Estado poderá acompanhar o sorteio por videoconferência diretamente dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) das Diretorias Regionais de Educação (Direc).  O resultado estará disponível no Portal da Educação e no blog da Educação Profissional da Bahia, a partir das 18 horas desta terça-feira.

O sorteio será acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães.

Serão sorteadas 7.844 vagas para 49 cursos de 11 eixos tecnológicos. Os cursos mais concorridos são: Edificações, em Salvador (118/vaga), Enfermagem, Feira de Santana (106/vaga), Eletromecânica, em Salvador (105/vaga), Nutrição e Dietética, em Salvador (90/vaga), Administração, em Salvador (75/vaga), Segurança do Trabalho, em Alagoinhas (72/vaga), Logística, em Salvador (61/vaga), Informática, em Feira de Santana (51/vaga) e Petroquímica, em Camaçari (52/vaga).

Todos os inscritos para o sorteio eletrônico serão classificados, mas apenas serão convocados para a matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas nos Centros Territorias e Estaduais de Educação Profissional.

Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.




Matrícula

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá dias 24 e 25 de janeiro de 2012. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2012.
 
 
 
Inclusão
 
O professor Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional, disse que o sorteio eletrônico é uma forma democrática de acesso à Educação Profissional e que evita a meritocracia. “O número recorde de inscritos para este sorteio é uma motivação a mais para que possamos ter uma educação profissional cada vez mais inclusiva, preparando nossos jovens e trabalhadores para se beneficiarem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do nosso Estado. Nossa perspectiva é ampliar o número de vagas a cada ano até chegar a 84 mil beneficiados com a Educação Profissional na Bahia até 2014”, acrescentou.
 
 
 

Plano Nacional de Cultura

Ministra Ana apresenta as metas para os próximos dez anos nesta terça-feira, em Brasília





Hoje, dia 13, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, apresenta as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), cuja implementação se dará ao longo dos próximos 10 anos.

Por 50 dias, o MinC recebeu contribuições da sociedade e de gestores públicos para elaborar os objetivos.

A consulta foi feita ao público via plataforma digital e seminários promovidos pelo Ministério. A participação da população pela página pnc.culturadigital.br foi intensa, como atestam os números: 8.979 visitas de 6.273 pessoas, que geraram 488 comentários sobre as propostas e redundaram em outras 32 sugestões.

As metas expressam o compromisso com os principais temas das políticas públicas de cultura, como reconhecimento e promoção da diversidade cultural, criação, fruição, difusão, circulação e consumo, educação e produção de conhecimento, ampliação e qualificação de espaços culturais, fortalecimento institucional e articulação federativa, participação social, desenvolvimento sustentável da cultura, e mecanismos de fomento e financiamento.

Com essas 53 metas, aprovadas na reunião do CNPC de 29 de novembro de 2011, pretende-se aumentar, entre outras coisas, a quantidade de espaços culturais, privilegiando municípios menores ou territórios de cidadania, superar em mais que o dobro o número de livros lidos fora da escola e implementar projetos de apoio à sustentabilidade econômica da produção cultural local.



Serviço :
Apresentação das 53 metas do Plano Nacional de Cultura
Terça-feira, 13 de dezembro, às 10h.
Local: Sala Cássia Eller, no Complexo Cultural Funarte (junto ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em frente ao Brasil 21)






Fonte: Portal da Cultura
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares