quarta-feira, 30 de março de 2011

Exame para medir a alfabetização das crianças começa a ser aplicado no País

Ao todo, 6 mil alunos devem participar da primeira edição da Prova ABC





A Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), exame inédito que pretende medir a qualidade da alfabetização das crianças que concluíram o 3º ano (antiga 2ª série), começou a ser aplicada em todo o País a 6 mil estudantes. A partir desta semana até meados de maio, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares vão mostrar seus conhecimentos sobre leitura, escrita e matemática.

A iniciativa é uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As entidades pretendem oferecer, com essa avaliação, um panorama de como anda a alfabetização no País.

“É uma meta termos todas as crianças alfabetizadas até os 8 anos de idade. Mas, até o momento, não tínhamos um instrumento para verificar se os estudantes adquiriram as habilidades esperadas para o início do Ensino Fundamental. Por isso, a iniciativa é tão importante”, explica Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação.



Quem participa

Uma amostra de 262 turmas, totalizando 6 mil alunos, foi selecionada por sorteio entre escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do País. A seleção levou em conta a proporção das escolas de cada rede.

Apenas uma turma de 4º ano (3ª série) de cada uma das escolas selecionadas participará da Prova ABC. "A participação das escolas sorteadas é fundamental. Esse apoio é imprescindível para realizar o exame, e dele depende o acompanhamento do aprendizado nas séries de alfabetização", afirma Priscila.

Cada criança vai responder a 20 itens (questões de múltipla escolha) de leitura ou de matemática - o estudante fará testes de apenas uma das duas áreas. Além disso, deve escrever uma breve redação, com tema único para todos os participantes.

A aplicação do exame não será feita pelo professor, e sim por um aplicador externo, que orientará os alunos. A correção também será feita fora da escola e, após o processamento dos dados, serão divulgados resultados por região e para o País como um todo. A previsão é a de que eles estejam disponíveis no fim de junho.



Histórico

Até 2010, apenas a Provinha Brasil avaliava as habilidades dos estudantes do início do Ensino Fundamental. Esse exame, formulado pelo MEC, é voluntário e aplicado a estudantes do 2º ano. Os resultados da Provinha Brasil não são divulgados e servem para que os professores tenham um diagnóstico do aprendizado de seus estudantes.

Já a Prova ABC tem como objetivo retratar a situação do País e, nesta edição, oferecerá resultados regionais e do Brasil. Não serão expostos os desempenhos das escolas selecionadas.


Projeto prevê que professores cumpram carga fora da sala


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado deve votar amanhã, em turno suplementar, o substitutivo ao projeto que assegura aos professores que trabalham em tempo integral o cumprimento de metade da carga horária em atividades fora da sala de aula, que não incluam a interação com os alunos prevista no plano curricular.

O Projeto de Lei Suplementar 397/08, foi apresentado pela senadora Fátima Cleide (PT-RO) e modifica parte do Artigo 67 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Ainda de acordo com o projeto, os professores que trabalhem com uma carga semanal menor terão direito a pelo menos um terço do horário fora de sala de aula.


Pela redação atual da LDB, é garantido aos professores um período reservado para essas atividades, mas não há determinação do tempo para realização disso.



Fonte:
Correios 24 h

sexta-feira, 25 de março de 2011

Universidade para Todos inicia inscrições na próxima segunda-feira



No período de 28 deste mês até o dia 6 de abril serão realizadas as inscrições para a etapa 2011 do Projeto Universidade para Todos, exclusivamente pelo Portal da Educação, onde também está publicado o edital com todas as informações necessárias. Com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes da rede estadual ao ensino superior, o projeto aumentou em 44% o número de vagas, beneficiando mais de 35 mil alunos de 146 municípios, entre egressos do ensino médio e concluintes do 3º ano do ensino médio.

O projeto acontece dentro das unidades escolares estaduais da Bahia, o que estimula a participação e a continuidade dos estudos. Para concorrer a uma vaga, o estudante deve estar regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio, ter cursado da 5ª série do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio seriado, em escola pública municipal ou estadual.

O Universidade para Todos é coordenado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e executado em parceria com as quatro universidades estaduais - de Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste (Uesb) e do Estado (Uneb) - e com a Universidade Fedaral do Recôncavo (UFRB).

O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br



Fonte: AGECOM

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fale com seus alunos!

Unesco abre inscrições de concurso para estudantes do ensino médio




A Unesco inscreve estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas do Brasil para o Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos pelo Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, comemorado em 10 de novembro. Podem participar estudantes do ensino médio regular, do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio especial.

As obras devem ser enviadas junto com a ficha de inscrição para o e-mail cienciaparatodos@unesco.org.br ou para o endereço da Unesco: Setor de Ciências Naturais da Unesco, SAUS Quadra 5, Bloco H, Lote 6, Ed. UNESCO/IBICT/CNPq, Sala do Protocolo nº 1004, CEP 70070-912, Brasília/DF. O prazo para envio vai até 5 de setembro.
O tema deste ano é “Química: nossa vida nosso futuro” e os autores dos dez melhores desenhos e trabalhos escritos serão premiados com a publicação do trabalho em livro, uma coleção de publicações na área de ciências e certificado do concurso. O estudante que conquistar o primeiro lugar de cada categoria, além desses prêmios também ganhará uma visita a instituições de ensino e pesquisa em território nacional. 
 
Critérios de seleção
 
Os trabalhos escritos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: originalidade, criatividade, inovação, coerência com o tema do concurso, lógica de argumentação, domínio do conteúdo, construção textual e apresentação. Já a avaliação dos desenhos levará em consideração a originalidade, criatividade, impacto visual, coerência com o tema, qualidade e apresentação.
 
É permitida aos estudantes a inscrição nas duas categorias, com um trabalho em cada uma. A inscrição é individual e deve ter a orientação de um professor da escola onde o candidato estuda.
 
Consulte o regulamento completo no site do concurso


Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

quarta-feira, 23 de março de 2011

Bahia é o estado mais beneficiado com programas federais na área da Educação



O Programa de Apoio aos Municípios (Proam) tem permitido que a Bahia seja um dos estados brasileiros mais beneficiados por programas federais na área da Educação. É, por exemplo, o mais beneficiado pelo ‘Caminho da Escola’, que possibilita a aquisição de veículos para o transporte escolar. Dos 10.832 ônibus adquiridos pelo programa, no País, 1.351 foram para 389 municípios baianos, totalizando um investimento de quase R$ 250 mil.

A Bahia também ficou no primeiro lugar no ranking nacional entre os estados mais contemplados pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), recebendo 4.069 laboratórios de informática em 409 municípios, e foi o mais beneficiado pelo programa Escola Acessível, criando condições de acessibilidade em 1.679 unidades de 333 municípios.

De acordo com a diretora da Coordenação de Políticas Educacionais da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Nadja Amado, o Proam teve um papel importante para estes resultados. “O apoio técnico disponibilizado pelo programa favoreceu a adesão dos municípios, pois possibilitou a observância de prazos, a resolução de pendências, proporcionando uma maior interlocução entre os municípios, o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”.

Para a secretária de Educação de Castro Alves, Adinéia Santos de Jesus Barbosa, o Proam tem dado um apoio fundamental ao município. “Além de assessorar na construção de políticas públicas educacionais, a exemplo do plano municipal de educação, do plano de cargos e remuneração de professores, o Proam também tem sido muito importante para dar um suporte para que nós possamos pleitear espaço nos programas do governo federal”.

Exemplo disso ocorreu com o programa Caminho da Escola. Antes, o município tinha que alugar ônibus para transportar uma média de dois mil alunos que vivem na zona rural e nos distritos até a escola. Agora, a realidade é outra. Depois que aderiu ao programa foi contemplado com três ônibus, que foram distribuídos em três distritos. Atualmente, o município atende a aproximadamente sete mil estudantes.

 
Proam 
O programa foi criado, em 2007, pela SEC como estratégia para fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios, com o objetivo de melhorar os indicadores educacionais e a qualidade da escola pública na Bahia. O programa realizou visitas em 408 municípios baianos com a finalidade de orientá-los para a execução das ações do Plano de Ações Articuladas (PAR), contribuindo para uma intervenção que possibilite o alcance das metas projetadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada município.



segunda-feira, 21 de março de 2011

Professores da educação básica terão bolsas de mestrado





O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou hoje (21) que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a conceder bolsas de mestrado a professores da educação básica. Os cursos serão ligados às áreas de ensino da educação básica.

Os educadores que conseguirem a bolsa terão de permanecer nas salas de aula da rede pública de ensino por, no mínimo, cinco anos depois da diplomação.

O anúncio foi feito pelo ministro durante cerimônia de premiação de professores no Palácio do Planalto.

“Muitas vezes o mestrado não é na cidade onde o professor mora e isso exige custeio, gastos com transporte, alimentação, aquisição de material pedagógico”, explicou Haddad ao falar sobre a importância da bolsa para a formação dos professores da educação básica.

Fernando Haddad afirmou que a medida objetiva também estimular o aumento da oferta de mestrado para
os educadores da rede pública ao criar a demanda pelos cursos. A portaria que normatiza a concessão dessas bolsas será publicado no Diário Oficial da União de amanhã (22).






Essa é uma boa notícia, não é mesmo???


Dilma entrega medalhas de mérito a 11 educadoras de 9 estados

Educadoras receberam a mais importante honraria do governo brasileiro.


A Presidente Dilma Rousseff ao lado da educadora Aurina Oliveira Santana na cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a educadoras brasileiras, no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho /PR)
A presidente Dilma Rousseff ao lado da educadora Aurina Oliveira Santana
na cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a educadoras
brasileiras, no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho /PR)
 
 
A presidente Dilma Rousseff entregou nesta segunda-feira (21) a Ordem Nacional do Mérito a 11 professoras que se destacaram no exercício da profissão em diversas regiões do país. A medalha é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo governo brasileiro a um cidadão por suas “virtudes e mérito excepcional”.

As professoras homenageadas trabalham nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Dilma se disse emocionada ao homenagear as educadoras, no mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres. Ela falou sobre o compromisso de governo com a melhoria da educação.

A educação básica no Brasil compreende a formação do aluno nos 9 anos do ensino fundamental até o final do ensino médio, que tem 3 anos de duração.

"O desenvolvimento é uma construção própria de cada povo, não se copia, não se terceiriza, não se delega. A educação pública de qualidade é um alicerce insubstituível", disse a presidente.
 
No evento, o ministro da Educação, Fernando Haddad anunciou a criação de uma bolsa de estudos de pós-graduação para professores da educação básica. Segundo ele, ainda não há um número de bolsa que serão disponibilizadas e os professores beneficiados terão de permanecer lecionando em escolas públicos por 5 anos após a formatura na pós-graduação.

O novo programa de bolsas será oficializado em uma portaria a ser publicada pelo Ministério da Educação, nesta terça-feira (22).

O benefício será oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pela primeira vez abre espaço para os profissionais da educação básica. De acordo com o ministro, num primeiro momento, o objetivo é estimular a oferta de cursos de mestrado para este público. Os professores da educação básica que participarem do programa não precisaram ser dispensados do serviço e poderão receber, além da bolsa, o salário do governo local.

“As educadoras são as verdadeiras construtoras do nosso futuro porque constroem a possibilidade de jovens e crianças serem pessoas íntegras e integrais. Meu governo coloca a educação no alto das prioridades mais estratégicas”, disse a presidente.

Dilma lembrou em seu discurso que 81% dos professores da educação básica no Brasil são mulheres e 85% das escolas desse nível educacional são dirigidas por elas. “Nas mãos delas está o futuro dos nossos jovens e crianças. Daí porque valorizar essa profissão é fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento deste país”, disse a presidente.

A ex-aluna da Escola Técnica Federal da Bahia, que atualmente é reitora da instituição, Aurina Oliveira Santana, falou sobre a emoção de ter o trabalho dos educadores reconhecido pela primeira vez em mais de 30 anos de profissão.

“A partir de hoje estamos mais fortalecidas porque é muito bom a gente se ver reconhecida pelo trabalho que fazemos nas nossas bases. Eu estou muito emocionada porque só nós sabemos lá nos nosso rincões o quanto é difícil trabalhar com as pessoas que carecem”, disse Aurina.

Veja o perfil das professoras condecoradas, segundo o Ministério da Educação:

Aurina Oliveira Santana – É de Salvador. Desde 2006, é reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. É a primeira mulher negra a assumir a função. É do Conselho Superior do Centro de Educação Federal Tecnológico, é conselheira do Senai e Senac.

Diomar das Graças Motta – De São Luís, é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem 56 anos de magistério. Publicou trabalhos sobre temas ligados à história da educação e das mulheres.

Gilda Kuitá – Índia caingangue de Londrina (PR), foi uma das primeiras a aprender a forma escrita do idioma de sua etnia.

Maria Auxiliadora de Oliveira – De Várzea Grande (MT), dedica-se à educação infantil. É autora de projetos de ensino premiados no país.

Maria de Fátima Libanio da Silva – De Itamarati e criada em Carauri (AM), dirige a Escola Estadual Dom Bosco, em Eirunepé (AM). Desde que assumiu a direção, em 2008, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola passou de 3,6 para 8,7.

Maria Teresa Eglér Mantoan – Formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), luta pela inclusão de estudantes com deficiência.

Marta Carneiro da Silva – Professora em Tabuleiro do Norte (CE), conseguiu índices mínimos de evasão na turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e já alfabetizou cerca de mil pessoas entre crianças e adultos.

Osana Santos Morais – De Caxias (MA), foi criada em Teresina. Acabou com as provas e adotou avaliações diárias na Escola Municipal Casa Meio-Norte, que dirige. Nova abordagem pedagógica e gestão de recursos levaram a escola a ser referência.

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva – De Porto Alegre, foi a primeira negra a ocupar vaga na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Foi relatora do parecer que estabeleceu diretrizes para ensino da cultura negra na escola.

Rita de Cássia Faria Farret – De São Gonçalo (RJ), é diretora do Ciep Adão Pereira Nunes, que oferece ensino fundamental em período integral, procura integrar comunidade e escola.

Ruthneia Vieira Lima Costa – De Teresina, é diretora pedagógica da Escola Municipal Casa Meio-Norte. Trabalha com outra condecorada, Osana Santos Morais. Apesar de ficar em local pobre, a escola se destaca nos índices educacionais.


Fonte: G1




Parabéns, Aurina!

 E parabéns também a todas essas mulheres de fibra que lutam por uma educação melhor no nosso país!

Bravo!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Bahia se destaca como segundo estado em recursos para Censo Escolar


A Bahia é o segundo estado do País em recursos recebidos do Ministério da Educação (MEC) para a execução do Censo Escolar, ficando atrás apenas do Maranhão. Em 2011, houve aumento de 22% em relação ao ano anterior.

O coordenador do Censo na Bahia, Marcos Pinho, afirma que esta conquista é resultado da melhoria nos critérios estabelecidos pelo MEC para o repasse de verbas. “São considerados o número de escolas, a extensão territorial com as peculiaridades regionais, como áreas remanescentes de quilombos e comunidade indígenas, além da qualidade do cadastro de informações, que é a base do Sistema de Gestão Escolar (SGE)”.

Para garantir o melhoramento da aplicação dos recursos e da qualidade das informações postadas no SGE, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza encontros - para avaliar as etapas concluídas do Censo e orientar os técnicos responsáveis para a execução das fases seguintes -, como o que acontece até esta quinta-feira (17), no Hotel Vila Velha (Corredor da Vitória), em Salvador.

Participam do evento 64 técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direc). Eles avaliam a 2ª etapa do Censo Escolar 2010 - de Movimento e Rendimento do Aluno. Apesar do prazo para a conclusão da etapa terminar nesta sexta-feira (18), a Bahia já finalizou todas as informações referentes aos estudantes da rede pública estadual. Além da agilidade no processo, foi divulgada durante o encontro a implantação de nova modalidade do Sistema relativa às notas e frequência dos estudantes.

Segundo Pedrita Oliveira, responsável pelo Censo na Direc de Eunápolis, o evento é o momento de analisar a importância do trabalho realizado pelos técnicos. “O Censo tem muita credibilidade com os municípios.

Na edição deste ano, teremos um encontro regional para orientá-los antes de começar o período de execução”, explica.

O Censo Escolar 2011 começa no dia 25 de maio. De acordo com Marcos Pinho, as próximas novidades para o SGE serão as postagens de informações relativas à frequência dos docentes e ao acesso da comunidade ao Sistema, o que facilitará o acompanhamento da vida escolar dos estudantes. 



quarta-feira, 16 de março de 2011

Viva o Dia da Escola!

“Escola é o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos… é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima…” – Paulo Freire, educador.



Se estivesse num dicionário, a frase do grande educador brasileiro, mencionada acima, poderia traduzir bem o significado mais profundo da palavra escola. Afinal, mais do que um estabelecimento de ensino, a escola é verdadeiramente um espaço de convivência e socialização. É onde, desde muito pequenos, aprendemos a lidar com as diferenças, a desenvolver nossas potencialidades, a ampliar o olhar sobre o mundo, a nos conhecer e a dar os primeiros passos rumo ao futuro.

Quem é que não guarda na memória as lembranças das atividades em sala de aula, do carinho dos professores, das brincadeiras com os colegas, das lições aprendidas e até, mesmo dos momentos de tensão antes das provas. A alegria de obter boas notas, o alívio na hora de receber o boletim e a sensação de ter vencido mais uma etapa. Tudo isso nos leva a refletir o quão importante é o papel dessa instituição em nossas vidas e o quanto ela deve ser respeitada.

Por isso, nesta 3ª feira, 15 de março, data em que o Brasil celebra o Dia da Escola, o Blog Educação também vem ressaltar o valor da unidade escolar. E a forma que encontrou para prestar sua homenagem foi relembrando os exemplos de boas práticas pedagógicas desenvolvidas por algumas escolas dos municípios que integram o projeto Parceria Votorantim pela Educação. São escolas que mostram que, com criatividade e esforço, é possível sim motivar os alunos, tornar as aulas atrativas e ensinar. Confira as histórias abaixo:


vazante ideb - boletim


Sacola Literária

Orgulhosa por estar entre as escolas mineiras com maiores notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2009, a Escola Municipal Antero Candinho, em Vazante, Minas Gerais, mostra que o investimento em leitura foi essencial para melhorar o desempenho dos alunos e chegar a nota 5,7.

Lá, o projeto Sacola Literária é um verdadeiro sucesso e vem despertando o interesse da garotada pelos livros. A cada semana um aluno leva para casa a sacola com livros e propostas de atividades. A partir disso, ele deve ler os livros sugeridos e fazer as atividades. Existem exercícios de redação e até trabalhos para serem desenvolvidos com a família. “É um trabalho que tem dado muito certo”, comemora a diretora da escola Maria Aparecida Borges de Oliveira.


Bons de bola e de nota
bomdebola-01

Não é novidade que a maioria das crianças e adolescentes gostam de jogos e esportes. A questão é como aproveitar o potencial contido neste interesse em favor do estímulo aos estudos. Em Niquelândia, no Colégio Estadual Coronel Joaquim Taveira, a resposta para isso está no projeto “Bom de Bola, Bom de Escola”, uma iniciativa que busca vincular a prática do esporte ao bom desempenho em sala de aula.

Trata-se de um campeonato interno de futebol (para os meninos) e de queimada (para as meninas), no qual há uma regra básica a ser seguida: só participam alunos que apresentam boas notas nas demais disciplinas e um comportamento exemplar com os colegas e professores. A autorização para se inscrever na competição só é dada pelos próprios professores, após a certeza do bom desempenho do aluno. “Aqueles não aprovados para participar são incentivados a melhorar”, conta a professora de Educação Física Janeide
Clayr N. Araujo Pereira. Leia mais.


Pão e cooperação

Na Escola Municipal Ministro Sérgio Motta, em Itapeva (SP), a equipe pedagógica vem apostando em atividades extra-curriculares como uma forma de criar um ambiente escolar saudável e de motivar nos estudantes o prazer pelos estudos. Entre as diversas atividades que fazem parte da dinâmica da escola, destaca-se a produção de pães com os alunos.

“A atividade estimula o espírito de cooperação na turma, criar um clima de entrosamento e respeito e ainda proporciona momentos de descontração e alegria”, explica a diretora Maria Cecília Guimarães. Leia mais.




Por Cleide Quinália



terça-feira, 15 de março de 2011

Exame para avaliar habilidades será aplicado neste domingo

 


 
As provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas no próximo domingo, 20 de março, em 837 escolas espalhadas por todo o país. O Encceja tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviou, via correios, o cartão de confirmação de inscrição para os 142.545 inscritos. Mas os participantes podem consultar na internet o local onde farão a prova, desde que tenham em mãos o número de seu CPF.

As provas serão aplicadas pela manhã e à tarde. No período matutino – das 8h30 às 12h30 –, serão feitas provas de história, geografia e ciências naturais. Na parte da tarde, os participantes poderão fazer as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação e matemática, das 14h30 às 19h30. Cada prova terá 30 itens de múltipla escolha e mais um tema proposto para a redação.

Os candidatos devem ficar atentos aos horários de aplicação. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h e fechados cinco minutos antes do início do exame. À tarde, as escolas abrirão entre 13h e 14h25. Os candidatos devem levar um documento de identificação com foto, o CPF, o cartão de confirmação de inscrição e uma caneta esferográfica transparente de tinta preta. Não será permitida a entrada com aparelhos eletrônicos, relógio, material de estudo, lápis, borracha, apontador, grafite, calculadoras, conforme edital do exame.

O Encceja é uma oportunidade para jovens e adultos com mais de 15 anos concluírem os estudos. Se atingirem a pontuação mínima exigida, 100 pontos em cada uma das provas escolhidas, receberão certificado do Ensino Fundamental emitido pela Secretaria de Educação do estado ou do município do candidato.

Assessoria de comunicação do Inep

Consulte os locais de prova
 
Fonte: Portal MEC

Haddad defende no Senado a participação social na execução do novo plano

 


 
O novo Plano Nacional de Educação (PNE) deverá ter forte participação social em sua execução, assim como teve em sua elaboração. A afirmação é do ministro da Educação, Fernando Haddad, durante participação em audiência na comissão de educação do Senado Federal, nesta terça-feira, 15.

“O Brasil dá mais valor à educação hoje. Há uma pressão mais forte sobre os sistemas de ensino”, disse o ministro. As diretrizes, metas e estratégias contidas no plano decenal se originaram a partir de sugestões propostas em conferências de educação realizadas no ano passado, em especial, na Conferência Nacional de Educação. Os encontros reuniram representantes do governo, comunidade escolar e sociedade civil organizada.

De acordo com o ministro, as metas do PNE são mensuráveis e vão da educação infantil até a pós-graduação. A novidade é que neste novo plano, diferente do anterior, foram incluídas metas de qualidade, com aderência aos exames nacionais e internacionais dos quais o Brasil participa, segundo Haddad. Outro ponto do documento estabelece o investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.

O plano também abrange a formação, o apoio e a remuneração dos profissionais da educação. “O salário médio dos professores não pode ser inferior ao das outras categorias profissionais”, enfatizou o ministro. “Não podemos continuar perdendo talentos, porque muitos não vêem a carreira docente como atrativa.”

O plano, que vai vigorar de 2011 a 2020, está em tramitação, na forma de projeto de lei, na Câmara dos Deputados e depois segue para o Senado Federal. Após aprovação no Congresso Nacional e sanção presidencial, estados e municípios devem cumprir algumas tarefas, como criar leis específicas, no prazo de um ano, para disciplinar a gestão democrática da educação nas redes de ensino, além de atualizar ou elaborar planos estaduais e municipais de educação.

Letícia Tancredi
 
Fonte: Portal MEC

segunda-feira, 14 de março de 2011

Veja aqui a situação de seu município!

2.266 municípios têm de regularizar situação no Fundeb para continuar a receber benefícios






O Conselho de Acompanhamento e Controle Social - CACS - do Fundeb identificou mais de 2.200 municípios brasileiros que têm algum tipo de pendência de cadastro com o Fundo. Irregularidades por falta de documentação ou de informações, por exemplo. É essencial que cada um dos municípios faça a regularização para continuar a receber os benefícios do governo federal. Isso, porque apenas os regularizados têm direito às verbas federais.


Clique aqui para saber a situação do seu município.

Se a situação for irregular, entre nesta página para saber o que precisa ser feito para a regularização. Repare que nessa página há os números de alguns telefones do Fundeb. Eles poderão ser usados caso o dirigente do município tenha algum problema no cadastro on-line.

O CACS é encarregado de acompanhar a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb nas esferas municipal, estadual e federal. Na prática, é um controle com representação social e não substitui o controle interno, executado pelo próprio poder Executivo, que repassa a verba aos municípios, nem ao controle externo, a cargo do Tribunal de Contas da União.

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb no município deverá ser composto por, no mínimo, nove membros, sendo:

dois representantes do Poder Executivo Municipal, dos quais pelo menos um da Secretaria Municipal de Educação ou órgão educacional equivalente;
um representante dos professores da educação básica pública;
um representante dos diretores das escolas básicas públicas;
um representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas;
dois representantes dos pais de alunos da educação básica pública;
dois representantes dos estudantes da educação básica pública, sendo um deles indicado pela entidade de
estudantes secundaristas.



Se quiser saber mais sobre o CACS, clique aqui


Fonte: Undime

Aprovados no ProUni têm até quinta para entregar documentos

 

Lista da segunda chamada da segunda etapa do programa foi divulgada no domingo


Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada da 2ª etapa de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem comprovar entre esta segunda-feira (14) e a próxima quinta (17) as informações declaradas na inscrição às instituições de ensino para as quais foram aprovados. A consulta ao resultado da segunda chamada poderá ser feita pelos candidatos inscritos na página do ProUni na internet.

De acordo com o Ministérios da Educação (MEC), os candidatos que não foram pré-selecionados ou que tenham sido pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma constarão em uma lista de espera que estará disponível às instituições de ensino a partir de 21 de março. A classificação do candidato vai considerar a primeira opção de inscrição. Caso não tenha ocorrido formação de turma nessa primeira opção, a classificação se dará na opção seguinte, até a terceira.

A partir da classificação na lista de espera, as instituições de ensino superior convocarão os estudantes, entre 21 e 25 de março, para verificação das informações prestadas na inscrição. Não será necessária a confirmação, por parte do candidato, do interesse em participar da lista.

A segunda etapa, de acordo com o MEC, é uma segunda chance àqueles que não foram pré-selecionados na primeira etapa ou àqueles que não efetuaram a inscrição no ProUni.




Fonte:  Último Segundo * Com informações da Agência Estado

Gasto cresce, mas qualidade do ensino ainda é baixa

 

 

Samuel Pessôa: ''É preciso racionalizar os gastos, melhorar a gestão das Escolas e investir no ambiente doméstico''



O Brasil universalizou o acesso das crianças à Educação e elevou os gastos na área a algo próximo dos padrões internacionais, mas segue com níveis baixíssimos de qualidade e gastando muito mais com o ensino superior do que com o fundamental e o médio. Para mudar o quadro, o país precisa, na opinião dos economistas Fernando de Holanda Barbosa Filho e Samuel Pessôa, racionalizar gastos, melhorar a gestão das Escolas e investir na melhora do ambiente doméstico.

No capítulo dedicado ao tema, Barbosa Filho e Pessôa derrubam alguns mitos. Um deles, a ideia de que o país investe pouco em Educação. O Brasil gasta anualmente 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB), face a 5,7% do PIB aplicados, em média, pelos países da OCDE. O dispêndio brasileiro é maior que o do Japão (4,9% do PIB).

O problema, no caso brasileiro, é a composição da despesa. Em termos de paridade do poder de compra (PPP na sigla em inglês) - medida que permite comparação mais acurada entre os países -, o Brasil gastou, em 2007, US$ 2.080 por aluno do ensino fundamental, diante de US$ 8.216 médios da OCDE. Nos casos da pré-escola e do ensino médio, as distâncias são ainda maiores -US$ 1.599 e US$ 5.447 no primeiro caso, e US$ 1.427 e US$ 8.746 no segundo.

"O país possui um padrão de gasto distinto do observado em outros países, em que há elevação dos gastos por aluno entre a pré-escola e o ensino médio, enquanto no Brasil os gastos com Educação no ensino médio são inferiores aos gastos com a pré-escola e o fundamental", observam os autores. "Gastamos seis vezes a mais por aluno no ensino terciário do que no ensino fundamental, razão muito acima da observada em qualquer outro país."

Outro dado revelado pela pesquisa: em termos de fração do PIB per capita, que é uma forma de avaliar o esforço do governo com a Educação, o gasto com ensino superior no Brasil é bem superior à média da OCDE. Nesse grupo de países, gasta-se, em média, 40% do PIB per capita com ensino superior. No Brasil, a despesa salta para 102% do PIB per capita. Já no ensino médio, enquanto na OCDE o gasto vai a 40% do PIB per capita, no Brasil é de apenas 13%.

Nos últimos anos, o país colocou 95% das crianças entre 5 e 14 anos nas Escolas. O problema não é mais, portanto, de acesso, mas de qualidade. No teste internacional Pisa, aplicado pela OCDE, o Brasil apareceu em 53º lugar, num ranking de 65 nações, na prova de matemática realizada em 2006. Pessôa e Barbosa Filho sustentam que a solução para esse problema não passa pela simples elevação do gasto por aluno.

Estudos mostram que o aprendizado de crianças e jovens independe do gasto por aluno. O que se conclui é que a qualidade deixa de responder à elevação da despesa quando um nível mínimo de gasto por estudante - suficiente para dotar a rede Escolar de equipamentos e instalações de boa qualidade - é atingido. Enquadram-se nesse caso os EUA, onde a qualidade vem caindo há vários anos. Além disso, é possível, dizem os autores, que a gestão da rede Escolar e os incentivos induzidos por ela sejam tais que não haja clara relação entre gasto e qualidade.

Em estudo anterior, Pessôa e Barbosa Filho constataram, a partir de pesquisa feita na rede pública de São Paulo e do Rio Grande do Sul, que a remuneração dos professores não está relacionada com seu desempenho. O tempo de serviço, por sua vez, é determinante na evolução da remuneração. As regras de aposentadoria no serviço público provocam ineficiências.

"As regras de aposentadoria produzem aposentadorias precoces com valor médio superior ao salário dos professores da ativa, fato que compromete parte substancial dos recursos gastos na Educação. Por último, há baixíssima desigualdade salarial dentro da rede de ensino público, sugerindo a falta de instrumentos para distinguir os profissionais por seu desempenho", explicam os economistas, sugerindo que se dissemine a prática, adotada em Escolas do Rio e São Paulo, de premiar professores das Escolas com melhor desempenho nas avaliações públicas. (CR e FT)



Fonte: Valor Econômico (SP)

Tecnologia assegura ensino médio a mais de 12 mil estudantes baianos

Tecnologia assegura ensino médio a mais de 12 mil estudantes baianos


 
Mais de 12 mil estudantes das turmas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), da rede estadual, voltaram às aulas nesta segunda-feira (14). O programa, que está presente em 362 localidades de 133 municípios baianos, garante o atendimento de adolescentes, jovens e adultos que residem e trabalham em localidades distantes ou de difícil acesso às escolas de Ensino Médio. A abertura do ano letivo nessa modalidade de ensino, em Salvador, contou com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, da diretora de Educação Básica, Célia Tanajura, e da coordenadora do programa, Letícia Machado.

De acordo com o secretário Osvaldo Barreto, o programa vem atender a um compromisso do governo com a educação e a ampliação de oportunidades na Educação de Jovens e Adultos. "Devido ao tamanho do Estado, temos dificuldade de ofertar o ensino médio nas áreas mais remotas e investimos neste programa visando suprir esta carência. Acredito que, no futuro, o EMITec fará uma grande diferença na educação baiana".

Além de garantir o acesso dos estudantes que vivem no campo ao ensino médio, o programa funciona como uma ferramenta de inclusão. Ele abre espaço para que os estudantes tenham acesso às tecnologias e também dá condições para que eles deem continuidade aos estudos. "O objetivo maior é a conclusão no Ensino Médio, mas o programa funciona, também, como um caminho para a inclusão, já que possibilita que estes estudantes fiquem mais próximos de tudo o que é contemporâneo. Além disso, fica mais fácil dar prosseguimento aos estudos em um curso superior a distância", ressalta a coordenadora Letícia Machado.

No EMITec, as aulas funcionam de forma semelhante ao ensino médio regular. A diferença é que são ministradas em Salvador, em estúdios similares ao utilizado em TV. Conectados com o estúdio, o aluno interage com o professor especialista, que é posicionado diante de uma câmera, nas respectivas salas de aula, com transmissão de imagem, voz e dados. "O mediador é o professor responsável por passar a frequência, manter a disciplina na sala de aula, passar atividade e organizá-los em grupo", explica Letícia Machado.


Corpo docente - Atualmente, o programa conta com 35 professores, que estão sendo preparados para usar melhor os recursos tecnológicos em sala de aula. "Na escola presencial costuma ser difícil fazer com que o aluno fale mais, divida ideias e dúvidas. No nosso programa, tudo é planejado para estimular que os estudantes falem mais", informa Letícia Machado. Os professores são divididos por áreas de conhecimento.

Ou seja, os estudantes não têm um professor específico por disciplina.

Os estudantes têm 200 dias letivos e, assim como no ensino médio convencional, é necessário que os estudantes tenham frequência mínima de 75%. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos três turnos.

Os conteúdos do EMITec são veiculados por meio de uma moderna plataforma de telecomunicações, através de solução tecnológica desenvolvida especialmente para o programa, que inclui possibilidades de videoconferência e acesso simultâneo à comunicação interativa entre usuários empregando IP (Internet Protocol), por satélite.


Motivação – Os estudantes que participam do programa se mostram entusiasmados com a chance de continuar os estudos no ensino médio. "Acho que o ensino na escola avançou muito com essa tecnologia. Na sala de aula, a gente tem os computadores e os mediadores que ficam para tirar as nossas dúvidas. Isso ajuda muito a aprender. Tudo melhorou muito e ficou muito mais motivante", declara Romário Lima, 15 anos, estudante do 1º ano do Colégio Estadual Joaquim Inácio de Carvalho, em Irará.

"É bem interessante a metodologia do programa, pois as aulas fazem com que os alunos fiquem mais atentos e quem ficar distraído, perde muito do que o professor está falando. O aprendizado ficou muito mais facilitado e os mediadores ajudam quando aparece alguma dúvida", reforça Milene Alves, 20 anos, do 2º ano da mesma escola.



Veja as fotos no FLICKR Todos pela Escola




sexta-feira, 11 de março de 2011

MEC prorroga prazo para entrega de dados do Censo Escolar 2010

Escolas públicas e privadas têm até o próximo dia 18 para o envio das informações



O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogou em todo o país o prazo para o envio de informações do Censo 2010 para a próxima sexta-feira (18). Até então, o prazo final para o fornecimento dos dados terminaria hoje, dia 11. Para responder ao Censo, as unidades de ensino públicas e privadas devem acessar o site www.educacenso.mec.inep.gov.br.

A partir das informações repassadas é que são calculados os índices educacionais de todos os estados brasileiros. Nesta segunda etapa, as escolas fornecerão dados acerca da situação de cada um de seus alunos, detalhando a quantidade de aprovados, reprovados, admitidos e transferidos.

Unidades de ensino de todo o país, quer sejam públicas ou privadas, têm a obrigação de responder ao questionamento feito pelo MEC com dados fidedignos, pois eles subsidiarão a construção do diagnóstico educacional do país. Em Alagoas, a SEE monitora o processo apesar de ser responsável por 25% dos estudantes existentes na rede pública de ensino.



quinta-feira, 10 de março de 2011

Exposição de obras estudantis e de artistas plásticos baianos é reaberta na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 14

 
 
Obras de arte do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) voltam a ser expostas dentro da III Mostra do AVE, entre os dias 14 e 18 de março, a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Centro Administrativo da Bahia). Os trabalhos dos estudantes vão dividir o espaço com as obras doadas pelos integrantes da Associação dos Artistas Modernos da Bahia, em prol do movimento Todos Pela Escola. A exposição, sob a curadoria de Edvaldo Gato e Edson Calmon, é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado e da Escola do Legislativo da Assembleia.

Dentre as obras integrantes da mostra, destacam-se as cinco que foram selecionadas em 2010: Fome de educação, de Alberto Gomes Monteiro Júnior (Colégio Estadual Moisés Boana, em Ilhéus); Esperança nordestina, de Emanuel Maciel e José Adilson (ambos do Colégio Estadual Wilson Pereira, em Paulo Afonso); Mulher negra bebendo água de coco, de Roberto Nascimento (Colégio Estadual de Cachoeira, em Cachoeira); Missão cumprida. E agora?, de Pablo Brito da Silva (Colégio Estadual Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu); Obra sem título, de Flávio Kaic (Colégio Estadual Normal São Pedro, em Macarani).

Nas suas obras, os estudantes retratam cenas e cenários da vida cotidiana urbana e rural, das expressões de lugares reais e imaginários, do ambiente escolar e do mundo do conhecimento e das expressões e manifestações culturais. “Fazendo uso de técnicas variadas, os estudantes abordam a complexidade e a diversidade da vida cultural, retratando a beleza do mundo, oriunda da natureza e do cotidiano da vida social”, sintetiza a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre.

Além das artes do AVE, a exposição contará com as obras dos artistas plásticos André Barbosa, Ana Portela, Adenilse Romana, EdsonCalmon, Edvaldo Gato, Graça Ramos, Jani Sault, Judite Gato, Marcelo Gato, Natália Cavalcante, Nancy Novais, Rosana Peixoto, Sérgio Tiano, Terezinha Dumet, Walter Ganso, Waldo Robato e Zú Campos. Todos são integrantes da Associação dos Artistas Plásticos Modernos.


Projeto AVE – Realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia desde 2008, o Artes Visuais Estudantis (AVE)  tem como objetivo promover as diversas linguagens artísticas no currículo escolar. O projeto, uma experiência pioneira, de caráter educativo, artístico e cultural, integra as políticas culturais para a juventude estudantil. O AVE foi concebido a partir de uma perspectiva ampliada para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, bem como estudantes das modalidades Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Profissional.



Fonte: Secretaria de Educação da Bahia

Brasil fica no 88º lugar em ranking de educação da Unesco



O Brasil manteve a mesma posição do ano passado e ficou no 88º lugar de 127 no ranking de educação feito pela Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação. Com isso, o país fica entre os de nível "médio" de desenvolvimento na área, atrás de Argentina, Chile e até mesmo Equador e Bolívia.

A classificação foi feita a partir de um índice criado para medir o desempenho das nações em relação a metas de qualidade para 2015 estabelecidas na Conferência Mundial de Educação de Dacar, em 2000.
Entre os objetivos a serem atingidos estão ampliar a educação infantil, universalizar o ensino primário, combater as desigualdades de gênero na área e melhorar a qualidade.

O "Relatório de Monitoramento Global", lançado nesta terça-feira em Nova York, mostra como cada país está se saindo em relação a esses objetivos. O programa de combate ao analfabetismo no Brasil é apontado como um exemplo, embora o país tenha cerca de 14 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever, e os dados mostram que o país é um dos que mais aumentou seus investimentos em educação.

Por outro lado, o documento mostra que o país ainda tem muitas crianças fora da escola (cerca de 600 mil) e que esse número pode subir se a inclusão não for acelerada.


CONFLITOS ARMADOS

O documento da Unesco trata ainda de conflitos armados e mostra que eles tiram 28 milhões de crianças das salas de aula. A situação é agravada porque 21 países gastam mais com a área militar do que com o ensino primário. O texto defende também uma maior ajuda das nações desenvolvidas para combater o problema.
RankingPaís/Território
1Japão
2Reino Unido
3Noruega
4Cazaquistão
5França
6Itália
7Suíça
8Croácia
9Holanda
10Eslovénia
11Nova Zelândia
12Espanha
13Alemanha
14Cuba
15Austrália
16Finlândia
17Dinamarca
18Suécia
19Chipre
20Estônia
21Irlanda
22Luxemburgo
23Azerbaijão
24Lituânia
25Hungria
26Belarus
27Grécia
28Polônia
29Israel
30Geórgia
31Tadjiquistão
32Islândia
33Estados Unidos
34Brunei
35Sérvia
36Uruguai
37Trinidad e Tobago
38Argentina
39Bélgica
40Mongólia
41Tonga
42Quirguistão
43Armênia
44Bulgária
45República Checa
46Emirados Árabes Unidos
47Portugal
48Uzbequistão
49Chile
50República da Coreia
51Bahrain
52Romênia
53Ucrânia
54Maldivas
55Kuait
56Macedônia
57México
58Aruba
59República da Moldávia
60Bahamas
61Jordânia
62Malta
63Antígua e Barbuda
64Santa Lúcia
65Malásia
66Macau (China)
67Maurício
68Panamá
69Indonésia
70Fiji
71Colômbia
72Peru
73Turquia
74Venezuela
75Belize
76Palestina
77Paraguai
78Bolívia
79Líbano
80Equador
81Tunísia
82São Tomé e Príncipe
83Namíbia
84Botswana
85Filipinas
86Arábia Saudita
87El Salvador
88Brasil
89Omã
90Honduras
91Cabo Verde
92Suriname
93Quênia
94Suazilândia
95Zâmbia
96República Dominicana
97Guatemala
98Gana
99Uganda
100Nicarágua
101Butão
102Camboja
103Lesoto
104Burundi
105Camarões
106Marrocos
107Índia
108Madagascar
109Laos
110Mauritânia
111Maláui
112Bangladesh
113Djibuti
114Togo
115Gâmbia
116Benin
117Senegal
118Moçambique
119Paquistão
120Iêmen
121Mali
122Eritreia
123Guiné
124Burkina Fasso
125República Centro-Africana
126Etiópia
127Níger


quinta-feira, 3 de março de 2011

É Carnaval!!


É Carnaval, pessoal!

E por esse motivo, o blog Canal 28 dará um tempo para recarregar as baterias...

Mas não se preocupe, voltaremos na quinta-feira cheios de gás!

Um excelente carnaval para todos...



Claudia Fernandes

Prova para professor será realizada todos os anos e adesão será voluntária

 
 
O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira, 3, no Diário Oficial da União, portaria normativa que institui a prova nacional de concurso para o ingresso na carreira docente, que será realizada uma vez por ano, de forma descentralizada, em todas as unidades da Federação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será o responsável pela coordenação e aplicação da prova, prevista para 2012.

A participação do professor é voluntária. O uso dos resultados para seleção de docentes pelas redes estaduais, municipais e do Distrito Federal se dará por adesão ao exame. A realização da prova nacional tem uma série de objetivos. Entre eles, subsidiar as redes públicas de educação na realização de concurso para admissão de docentes e conferir parâmetros de auto-avaliação aos participantes.

A regulamentação da prova nacional de avaliação de professores, segundo o ministro Fernando Haddad, resulta de um pacto celebrado por entidades ligadas à formação de docentes em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte) e o MEC.

A portaria também instituiu o comitê de governança, de caráter consultivo, vinculado ao Inep, que tem entre suas atribuições avaliar a matriz de referência da prova nacional, opinar sobre a periodicidade de atualização da matriz e sobre formas de adesão à prova.

Matriz – De acordo com a presidente do Inep, Malvina Tuttman, cerca de 70 especialistas em educação, convocados por chamada pública, elaboraram a proposta de matriz de referência da prova que será submetida ao comitê e colocada em consulta pública no sítio do Inep.

Quando a matriz for fechada – a previsão é que isso aconteça no final de março – o Inep começa construir um banco de itens elaborados por especialistas em educação, que serão convocados por chamada pública. Os itens serão testados para que a prova possa ser aplicada em 2012.

A realização da prova nacional de avaliação, segundo o ministro, integra um conjunto de ações do MEC que visa qualificar cada vez mais a formação dos educadores. O acesso à graduação em instituições públicas de ensino superior ou em particulares com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou com o Financiamento Estudantil (Fies), que agora pode ser quitado com atividade docente, fazem parte dessas ações.

A formação continuada, a definição do piso nacional para a categoria e a oferta de 30 mil bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em 2011, complementam a iniciativa. A bolsa do Pibid permite ao estudante de licenciatura fazer uma integração prática em escolas da educação básica nos dois últimos anos da graduação.

Ionice Lorenzoni

Confira a Portaria Normativa no 3, de março de 2011

Confira a Matriz de Referência
 
 

Ministério vai liberar R$ 1 bi para prefeituras atingirem novo piso


Andre Dusek/AE-21/1/2011


O Ministério da Educação tem R$ 1 bilhão para repassar a prefeituras que estourarem as contas depois da aprovação do novo piso salarial dos professores, que chegou a R$ 1.187,97. Mas os candidatos aos recursos terão de comprovar ao governo federal que a falta de dinheiro foi causada exclusivamente pelo reajuste. Em 2010, nenhuma prefeitura conseguiu receber a verba.

A portaria com as normas sai hoje no Diário Oficial. "Para ter direito a essa complementação, a prefeitura tem de provar que foi o aumento do piso que teve impacto na folha e não outras coisas, como novas contratações, construção de escolas, etc.", explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad.
O ministério também exige que o município comprove que cumpre a determinação de aplicar 25% das receitas municipais na educação e tenha em lei um plano de carreira para o magistério. Além disso, apenas municípios de nove Estados - Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí -, que recebem complementação da União no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), podem pedir os recursos.

As exigências foram simplificadas neste ano. Em 2010, era preciso que a prefeitura aplicasse 30% das receitas em educação e tivesse a maioria dos alunos na zona rural.


Financiamento

O MEC também publica hoje uma portaria normativa que regulamenta a maneira pela qual docentes que exercem a profissão e alunos de licenciatura poderão abater do Financiamento Estudantil (Fies) os anos que derem aula na rede pública. Será preciso que o candidato tenha carga horária de pelo menos 20 horas semanais de trabalho para que tenha direito ao benefício. Com isso, quitará o financiamento em oito anos e quatro meses de trabalho.

O prazo começa a contar a partir da assinatura do contrato do Fies para os que já estão na rede ou a partir da contratação, para aqueles que começarem a trabalhar depois. Para os professores que estavam dando aula e tinham o contrato do Fies, o prazo de abatimento é contado a partir de janeiro de 2010, quando foi aprovada a lei que instituiu o abatimento.

Os professores ou estudantes interessados terão de fazer uma solicitação específica ao MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.


PARA LEMBRAR

Regras foram simplificadas neste ano

O novo piso salarial dos professores da rede pública do País foi anunciado no dia 24 de fevereiro pelo ministro Fernando Haddad. O novo valor é de R$ 1.187,97 para docentes de nível médio que cumprem carga horária de 40 horas - alta de 15,84% sobre os R$ 1.024,67 adotados em 2010. Para os professores que cumprem 20 horas, o piso será de R$ 593,98. O governo também anunciou o abrandamento das regras para a liberação de recursos para as cidades que têm dificuldades para pagar o piso.

I Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia



Abertas as inscrições via PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) para profissionais da rede educacional.

Uma das prioridades do CIDEB 2011 é dar oportunidade para que as instituições públicas de ensino invistam na educação básica e superior de seus profissionais; uma ação que envolve toda a sociedade: pais, alunos, professores e gestores. Em parceria com as Secretarias de Educação de diversos municípios e regiões da Bahia e do Brasil, o CIDEB 2011 entra em definitivo na construção e formação desses profissionais, capacitando e qualificando para que possamos cada vez mais garantir um futuro de qualidade na área educacional e na sociedade como um todo.

Nota: A idéia é mostramos a importância do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) - uma verba que é destinada para as secretarias de educação dos municípios, para estruturação e capacitação profissional das instituições públicas de ensino. A intenção do Ministério da Educação é qualificar toda a rede pública de ensino brasileira, com compra de materiais novos, obras e reciclagem profissional dos professores.

É aí que o Congresso entra com seu papel de extrema importância: a capacitação, reciclagem e atualização do profissional da educação. Se as iniciativas do MEC não chegarem à sala de aula para beneficiar os alunos, nunca conseguiremos atingir a qualidade que se deseja para educação brasileira. Por isso é importante a participação de toda a sociedade nesse processo. O PDE inclui metas de qualidade para a educação básica, as quais contribuem para que as escolas e secretarias de educação se profissionalizem cada vez mais na educação para com os alunos, com qualidade e capacitação.


Confirmada a lista parcial dos palestrantes.

O CIDEB 2011 contará com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais. A lista parcial dos palestrantes está definida. São eles:

José Pacheco - Doutor da Escola da Ponte em Portugal
Tânia Zagury - Escritora e Mestre pela UFRJ
Hamilton Werneck – Escritor, Professor e Pedagogo
Celso Antunes – Escritor e Membro diretor da UNESCO
Eduardo Shinyashiki – Escritor e Doutor em educação
Fernando Dolabela – Escritor e Consultor do SEBRAE
Eliana Sicsú – Doutora e Pedagoga da Universidade de Pernambuco
Dirceu Moreira - Escritor, Psicólogo e Pedagogo
Edigleide Rabelo - Gestora educacional e Pedagoga
Maria Tereza - Doutora pela UFRJ e Coordenadora do Núcleo de Educação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Edileide Castro – Escritora, Psicanalista e Pedagoga
Lilian Lima – Escritora e Professora da UESC

O tema do evento será: A EDUCAÇÃO PARA UM ESTADO SEM FRONTEIRAS: DA TEORIA À PRÁTICA e será abordado de diversos ângulos por grandes nomes da área educacional, não se limitando apenas à teoria, e sim mostrando o “como fazer” através de oficinas e mini-cursos.

Empresas e profissionais: aberto espaço para expositores.

Nos 04 dias de Congresso, as oportunidades de negócios se mostram bem animadoras, com um espaço amplo e bem estruturado para a montagem dos stand’s.

O Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia abre as portas para que expositores e empresas de todo o Brasil possam vir mostrar seus trabalhos, com objetivo de realizar vendas diretas e potencializar vendas indiretas construindo relacionamentos e prospectando novos clientes. A participação de empresas é uma excelente oportunidade para lançamento de produtos, degustação, demonstrações, distribuição de amostras, brindes e folhetos. É o CIDEB 2011, no caminho da educação, gerando oportunidades profissionais e empresariais.


Sustentabilidade Ambiental e Arte no CIDEB 2011.

O CIDEB terá a responsabilidade de ser um evento consciente, de qualidade, diversidade e seriedade em todos os ambientes. Ter uma conduta padrão de atitude ética voltada para ações internas e externas. Com esse pensamento, o CIDEB 2011 promove ações de responsabilidade ambiental durante todo o evento:


Todo o lixo produzido no congresso será separado através de lixeiras especiais para lixo reciclável;

O Centro de Convenções que irá sediar o evento, faz um programa constante de preservação ambiental das espécies de plantas e árvores nativas e dos animais silvestres;

Programa de reflorestamento da Mata Atlântica que envolve o Centro de Convenções de Porto Seguro;

Um gerador de energia ficará a disposição para ser utilizado, caso o consumo de energia do evento atinja picos altos de consumo não mensurados;

A iluminação do evento será toda em lâmpadas brancas econômicas;

Toda a água utilizada no evento será captada através de um poço artesiano próprio;

Utilização somente de produtos bio-degradáveis na limpeza do espaço do evento;

Área reservada para fumantes;

Uso de papel eco eficiente (reciclado), em todo o material gráfico do Congresso.

O projeto Coral Vivo de Arraial d’Ajuda também engrandece o CIDEB 2011, trazendo toda a dinâmica e explicação das formações dos arrecifes de corais. O público conhecerá seu papel na natureza e na relação com conceitos e contextos de EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL que norteiam o projeto.



Arte e cultura presente no CIDEB 2011


A diversidade cultural também estará presente no CIDEB 2011, com exposição de quadros e telas do artista plástico Roque Coelho de Salvador/BA; nas mais diversas modalidades: impressionista, abstrato e contemporâneo. Além do ateliê montado, suas obras irão decorar todo o evento.

Além disso, o evento também trará diversas manifestações culturais:

- Apresentação de Orquestra Sinfônica;

- Coral de crianças da cidade de Porto Seguro;

- Apresentação de teatro e do Grupo Cultural Macunaíma;

- Dança Afro, Shows de Capoeira e Maculelê;

- Apresentação de Lambada, Zouk e Banda de Forró Pé-de-Serra;

- Personagens Portugueses simbolizando o Descobrimento do Brasil com a presença dos índios da Tribo Pataxó;

- Cultura do Estado traduzida pelos enfeites tradicionais das festas de São João e a representatividade marcante das Baianas trajadas a caráter;

- Show surpresa de encerramento com artista renomado.


Parceria com a IVP Excursões, TAM e Náutico Viagens proporciona pacotes e excursões vindas de todo os estados para o CIDEB 2011. A preocupação da organização do evento também viaja pelas estradas do país, no intuito de proporcionar uma maior comodidade aos participantes e congressistas. Para isso, foi criada toda uma logística de distribuição e comercialização de pacotes turísticos e excursões em todo o Brasil. Isso representa transporte fácil e econômico partindo da sua região, direto para Porto Seguro, com toda segurança e praticidade. A frota rodoviária exclusiva da IVP Excursões tem carros novos, confortáveis e totalmente equipados. E os pacotes aéreos da Náutico Viagens com a TAM, possuem as melhores tarifas do mercado.

Acessem a área de pacotes no site e conheçam.


Maiores informações: www.cideb.com.br ou pelo telefone: (73) 3288.7321.

Assessoria de imprensa: Tatiane Biondi Agência Evento contato@elvento.com.br (73) 3288.7321  


Fonte: CIDEB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares